segunda-feira, setembro 22, 2008

Acho que é obsessão: Barrinhas duplas de limão siciliano

English version

Double-lemon bars

Descobrimos sem querer que a TV a cabo havia liberado um montão de canais de filmes no final de semana. Já fui logo dizendo “aposto que não vai ter nada que preste” e acabei mordendo a língua: ontem, um Kubrick atrás do outro no Cinemax. “O Iluminado” (que já vi umas 5 vezes), seguido de “Nascido para Matar” (Ah, Vincent!) e “Barry Lyndon”.

Acho que notaram a minha obsessão pelo Sr. Kubrick... Parece a que tenho por limões. :)

Double-lemon bars

Barrinhas duplas de limão siciliano
daqui

- xícara medidora de 240ml

Base:
1 xícara (226g) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
2/3 xícara (94g) de açúcar de confeiteiro
2 xícaras (280g) de farinha de trigo

Recheio:
2 xícaras (400g) de açúcar refinado
4 ovos grandes
7 colheres (sopa) de suco de limão com a polpa*
¼ xícara de raspas da casca de limão siciliano (serão cerca de 5 limões grandes)
1 colher (chá) de fermento em pó
¼ xícara (35g) de farinha de trigo

açúcar de confeiteiro extra, para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Na batedeira, bata a manteiga até ficar bem cremosa. Acrescente o açúcar de confeiteiro, batendo. Junte a farinha, sendo 1 xícara por vez, e bata até obter grumos grandes e úmidos. Com as costas de um garfo – achei mais fácil usar uma espátula – espalhe a massa no fundo de uma assadeira antiaderente de 32.5x22.5x5cm; usei uma assadeira regular de 20x30cm e forrei com papel manteiga.
Asse até começar a dourar, cerca de 20 minutos.

Enquanto isso, prepare o recheio: novamente na batedeira, bata os ovos e o açúcar até misturar bem. Junte o suco e as raspas de limão, o fermento e a farinha.

Despeje o recheio sobre a base ainda quente. Leve ao forno até o recheio firmar e começar a dourar na superfície, aproximadamente 20 minutos. Retire do forno e coloque a assadeira sobre uma gradinha, deixando esfriar completamente (pode ser feito de véspera; cubra e mantenha na geladeira).

Corte em 24 barrinhas e polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir.

* para extrair todo o suco e a polpa dos limões, corte-os ao meio e, usando uma colher, remova tudo entre as membranas, descartando as sementes.

Rend.: 24 barrinhas

Double-lemon bars

18 comentários:

Beta disse...

Oi Patricia,

Em varios livros de cookies americanos já tinha vist receitas de Lemon Bars...mas as suas parecem taaaao gostosas, double! :)

Vou experimentá-las em breve!
Beijos

Luciana Macêdo disse...

Os cítricos também são a minha preferência, seu bolo está no Cafezinho e me conquistou pelo aroma e sabor. Este também vai para a listinha, é cítrico então tem lugar garantido.
Bjs!

Júlia Nascimento disse...

Puxa tbem curto Kubrick,e estas barrinhas ummm fiquei com agua na boca!!Fotos lindas!!
Beijinhos

Paladares da Isa disse...

Bom, também faço do clube das amantes dos docinhos de limão.
Bjos

Margarida disse...

Kubrick e limão casam muito bem! Adoro os dois.. e essas barrinhas.. minha nossa! **

Beta disse...

Patricia,

So mais uma duvida fora de lugar:
fiquei com coragem de tentar fazer macarons...mas nao encontro farinha de amendoas aqui em Recife. Sera que eu posso processar as amendoas e usar esta farinha?
Beijos

Valeria disse...

Patrícia ,acredita que estava à procura de receitas com limão siciliano??!!!O maridão adora !!E ultimamente por aqui tenho encontrado -os num preço camarada!!
Bjs

Anônimo disse...

Oi Patrícia querida,
Suas barrinhas estão lindíssimas e com uma carinha deliciosa... deu uma vontadona, hummmm.. rsrsrs
Só preciso achar os limões... conversei com meu marido, e pedi a ele pra me levar no Horti Fruti.. fica do outro lado da JK, né? Eu moro antes dela (na Tabapuã), mas é pertinho de mim.
Assim como você, também adoro cítricos... bolo, torta de limao.. acho um show... :)
Um super beijo

Mari

Flavinha disse...

Nunca tinha visto nada parecido com estas barrinhas, mas quero uma agora mesmo! Parecem perfeitas! hummmm....

Silvinha disse...

Que barrinhas diferentes, Pat! Não consigo imaginar o gosto. Acho que terei de fazê-las :o)

Beijo!

Neyma disse...

Ola Patricia,
Adorei seu Blog! Parabéns!
Esses cookies e macarons, estão maravilhosos!
Beijo

Laurinha disse...

:DDD
Não das outras obsessões... :DD

Mas a de limão, ah, esta adoro e alimento!! :DD

As barrinhas ficaram lindas... aiai dieta, pro ralo em breve...
não, estou firme, vou guardar e experimentar daqui a um tempinho, tá!

Beijinhos

Axly disse...

Limões e Kubrick?
Tô contigo e não abro!!!
Kisss^^

Patricia Scarpin disse...

Beta, elas são bem comuns lá! O povo adora. E agora sei o porquê. :)
Beijos!

Lu, estou indo lá ver!
Beijoca!

Júlia, obrigada!
Beijo!

Isa, são fantásticos, não?
xx

Margarida, que bom que gostou!
Beijoca!

Beta, você pode processar, sim, mas tem que ser bem fininha a farinha. Acrescente um pouquinho de nada de açúcar ou açúcar de confeiteiro no processador para evitar que as amêndoas formem uma pasta.
Boa sorte!

Valeria, acredito! Que bom que ele gosta, também - aproveite a oferta de limões!
Beijo!

Mari, preciso dar um pulo lá, comprar umas coisinhas gostosas. Mas o trânsito tem estado tão ruim que não me animei.
Fica pertinho da Naka, sabe? Do lado oposto ao Extra.
Passo pertinho de você todos os dias, olha que coisa! :)
Beijão!

Flavinha, elas ficaram gostosas e azedinhas.

Silvinha, querida, são azedinhas! Eu prefiro as minhas sem a última polvilhada de açúcar de confeiteiro, pois gosto mais azedas ainda. :)
Beijão!

Neyma, obrigada pela visita!
Beijo!

Laurinha, dê uma chance ao Kubrick - o homem fez obras de arte. E as barrinhas você tem que fazer quando puder, tá? :)
Beijoca!

Axly, oba! :)
xx

Leila disse...

Jesus...tu gosta mesmo de limao hein guria?
beijinhos

Fabi disse...

Pat, acho que já te falei que tb sou doida por cítricos, né?? Vou fazer essas barrinhas com certeza! Beijos!

Dani Oliveira disse...

Sei que a receita já ta aqui tem um tempinho mas essa semana descobri seu blog e de quarta à ontem olhei todas as receitas e favoritei VÁRIAS!!!! A primeira q fiz foi essa, deu certo e é uma delicia!

Patricia Scarpin disse...

Dani, que bom saber que a receita deu certo, adorei! Obrigada por vir aqui me contar!