sexta-feira, setembro 26, 2008

Nhoque de azeitona preta com molho de salsinha e alho

English version

Olive gnocchi with parsley garlic sauce

Obrigada a todos por me apoiarem nessa briga com o pão desastroso. Acabei sabendo que a KJ e a Jenjen, duas blogueiras que adoro, também fizeram a receita e não tiveram sorte. E Syrie, agradeço a sugestão de deixar uma mensagem no site do Jamie – tinha pensado nisso, mas fiquei na dúvida se estava sendo infantil demais... :)

Com toda a informação que recebi de vocês e de quem lê o blog em inglês acabei pensando numa coisa: acho que as receitas de cooking do Jamie são ótimas, mas as de baking não são tudo isso. Digo isso porque as reclamações são sempre sobre pães e bolos, e não sobre macarrão e saladas.
De qualquer forma, meu livrinho novo chegou e tenho certeza de que farei um pão bem gostoso no final de semana. :)

Hoje lhes ofereço algo salgado: uma receita adaptada daqui. Omiti os cogumelos por simples preguiça de ir ao mercado. Mas mesmo com este molhinho pra lá de simples a massa ficou boa – o João comeu o dele com molho de tomate e amou.

Tive de usar mais farinha do que a quantidade pedida na receita, mas tenho quase certeza de que a culpa foi das batatas. Por isso, use batatas próprias para nhoque.

Olive gnocchi with parsley garlic sauce

Nhoque de azeitona preta com molho de salsinha e alho
da Australian Gourmet Traveller

Massa:
800g (cerca de 3) batatas grandes, próprias para nhoque
3 gemas
80g de azeitonas pretas, sem caroço e picadinhas
110g de farinha de trigo*
sal

Molho:
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
50g de manteiga sem sal
3 dentes de alho, em fatias bem fininhas**
1/3 xícara de salsinha picada – deixe-as soltinhas na xícara na hora de medir

Para o nhoque: coloque as batatas numa panela grande, encha de água, tampe e leve ao fogo até ferver. Cozinhe até que fiquem macias (25-30 minutos). Escorra, descasque e amasse enquanto ainda estiverem quentes. Junte as gemas e o sal, batendo bem. Acrescente as azeitonas e a farinha e misture delicadamente.
Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e forme “cobrinhas” de 2cm de espessura. Corte os nhoques (1,5cm cada) e belisque as pontinhas. Coloque-os sobre uma superfície untada com farinha.
Encha uma panela grande com água e leve ao fogo até ferver. Salgue a água e cozinhe os nhoques – coloque-os na água e, quando subirem à superfície, retire-os cuidadosamente com uma escumadeira. Passe para uma travessa e mantenha o nhoque aquecido.
Faça o molho: numa frigideira grande, aqueça o azeite e a manteiga. Quando esta espumar, junte o alho e refogue até amaciar (2-3 minutos). Adicione o nhoque, mexa com bastante cuidado para não amassar as bolinhas, salpique com a salsinha e o parmesão e sirva imediatamente.

* usei mais farinha do que o pedido porque a massa estava muito molinha
** substituí por azeite aromatizado com alho

Rend.: 6 porções

17 comentários:

BETO disse...

Essa receita é tudo de bom, me deu vontade de comer uma massa levinha como essa gora mesmo. Abraços.

Silvinha disse...

Não tem massa como gnocchi caseiro, adoro!

Ficou mesmo bom com as azeitonas?

Beijo!

Axly disse...

Ah, mas nhoque é sempre uma delícia né.
Eu amoooooo!
Espero que o teu pãozinho do fim de semana seja bastante satisfatório. Adoro os pães que você faz^^
Kisss!

Laurinha disse...

Gosto demais de nhoque, esta sugestão é 10! E em dias como estes últimos, mais fresquinhos, nhoque aquece almas e barriguinhas!
Beijinhos

Rivera disse...

Nunca comi nhoque, mas pela sua foto deve de ser optimo!
Boa sorte com os pães do novo livro ;)

Anônimo disse...

Oi Patrícia querida.. nossa, fiquei com água na boca: nhoque, azeitona, alho e salsinha... amo muito tudo isso! Deve ter ficado divino mesmo esse prato... =D
Nunca fiz nhoque caseiro... você, como sempre, vai ser minha inspiração para tentar! =D
Hummm... vc comprou morangos no HortiFruti? Dá pra fazer cada coisa gostosa com eles né?
Acho q vou dar um pulinho la hoje tbm, só esperar o pet shop ligar para eu buscar meu cãozinho q foi tomar banho... depois te conto o q aprontei... rsrsrs
Super beijo,

Mari

laila radice disse...

Pat as fotos estão super delicadas, d emto bom gosto e a receita...nhac nahc nhac...quero já!!tem delivery???

bjs

Claudia Lima disse...

Adoro nhoque!
Bjs :)

Mónica Pinto disse...

Belo prato de nhoque!
Quase consigo sentir a cremosidade!
Beijinhos

Patricia Scarpin disse...

Oi Beto! É bem leve, sim, e o molho ajuda nisso.
Um abraço!

Silvinha, ficou sim - até o João, que é chato pra comer, adorou.
Beijoca!

Axly, aguarde... Esta semana vai ter receita boa de pão por aqui. ;)
Beijo!

Laurinha, é mesmo bem comfort food, amiga.
Beijoca!

Rivera, sério? Você precisa provar, vai amar!

Mari, comprei, sim, e hoje mesmo vou postar algo com eles. :)
Depois vou querer mesmo saber a tua opinião.
Beijão!

Laila, morri de rir de ti. :)
Beijo!

Magia, eu tb!
Beijo!

Monica, obrigada!
Beijo!

Silvia Arruda disse...

Eu adoro azeitonas pretas – chilena ou azapa –, acho que foi destas que usou né? Fiquei morrendo de vontade de provar esse nhoque. :P

julia disse...

nossa, maravilhosa a receita, simples e, pelo jeito, muito boa! só queria saber uma coisa: quais são as batatas apropriadas pra nhoque?

beijos!

Patricia Scarpin disse...

Julia, são as batatas mais sequinhas. Não sei o nome das variedades daqui, mas se você perguntar no mercado ou, melhor ainda, na feira, os funcionários irão lhe indicar.
Boa sorte e um beijo!

Valentina disse...

Gosto muito de gnochi mas nao sei porque nao os faco tao frequentemente.Como estou entrando pela porta dos fundos nao li o post do pao ainda. nunca fiz receita de pao do jamei.ja fiz algumas de bolos sem problemas, mas pao...agora vou lá ler o texto sobre o famigerado.

Glamour Cook disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cláudia disse...

Olá Patricia,

Esta semana descobri o seu blog e fiquei encantada com as receitas, com as fotos e o visual do blog que é uma graça! Tudo aqui parece feito com muito cuidado e carinho. Escrevo para dizer que fiz este nhoque pro almoço de hoje e meu marido e eu adoramos! ´
Parabéns!

Bjos

Cláudia

Patricia Scarpin disse...

Oi, Cláudia! Tudo bem? Obrigada pelas visitas, que bom que está gostando do blog, fico feliz!
Adorei saber que a receita deu certo! Obrigada por vir me contar!
Um beijo!