quinta-feira, outubro 05, 2006

Pão recheado de banana

Depois de tanto tempo ausente, será que minhas queridas leitoras ainda me visitarão?

Levei um tombo no trabalho semana passada e o resultado foram contusões nos braços, ombros e pernas, além de uma costela trincada. :S
A receita que vou postar hoje é de um pãozinho que fiz há bastante tempo.

O pão leva um pouquinho só de farinha integral e açúcar mascavo no lugar do refinado, por isso a cor dele ficou tão bonita. A textura é macia e fofinha, e o aroma da banana assada dá água na boca!
Sempre gosto de colocar o rendimento das minhas receitinhas, mas esqueci de pesar o pão antes de comer alguns (vários?) pedaços - se ajudar em alguma coisa, usei uma forma de pudim de 20cm de diâmetro.

Fiz meia receita (mas vou postar igual à do site) pois só tinha uma banana em casa. Cortei em rodelinhas bem finas, para render mais (pobreeeeeeeza....)
Ah, não coloquei passas porque não gosto. Como vocês já sabem, não sou muito fã de pincelar pães com ovo, então pulei essa etapa.
Quero repetir esta receita e fazer direitinho, usando mais recheio da próxima vez. Quem sabe substituindo as passas por nozes??

Pão recheado de banana

Massa:
420g de farinha de trigo
60g de farinha de trigo integral
1 colher (chá) de sal
240ml de leite
1 tablete (15g) de fermento biológico
70g de açúcar mascavo
60g de manteiga
1 ovo para pincelar

Recheio:
3 bananas-nanicas grandes picadas em rodelas
2 colheres (sopa) de suco de limão
1/2 xícara (chá) de uva passa

Massa: peneire os dois tipos de farinha com o sal e reserve. Numa panela, amorne o leite. Despeje-o numa tigela, junte o fermento biológico e o açúcar e misture até dissolver o fermento. Junte 120g de farinha de trigo e misture até ficar homogêneo. Cubra a tigela com o filme plástico e deixe descansar, em local aquecido, por 40 minutos, ou até dobrar de volume.
Depois disso, adicione 50g de manteiga amolecida e misture. Incorpore, aos poucos, o restante da farinha de trigo, amassando bem. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e sove por 5 minutos, ou até ficar lisa, desgrudar das mãos e formar bolhas. Coloque a massa novamente na tigela e cubra com filme plástico. Deixe crescer, em local aquecido, por 40 minutos, ou até dobrar de volume.

Recheio: coloque em uma tigela as bananas, regue-as com o suco de limão e deixe descansar por 10 minutos. Em seguida, escorra o suco de limão e reserve as bananas.
Montagem: coloque a massa em uma superfície enfarinhada, abra-a com um cilindro no formato de um retângulo (38cm X 42cm) e distribua a banana e a uva passa. Enrole a massa como um rocambole e corte em rodelas de 6cm de largura. Com a manteiga restante, unte uma assadeira redonda com furo no meio de 25 cm de diâmetro e polvilhe farinha de trigo. Disponha as rodelas da massa uma do lado da outra, formando um círculo. Reserve.
Bata rapidamente o ovo numa tigela e pincele a massa. Deixe crescer, em local aquecido, por mais 30 minutos. Cerca de 10 minutos antes de assar, ligue o forno à temperatura média.
Leve o pão ao forno por 30 minutos, ou até assar e dourar.

13 comentários:

Anônimo disse...

Patrícia, eu AMO bananas e seu pão parece delicioso.
Agora, me conta desse tombo, mulher! Que perigo!!
Costela trincada dói demais, eu bem sei... só agora, dois meses depois do acidente é que a dor da minha costelinha foi embora... e olha que nem chegou a trincar!
Espero que você esteja bem e que a dor passe logo. Pelo jeito já está passando, né? Que até pão você já fez :)
Beijo grande e melhoras!

Anônimo disse...

Ah, esqueci de falar que vc pode usar geléia ou uma misturinha de água com açúcar para pincelar o pão quando ele está quase pronto. Dá um plus-a-mais-de-brilho-adicional-extra e fica bem gostoso.
;***

Valentina disse...

Pat, tambem nao gosto de pincelar com ovo nao.As vezes pincelo com leite. Ou mesmo creme de leite misturado com um pouquinho de leite. Fica com uma corzinha legal. Lindo este pao.Como a Dadivosa sou fa de banana.Quem sabe faca. Se cuide ai. ande com cuidado.bjs

Fer Guimaraes Rosa disse...

Patricia, que bom que voltou! :-) eu adoro banana, e vou adicionar essa receita naquela minha lista cada vez mais longa! Se cuida, hein? beijao!

Karen disse...

Essa receita é original e deve ser muito boa! Também não gosto de pincelar pães.
Espero que se recupere bem rápido!

Márcia disse...

Olá, Patrícia,
é a primeira vez q comento.
Gostei muito de sua casinha, e como as amigas aí em cima, tb amo bananas.
Mas, ao contrário de todo mundo, não gosto de canela, aí a dupla famosa se compromete...
Me chamou a atenção o fato de seu jogo de pratos ser igualzinho ao meu, veja a foto no meu site.
Coincidência, né?
Abraço!

Patricia Scarpin disse...

Meninas, obrigada a todas pelo carinho!

Dadi, esse pão eu fiz beeem antes do tombo, mas não tinha postado porque estava corrido pra mim. Até foi bom, acabei tendo algo pra postar nesses dias em que fiquei de molho em casa.
A sua dica da geléia é boa! Eu fazia isso com tortas de frutas, aquelas com massa podre, creme de confeiteiro e frutas por cima. Nem me lembrava disso mais!

Val, querida, estou me cuidando. Estou vindo trabalhar de jeans e tênis esses dias, pra não forçar a corpo com salto alto (daí é que o povo pensa que eu não tenho nem 20 anos mesmo - risos)
VC tem uma mão abençoada para pães e acho que o seu vai crescer horrores! :D

Fer, voltei! Estava com saudades de vocês, viu?
Adoro banana, tb. Mas acho que a massa é versátil e dá pra fazer com maçã e até mesmo pêra. Qualquer hora me atrevo.

Karen, já estou bem melhor! Ainda tomando remédios, não pegando peso, mas vou melhorando todo dia um pouco!

Márcia, seja bem-vinda e obrigada pela visita!
Nesse recheio aqui não tem canela, só limão, pq vc não tenta?
Sou suspeita, pq amo canela... risos

Daniela disse...

Patrícia, eu amo banana. Vou tentar fazer pois pães e roscas não são meu forte.
Beijos e voltarei sempre aqui.

Ana disse...

Esta bonito seu pao, acho q o pessoal aqui em casa ia adoras, eles amam bananas!!
Nossa, tomara q vc se recupere logo do tombo, que chato isso de cair... a gente as vezes tem q passar por cada uma, ne?!
Sare logo ai, assim volta a cozinhar e fazer os lindos bolos!!
E pode ficar sossegada, nos vamos continuar visitando sim!!
Ana

Anônimo disse...

Olá Patricia, visito muitas vezes seu blog mas deixar um comentário aqui é a primeira vez...gostei muito do pão de banana, só de olha dá vontade de comer... :), vai concerteza ser uma das receitas a experimentar!!!
Obrigada pelas boas receitas.
Beijinhos
Cris

Patricia Scarpin disse...

Daniela, obrigada!
Tente, sim. Quando comecei a cozinhar, na adolescência, era duro acertar o ponto de pães. Insisti até conseguir - teimosa é apelido, né?
Volte, sim!

Ana, querida, você é um amor. Obrigada.
Já estou melhor, ontem voltei à cozinha e foi muito bom!

Cris, bem-vinda! Volte mais vezes e obrigada pelo comentário!

Um beijo a todas!

Anônimo disse...

Patricia, fiquei uns dias sem vir aqui e soube do tombo agora. Espero que já tenhas se recuperado. Sobre o untar, eu acabei de adotar uma dica de untar com uma leve papinha feita com leite em pó e água.Teu pão, que delícia !

Akemi disse...

Hummm este pão deve ter cheirado maravilhas enquanto estava assando ne? Adorei a sugestão e vou experimentar quando o santo padeiro descer por aqui! rss
Ultimamente nenhum santo tem descido aqui, tô numa canseira sem fim! rss