sexta-feira, outubro 06, 2006

Muffins de blueberry (mirtilo)

Havia tempo que eu queria experimentar muffins de blueberry. Porque aparecem em tantos lugares. A impressão que tenho é que sempre que muffins são citados são blueberry muffins ou choc chip muffins. Posso estar falando uma bobagem enorme aqui pois não tenho vivência fora do Brasil (infelizmente - elevado à décima quinta potência).

Graças a uma dica da Karen, encontrei mirtilos (blueberries) congelados no Pão de Açúcar. Usei para fazer outra receita deliciosa e sobrou bastante. Daí pensei logo nos muffins.

As receitas que eu tinha em mente levavam sour cream, coalhada ou iogurte. Mas a minha geladeira estava um deserto e procurei uma outra que levasse leite. Usei essa aqui.
Gosto bastante do site Williams-Sonoma. As fotos são bonitas e as receitas parecem deliciosas!

Ficaram macios, mas não deveria ter usado canela (e olha que sou doida por canela). Acho que o sabor dos mirtilos deve brilhar sozinho, sem concorrência.
Quero fazer outra receita qualquer hora - vou escolher uma das que levam iogurte ou coalhada, gosto da textura que eles dão aos bolos e pães.

Ficaram branquelinhos, né? :(

Ah, tenho uma perguntinha para vocês que me lêem: será que posso trocar uma parte da farinha por farinha de aveia?

Muffins de blueberry (mirtilo)

280g de farinha de trigo
135g de açúcar
2 1/2 colheres (chá) de fermento em pó
1/4 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de canela em pó
240ml de leite - usei semidesnatado
115g de manteiga derretida, fria
2 ovos
150g de blueberries

Pré-aqueça o forno a 205ºC. Prepare 16 forminhas de muffin.
Em uma tigela, peneire a farinha, o fermento, o bicarbonato, o sal e a canela. Junte o açúcar. Reserve.Em outra tigela ou numa jarrinha, misture o leite, a manteiga e os ovos. Despeje sobre os ingredientes secos e misture rapidamente, usando um garfo. A massa fica meio irregular. Adicione os mirtilos, misture levemente e coloque a massa nas forminhas. Asse por 20 minutos aproximadamente (faça o teste do palito se preferir).

Rend.: 16 muffins (consegui 15)

12 comentários:

Valentina disse...

Pat, acho que blueberry muffins sao um classico.Pelo menos por aqui. A maioria das pessoas gosta. Quanto a farinha, gosto de experimentar entao daria uma adaptada pra ver o resultado final. Estao com um pinta otima os teus,nao??!Bjs

Anônimo disse...

hmmmm... não sou muito de doces, mas fiquei com água na boca, só de imaginar os mirtilos meio azedinhos explodindo na mordida :D

Fer Guimaraes Rosa disse...

Patricia, nao sou muito fan das blueberries. acho que comparada com outras berries elas nao tem gosto de nada. mas elas ficam bonitas nos bolos e muffins, isso eh verdade! :-)) beijao,

Anônimo disse...

Patricia,nao tinha experimentado muffins com aveia até fazer a receita da Ana/Akemi outro dia. Ficaram tão bons.Nem imagino como seria a combinacão de mirtilo com aveia porque ainda ainda estou provar dessa fruta.Tuas fotos de muffins, não me canso de admirá-las.Bj

Anônimo disse...

Patrícia,vi que voce explicou sobre o sour cream no blog de uma das meninas mas esqueci de salvar o post e nao consigo achar de novo. Tem como eu fazer em casa, como se faz? Se der, me dê uma luz rs. tks

Patricia Scarpin disse...

Val, obrigada. Vou tentar com a farinha de aveia da próxima vez e conto pra vcs! Um beijo!

Dadi, o azedinho deles e a cor são bárbaros. Adorei e quero fazer mais receitas com esta frutinha!

Fer, vc está me esnobando porque tem todas as berries aí, né?? Brincadeira. Gostei das blueberries mas sou mais as framboesas.

Renata, obrigada!
Talvez fosse mais fácil eu lhe enviar por e-mail, daí vc tem guardadinho? Depois me diz!

Karen disse...

Que bom que achou os blueberries! Na minha imaginação eles pareciam muito mais saborosos, fiquei um pouquinho desapontada depois que comprei...
Sobre a receita, eu sempre substituo a metade da farinha normal por farinha integral, acho que dá para fazer o mesmo com a farinha de aveia (bem, só acho, porque na prática ainda não fiz isso!).

Cinara disse...

Olá, Patricia!
Eu morei nos EUA e já fiz inúmeras receitas de blueberry muffins, mas nenhuma igual à última que achei em um blog! Se quiser dar uma olhada, tem uma foto e a receita no meu blog: www.cinarasplace.blogspot.com
Esta receita leva iogurte natural.
Eu só me esqueci de polvilhar açúcar por cima, senão eles ficam branquelinhos mesmo...
Qualquer dúvida, por favor me escreva!
Abraços!

Akemi disse...

Nos livros de bolos daqui todos tem obrigatoriamente uma receita de muffins de blueberries. Acho que é como a Val falou, é um clássico. Não sei como são os blueberries daí, mas eu adoro eles! Encontrei uns miudinhos que acho que são wild blueberries e estou louca para experimentar. Vou tentar a sua, tbm adoro as receitas do WS. E as formas, então, amiga??? Aiii que lindas!

Cristina disse...

Olá Patricia

Utilizou os blueberries congelados?

Patricia Scarpin disse...

Karen, depois da sua dica, fui correndo lá comprar!
Sabe que descobri framboesas congeladas no Extra?? Adivinha se já não estou bolando algo para fazer?? (risos)
Já usei essa técnica de substituir metade da farinha pela integral e gostei bastante. Vou testar com a aveia e conto pra vcs.

Cinara, seja bem-vinda e obrigada pela visita! Fui lá espiar e os seus muffins estão lindos!
Espero que volte aqui mais vezes!

Akemi, querida, aquele site leva qualquer uma de nós à completa loucura!!! (risos)
A receitas de soft cookies que vc postou, que leva geléia de wild blueberries... fiquei doida pra provar!!

Cristina, bem-vinda tb!!
Usei congelados, sim. Já li em alguns lugares que é melhor pois eles não "sangram" tanto na massa.

Anônimo disse...

Patricia,meu mail:guiratinguinha@yahoo.com.br
quando der mande para mim, tá. Bj