sexta-feira, outubro 27, 2006

Cookies rendados de chocolate

English version

Chocolate lace cookies

Sempre posto pães, muffins ou bolos. Fazia tempo que não assava biscoitos.
Xeretando na Internet achei esse blog e fiquei doida com as receitas - pareciam tão gostosas!!

Lembrei de um chocolate meio-amargo que comprei há séculos: só tem mais 1 mês de vida e que precisa ser usado. Por isso, escolhi estes cookies - e pelo visual deles, também, é claro. ;D

Acho que assei demais e não fiquei tão contente com o resultado - crocante demais, a gente morde e mil pedacinhos saem voando em todas as direções. Nada prático para comer no escritório.
Entretanto, o sabor é ótimo. A massa crua é deliciosa, tive que me conter para não comer tudo antes de assar... :D

Realmente não sei se são aqueles cookies com o centro mais macio... Mandei um e-mail para a dona do blog, perguntando isso. E que surpresa boa foi!
Ela respondeu super educadamente, feliz por suas receitas estarem sendo feitas ao redor do mundo.
Contou que faz esses cookies dos dois jeitos: assando mais tempo para que eles fiquem totalmente crocantes ou tirando antes doforno, para que fiquem crocantes nas beiradinhas e macios no centro.

A minha foto ficou ruim - cliquem aqui e vejam que lindos os cookies originais.

Haalo, thank you for sharing this recipe and also for the lovely e-mail, I appreciate it!

UPDATE: refiz a receita e desta vez os cookies ficaram perfeitos - crocantes nas beiradas e macios no centro. Por isso, alterei a foto do post.

Cookies rendados de chocolate

100g de chocolate amargo - usei meio-amargo
80g de manteiga, em temperatura ambiente, cortada em cubinhos
220g de açúcar refinado
1 ovo, levemente batido
150g de farinha de trigo
1/4 colher (chá) de bicarbonato de sódio
2 colheres (sopa) de cacau em pó, peneirado - usei chocolate em pó, pois não tinha cacau em casa
40g de açúcar de confeiteiro, peneirado

Peneire a farinha com o bicarbonato; reserve.
Em uma panelinha, derreta o chocolate e a manteiga em fogo baixo, mexendo. Quando derreter completamente, despeje a mistura numa tigela média.
Acrescente o açúcar refinado, o ovo, a farinha com bicarbonato e o cacau. Misture bem para unir todos os ingredientes e formar uma massa uniforme. Cubra e leve à geladeira por 15 minutos (ou até firme o bastante para você enrolar).
Pré-aqueça o forno a 180ºC.Pegue porções pequenas de massa - equivalentes a 1 colher (sopa) - e molde bolinhas. Usei a minha balancinha e fiz bolinhas de 15g cada. Depois, passe-as generosamente pelo açúcar de confeiteiro - quanto mais açúcar vc grudar nas bolinhas, mais rachadinhos os biscoitos ficarão.
Coloque-as em formas (eu forrei as minhas com papel manteiga, ficou fácil desenformar os cookies) com espaço para que espalhem. Asse por 15 minutos ou até que estejam firmes.
Depois de frios, retire os cookies das formas.

Rend.: 38 cookies de 15g cada.

22 comentários:

Akemi disse...

Quando entrei aqui e vi a foto pensei que fossem pão de mel! Estão super apetitosos! Obrigada pela dica do blog tbm, realmente tem fotos e receitas ótimas!

Eli disse...

Patrícia eu fiz cookies apenas uma vez, assim que me casei eles se espalharam pela assadeira ficaram como se fosse um disco vinil, hahaha de tão fininhos eu fiquei traumatizada com aquilo e nunca mais tentei, mais vendo que você fez e confiando na sua cozinha eu vou tentar novamente. Ah vou visitar o blog que você indica.

Elvira disse...

Isto com um cafezinho...! Nunca fiz cookies. Tenho que pensar no assunto... :-)

Anônimo disse...

patrícia, a mim me pareceram lindos e deliciosos!
assim como a elvira, também nunca assei cookies... acho que virariam discos de vinil também ahaahha
beijo grande e obrigada pela dica do blog ;***

Fer Guimaraes Rosa disse...

vamos parar com isso, Dona Pati? assim nao dah! toda vez que entro aqui eh essa inundacao de receitas boas, deliciosas, lindas! vou ter que comer uma banana JA, pra acalmar as lombrigas! :-))))

voce eh uma cozinheira de mao cheia. esses cookies me deixaram com agua na boca, e olha que eu nao me impressiono tao facil com eles. super beijo!!! :-)

Daniela disse...

Pati, concordo com a FER! Por sua causa me matriculei na academia!
Beijos

Patricia Scarpin disse...

Akemi, querida, que bom que gostou!
Agora só preciso de uma lata bonitona como a sua para guardar meus cookies!

Eliana e Dadi,
Uma vez fiz uns cookies que ficaram parecendo pizzas! Cada cookie era tão grande que valia por uma refeição - além de uns terem grudados nos outros enquanto assavam.
O segredo é fazer bolinhas (nunca muito grandes), porque depois elas espalham mesmo e daí tudo bem.
Outro truque é trocar uma parte da manteiga/margarina por gordura vegetal, pois ela tem um ponto de derretimento diferente da manteiga (agüenta mais o calor). Mas isso não faço pq não uso gordura vegetal, tenho aflição.

Fer, minha queridinha, olha quem fala! "Pirei o cabeção" naquele seu pavê de morangos e, de brinde, ainda lembrei de mamã, que gostoso!
Um beijão!

Daniela, esta semana fiquei o tempo todo procurando academias pela Internet, consultando opções de preço, etc. Agora que sarei da costelinha trincada não tem mais desculpa, preciso começar já! :D

Karen disse...

Apesar do que vc escreveu, só imaginar um cookie que você morde e se desfaz em pedacinhos já me deu água na boca!

Valentina disse...

Adorei saber o nome - cookies rendados.Rendado é uma palavra que para mim donota sempre uma coisa delicada, especial, que involve muito amor.Obrigada por dividir amiga.xx

Patricia Scarpin disse...

Karen, o cookie explode mesmo. Danado. Tive que comer prestando atenção se o chefe me chamava, porque senão ia pra falar com ele parecendo o seu Creysson. :D

Val, tb gostei do nome. Quando vi na lista geral das receitas, cliquei por isso. Ele fica todo quadriculadinho, meio craquelê, achei o visual diferente.
Renda é uma coisa da qual gosto muito, amiga. Tem mesmo um significado assim, especial.
Obrigada por vir aqui sempre deixar esses comentários tão bacanas.

Anônimo disse...

Também fiquei querendo provar por conta dos pedacinhos voando. Às vezes é isso mesmo que procuro numa receita de biscoitos.Mais uma para a lista. Onde iremos parar com tantas delícias ?!

Cinara disse...

Patricia, como assim "minha foto ficou ruim"?? Sua foto ficou linda! Eu olhei a foto dos originais, e a sua não fica nem um pouco atrás...

Haalo disse...

They look so lovely Patricia! Thank you again!

Unknown disse...

Quero agradecer de novo, adoro quando vc traduz receitas para nós, isto é maravilhooooso. beijos

Só Quero festa! disse...

oi Patrícia fiz esta receita e amei, mas acrescentei raspas de 3 laranjas e 3 colheres de cafezinho de pó café, não tem quem resista!!!!
obrigada como sempre por compartilhar tantas delícias.faço muitas delas pra vender e me baseio sempre no seu site.

Patricia Scarpin disse...

Dea, adorei a sua versão para a receita, que delícia esses sabores que você acrescentou!
E que bom saber que está ganhando $$ com as receitas, obrigada por me contar!

Andaira :: NinaBrown disse...

Oi Patrícia
Que delícia estes cookies ... nunca fiz mas agora resolvi tentar. Me tira apenas uma dúvida: é para fazer bolinhas e achatar ou deixo assar como bolinhas mesmo, e eles vão se espalhar?

Beijos e sucesso (tudo que vc faz fica perfeito!)

Patricia Scarpin disse...

Oi!
Nao achate, não - eles se espalham no forno.
Beijo e muito obrigada!

Mariana disse...

Hmm..acho que os vou fazer já hoje :)
Só uma coisa..quanto tempo é que deixou no forno da segunda vez?
Obrigada!

Patricia Scarpin disse...

Mariana, eu não lembro...

**O Sorriso de Monaliza** disse...

Receita perfeita!! Procurei muito pela web a receita de cookie perfeita e essa sem dúvidas é a vencedora. A família inteira amou. Muito fácil de fazer tb. Suas dicas foram muito válidas.

Patricia Scarpin disse...

O Sorriso..., que bom que você gostou e a sua família também! Obrigada por vir me contar!