segunda-feira, outubro 16, 2006

Pão de canela reloaded - post atualizado

Pão de canela reloaded


Sempre gosto de fazer receitas novas, experimentar. Mas há algumas delas que me conquistam de um jeito tão arrebatador que, enquanto provo o resultado, me pego pensando em quando vou fazer aquela receita novamente. Esse pão de canela é uma delas. Uma massa tão macia, gostosa de pegar, que cresce bastante e rende pães macios e fofinhos. Tinha que fazer de novo.

Fiz a mesma receita da outra vez, dividi a massa em duas partes e com uma delas fiz um pão grande (450g), recheado de canela, para levar para a minha sogra.
Com a outra metade, fiz 9 pãezinhos pequenos (média de 65g cada), e, na hora de abrir a massa, espalhei gotas de chocolate antes de colocar o recheio. Depois, procedi da mesma forma.

Seguindo uma dica da Valentina, pincelei os pãezinhos com leite antes de assar (vcs sabem que não gosto de pincelar com gema) e eles ficaram com uma cor ótima! A foto não faz jus, infelizmente, mas os danados ficaram douradinhos.

Use as mesmas quantidades postadas aqui, dobre a quantidade de recheio e acrescente 90g de gotas de chocolate.


UPDATE: repeti a receita em 20 de abril de 2020 (fiz meia receita e dividi a massa em 8 porções de aproximadamente 88g cada) e compartilho com vocês a foto que publiquei no meu Instagram.

14 comentários:

Anônimo disse...

Olá Patricia, foi mesmo esse, o 1º pão de canela que vôçê pôs aqui no seu blog que eu experimentei no fim de semana, ficou muito bom...saboroso, só provando!!!!
Só a massa não cresceu tanto como a sua, só deu para um pão, mas também não usei fermento biológico, não encontrei, usei fermento de padeiro seco, talvez esteja aí a diferença.
Mas ficou aprovadissimo!!!! :)
Mais tarde vou falar dele no meu blog, com direito a foto e tudo, para voçê e todo mundo ver!!!! :)
Beijos
Cris

Karen disse...

Você e esses pães deliciosos!

Fer Guimaraes Rosa disse...

ah, que bom! uma solucao pra gema - que eu tbm DETESTO... so leite! Adorei isso e vou adotar. Beijao! :-*

Valentina disse...

Pat, que lindos que ficaram.gostei da dividida. E que bom que voce aprovou o leite tamb'em.Tenho que fazer esta tua receita.

Anônimo disse...

Eu que tive que me contentar com pão de forma agora pela manha.Ai, papai.Pelo que vejo voce nao está craque só em bolos..

Anônimo disse...

Que pão mais delicioso!

Akemi disse...

Amiga, vc sabe que toda vez que pego no vidrinho de canela em pó, vc me vem à cabeça??? rsss
Essa receita já está na minha lista faz tempo, agora preciso ver quando o santo padeiro vai descer aqui!

Patricia Scarpin disse...

Cris, bacana vc ter gostado.
Tb usei fermento biológico seco, viu? Aquele em grãozinhos fininhos. Veja se vc seguiu as etapas como expliquei, pq a massa cresce bastante com ele.
Uma dica que dou é na hora de deixar crescer, cobrir a tigela com plástico, depois com um pano de prato limpo e colocar num lugar abafado. Costumo deixar dentro do microondas.
Qdo. está muito frio, envolvo a tigela também numa sacolinha de mercado, bem fechadinha.

Karen, obrigada, querida!

Fer, foi dica da Valentina (who else???? - risos). Funcionou super bem, só vou fazer assim de agora em diante. Beijo!

Val, sabe que no fim acabei preferindo a primeira versão, sem o chocolate?

Renata, obrigada! Adoro fazer pães, viu? E tenho ficado contente por estar aprendendo! É algo relativamente novo pra mim.

Elvira, obrigada!

Alemi, que bom vc lembrar de mim - sou meio fanática, né, amiga? risos
Qdo. vc se sentir inspirada, mande ver. ;D

Cinara disse...

Belos pães, Pat! Cheios de recheio, do jeito que eu gosto... :o)
Eles me lembraram Cinnamon Rolls, que eu não faço há muito tempo. Também adoro pão com canela... Nham!
Beijos!

Eli disse...

Patricia, o pão esta lindo. Eu fiz os brioches que você postou aqui, publiquei lá no meu blog, adorei a receita, obrigada por dividir.

Anônimo disse...

A mulher é profissional! Beijos!!!

Patricia Scarpin disse...

Obrigada, Cinara!
Cinnamon rolls são o meu fraco... risos
Vc tem razão, lembram mesmo! Um beijo!

Eliana, que bacana vc ter feito os brioches! Vou lá ver correndo!
Obrigada a você por me contar o resultado.

Lara, obrigada - assim vc me deixa sem graça. :D
Bjs!

Daniela disse...

Eu olho esta foto e fico morrendo de vontade de fazer, mas daí me dá uma preguiça. Eu sou muito preguiçosa para pães.
Beijos

Eli disse...

Patricia eu não tenho seu email então resolvi comentar novamente aqui. Eu fiz sua receita de pão de mel e ficou maravilhosa, tive algumas dúvidas e deixei postada lá no blog depois se você passar por lá e puder me ajudar. Muito obrigada pela receita, alias por todas as receitas.rs