sexta-feira, outubro 20, 2006

Bolo de iogurte com framboesas

Depois das blueberries, vêm as raspberries... ;D

Xeretando no freezer do Extra (o João diz que eu adoro um mercado), vi que lá também tinha blueberries congelados e não só isso! Amoras e framboesas também, eba!

Fiquei pesquisando receitas com as framboesas (amo) e vi várias sobremesas bacanas, tortas, mas no final das contas resolvi fazer um bolo que estava guardadinho na minha to do list havia meses. A receita é essa, um bolo de iogurte com extrato de amêndoas. Fiz a massa e antes de colocar no forno joguei as framboesas por cima (como fiz com as blueberries neste bolo).
Só que a massa é bem firme e tive que afundar as frutinhas com uma colher.

Não contava com o fato de ter apenas 1 copinho de iogurte em casa. Usei o copinho (180g) e acrescentei 50ml de leite semidesnatado. Achei a textura da massa boa e por isso não coloquei mais leite.

No forno, começou o meu pânico: a massa crescia só bem rente à forma, e o centro, nada. "Fiz besteira colocando as frutinhas!", pensei, junto com outras palavras impublicáveis aqui. Ele dourou e cresceu, mas o centro continuava mole (dou um soquinho de leve no forno pra ver se balança). Baixei a temperatura do forno, ainda preocupada. Demorou 1 hora para assar, mas deu super certo no final. :D :D :D :D

A combinação de sabores é maravilhosa. O docinho do bolo com o azedinho das framboesas... Delícia.

Bolo de iogurte com framboesas

280g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) de sal
200g de açúcar
1 ovo grande
80g de manteiga
240ml de iogurte natural - usei 180g de iogurte + 50ml de leite.
1 colher (chá) de extrato de amêndoas - usei essência
100g de framboesas congeladas

Pré-aqueça o forno a 175ºC. Unte e enfarinhe uma forma redonda de 22cm (usei uma de 20cm pois a dona da receita disse que podia, avisando que o tempo de forno seria maior).
Peneire a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal.
Bata o açúcar com a manteiga até virar um creme. Adicione o ovo e bata bem. Misture o iogurte e o extrato de amêndoa até ficar uma massa com aparência sedosa.
Junte os ingredientes secos e misture (não em excesso).
Coloque a massa na forma e jogue as framboesas por cima (afunde-as na massa com uma colher ou garfo).
Asse por 30-35 minutos e faça o teste do palito.

14 comentários:

Valentina disse...

Oi Pat, ficou lindo. Sou suspeita para comentar pois gosto muito de bolos com frutas. Sao os meus favoritos na verdade.
Por que voce entrou em panico> voce nao tinha um tempo cozimento/assamento(?) para ser guia?DRolou stresse,ne? mas pelo visto sem necessidade pois o danado ficou lindo. bjs

Eli disse...

Bom pelo que na foto valeu o panico que você passou, pois esta show. Fiquei aqui com as bichas pulando, hehehe. Adoro bolo com frutas.

Fer Guimaraes Rosa disse...

que bolao lindo! e como eu amo framboesas, fiquei animada com essa receita. beijao! :-*

Daniela disse...

HAHAHA..Lá vem a Patrícia com receitas que vão acabar com qualquer tentativa de dieta.
Adoro bolo com frutas . Não gosto de doces muito doces então esses bolos são perfeitos pra mim.
Beijos

Anônimo disse...

patrícia, já falei aqui que devemos ser irmãs "gêmelas", né? também sou daquelas que ficam furuscando as gôndolas do supermercado em busca de novidades :D
ficou show esse seu bolinho, só pra variar.
beijos e bom finde!

Karen disse...

O bolo está lindo! Apesar do susto deu tudo certo!

Renata disse...

Nossa, que vontade de tentar essa receita. Não só essa, todas as que tão aqui!

Akemi disse...

Amiga, que delícia de bolo! E vai pouca manteiga ne? Dá para ver daqui que ficou super fofo! Fico aqui a imaginar vc dando soco no pobre do seu fogão! rsss eu sou menos agressiva, eu chacoalho ele! kkkkk
Sei bem como são esses sustos, esta vigilância atenta até vc colocar o primeiro naco do preparado na boca e aprovar a receita!
Olha, acho que todas somos almas gêmeas aqui mesmo! Adoooooro ficar horas olhando tudo que tem nas prateleiras, freezers, gôndolas do mercado!
Beijos, amiga, bom final de semana!

Patricia Scarpin disse...

Val, querida, sou muito ansiosa. E perfeccionista. Daí fiquei em pânico mesmo. Sem necessidade, né?
Obrigada pelo elogio.

Eliana, tb adoro bolo com frutas. E framboesas são um dos meus (muitos) pontos fracos. ;D

Fer, obrigada! Vc é muito gentil. Bjs!

Dadivosa, meu marido diz que o meu carro já sabe o caminho do mercado, vai no piloto automático. E sou fucenta, mesmo, amiga.

Obrigada, Karen! Living and learning, né?

Renata, obrigada pela visita! Já sou fã do seu blog e espero vê-la por aqui novamente. Dá uma olhadinha que tem algumas coisas que dá pra considerar veggie.

Akemi, vai pouca manteiga, sim. O rendimento é bom, pq ele fica bem alto, tb.
Ah, os soquinhos que dou no meu fogão são cheios de amor. Afinal de contas não vivo sem ele. risos

Beijos e bom final de semana a todas!

colher-de-pau disse...

Deve ser muito bem este bolo! Há já algum tempo que visito o seu blog, e devo dizer que gosto muito!
Ainda há um bocado estive a acabra de fazer a sua receita de cokies com gotos de chocolate e ficaram deliciosos!
Vou continuar a vir e a experimentar as suas receitas!

Anônimo disse...

Já vi que sou a única que não encontro estas frutas congeladas. Já procurei no Extra, Pão de Açúcar e no Carrefour Bairro. Aqui, só acho framboesa fresca então vou tentar congelá-las.Ah, a Akemi falou outro dia de claridade nas fotos. Acho que você mora em um lugar ultra-mega luminoso. Ficam tão reais (e lindas) as fotos.

Cinara disse...

Que bolo mais maravilhoso, Patricia!!! Eu já tinha visto as framboesas no Pão de Açúcar, mas aqui temos frescas também, na rede Oba de varejões.
Vou experimentar esta sua receita assim que puder. E parabéns pelas fotos, estão belíssimas!

Maiara Trevisol disse...

Esse bolo é di-vi-no!! já perdi as contas de quantas vezes fiz aqui em casa... obrigada pela receita!sempre volto nesse post pra consultá-la

Maiara Trevisol disse...

Esse bolo é di-vi-no!! já perdi as contas de quantas vezes fiz aqui em casa... obrigada pela receita!sempre volto nesse post pra consultá-la