quarta-feira, setembro 17, 2008

Torta de queijo de cabra e tomate assado com orégano fresco

English version

Roasted tomato and goat's cheese tart with fresh oregano

Aparentemente, ainda estamos no inverno – depois de uma semana a 33ºC, dias mais friozinhos.

Sei que os tomates são muito mais gostosos no verão, mas não conseguiria esperar tanto para fazer a torta maravilhosa da Pille. Vocês conseguiriam? :)
A minha única alteração foi trocar o tomilho por orégano, porque tenho um vasinho com folhas lindas na sacada.

Costumava ter dificuldade para digerir alho, mas agora não mais: a Clarice me deu a dica de remover aquela raiz do meio dos dentes de alho antes de usá-los e tem funcionado super bem.

E falando na minha amiga querida, fiquei felicíssima ao saber que a minha panna cotta de saquê foi a receita vencedora do evento! Obrigada a todos que votaram!

Roasted tomato and goat's cheese tart with fresh oregano

Torta de queijo de cabra e tomate assado com orégano fresco

500g de massa folhada
150g de queijo de cabra cremoso*
4 colheres (chá) de folhas de orégano fresco
2 dentes de alho amassados
500g de tomates maduros
azeite de oliva extra virgem
pimenta do reino moída na hora
sal marinho

Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Abra a massa folhada formando um retângulo de 30x40cm e coloque-a numa assadeira ligeiramente untada com óleo. Com cuidado, faça uma margem na massa, de cerca de 1cm, de todos os lados, sem cortar completamente – um cortador de pizza facilita o trabalho. A margem vai “segurar” o recheio e permitir que as beiradas da massa fiquem bem folhadas.

Misture o queijo, o alho, o orégano, o sal e a pimenta numa tigelinha. Espalhe esta mistura sobre a massa, dentro das margens.
Corte os tomates em fatias de 3-5mm e arrume-as sobre o queijo, colocando uma ao lado da outra. Polvilhe com sal e pimenta e regue com um pouquinho de azeite.

Asse por 45-50 minutos ou até a massa dourar e os tomates secarem levemente.
Antes de servir, polvilhe mais algumas folhas de orégano sobre a torta. Corte em quadrados e sirva.

* o meu queijo estava mais firme que o pedido, por isso junte um pouquinho de azeite e amassei tudo com um garfo

Rend.: 6-8 porções

24 comentários:

Helena disse...

A avaliar pelos ingrdientes e aspecto deve ser optima!

Clumbsy Cookie disse...

Tudo com queijinho de cabra é uma delicia!

Marula disse...

Patricia, adorei esta torta, me deu vontade de fazê-la HOJE!;)

Beijos!

Axly disse...

Amei essa torta menina! Também não ia conseguir esperar o verão, afinal amoooooo tomates!
E parabéns pela receita premiada, com certeza essa panna cotta dá água na boca^^
Kisss!

Fernanda Ayer Bernardo disse...

Patricia, parabéns pela panna cotta...eu torci muito para a sua receita porque estava um espetáculo.
Amei a torta de tomates...amo tomates e fiquei com água na boca...me explica só uma coisinha...como vc fez a borda? apenas levantou um pouco a massa das beiradas?
Beijos

Silvia Arruda disse...

Pat, qual a marca da massa folhada que usou nesta torta?

Mari Rezende disse...

Pat, que receita maravilhoooosa! Nossa, deu muita vontade de experimentar...
Ah, obrigada pelas dicas de lojas, viu? Muito obrigada mesmo... Já falei pro Lucas e ele vai lá amanhã! :D

Beijinhos!

Cláudia disse...

Paty, aqui os tomates são bem vindos em qualquer estação, ainda bem que os temos sempre, as vezes mais carinhos, mas vale a pena! Esta combinação de sabores é perfeita qualquer hora!

Parabéns pelo concurso! não votei em vc porque vc já tinha muitos votos, (eheheh)!

bjs

Cláudia disse...

Paty, tem uma surpresinha no meu blog para você. Passa lá!
bjs

Valeria disse...

Patricia Oiee!!cheguei até o seu cantinho através do Desafio do Pecado da Gula .Parabéns pela sua Panacota muito original !!
Bjs

Silvinha disse...

Aeee, parabéns! A receita é otima mesmo.

E esta torta? Pratica e com uma combinação de fatores perfeita. Eu tb prefiro orégano.

Beijo!

Anônimo disse...

Oi querida, parabéns pela vitória da sua panacotta! Votei em você, pois achei a receita maravilhosa!
Essa torta aqui está lindissima, deu uma vontade... rsrsrs... nunca comi queijo de cabra, acredita?
Talvez seja uma excelente oportunidade para experimentar!
Obrigada por todas as dicas q vc tem me dado!! Já passei várias vezes por esse lugar na João Cachoeira... sempre tive vontade de entrar, mas acabo nao fazendo... agora, nao tenho mais desculpa.. rs
Super beijo

Mari

Marizé disse...

Eu fiz essa tarte, é uma delicia!
Aqui o tomate ainda está em época e usei um chévre de uma marca portuguesa de que gosto bastante.
Gosto muito do blog nami-nami.

A tua tarte ficou lindissima,
estou a imaginar o aroma do oregão, parceiro ideal do tomate.

Bj

Veggie disse...

você gosta de talk talk! :) :) :)

Agdah disse...

Pleo visto, há muita luz natural na nova cozinha. As fotos estão lindas de morrer!!!

Simone Izumi disse...

Ui, delicious!!!!
Um dia vou tentar fazer com tomatinhos cereja!!! Deve ter ficado uma maravilha!
Eeeehhhh!!!parabéns pelo concurso da Akemi!! A sua pannacotta estava perfeita!!
becs

Laurinha disse...

Gosto demais de tomate assado, e com os amigos 'inseparáveis' queijo e ervinhas frescas, deve ter ficado uma delícia na massa folhada!

Parabéns pela panna cotta! É uma sugestão fantástica mesmo!

Beijinhos

Filipa disse...

Mais uma receita de nos fazer crescer água na boca. Obrigada por partilhar connosco receitas tão deliciosas. Parabéns pelo blog. Beijinhos

Patricia Scarpin disse...

Canela, ficou bem gostosa, sim!

Rita, concordo contigo!

Marula, faça sim!
Beijoca!

Axly, também adoro tomate. :)
Obrigada e um beijo!

Fer, que bom saber disso, querida, muito obrigada pela torcida, seus pensamentos positivos deram certo, viu? ;)
A borda levantou depois do corte que é dado, você mantém o recheio dentro das linhas e as bordas folham. Não tem que levantar, não.
Beijo!

Silvia, usei a da Arosa.

Mari, depois me conta, acho que ele vai achar mil coisinhas pra ti!
Beijos!

Cláu, também não fico sem tomates.
Beijos!

Valeria, obrigada pela visita!
Um beijo!

Silvinha, acho que com ricota ficaria gostosa, também, para quem não conseguir encontrar o queijo de cabra.
Beijos, querida!

Mari, querida, obrigada pelo voto, você me ajudou a ganhar!
O queijo de cabra tem um sabor forte que não agrada a todos. Mas eu sou viciada!
Você pode fazer com ricota, também, creio que fique bem gostosa, é só dar uma boa temperada na ricota antes de montar a torta.
Beijo grande!

Marizé, é muito boa, mesmo, né?
Obrigada, querida!
xx

Ivan, te mandei a música por email.

Agdá, lá é bem mais iluminado, sim! Obrigada, querida!
Beijo!

Simone, a idéia de usar tomatinhos cereja é ótima!
Beijoca!

Laurinha, também adoro, amiga!
Obrigada e um beijão!

Filipa, obrigada a vocês por me visitar.
Um beijo!

Beatriz Belliard disse...

Adorei esta torta, combinaçao perfeita ! beijinhos

Akemi disse...

Amiga, só fiquei aqui imaginando o cheirinho desta torta assando com todos estes ingredientes maravilhosos!

laila radice disse...

adoro tortas de massa folhada...e com tomate e queijo de cabra, ai aia ai;...comeria inteira!!bjs

Flavia Terzi disse...

conheci seu blog pelo sanor sonoro. fizemos essa receita com tomilho, DELICIOSA e muito fácil. Adorei seu blog. Beijos, Tais

Patricia Scarpin disse...

Tais, que bom que vc gostou da torta! Obrigada por vir aqui me contar!
Beijo!