quarta-feira, setembro 27, 2006

Bolo branco

Para não parecer que postei a foto do bolo que fiz para a minha sogra gratuitamente, vou postar também a receita de bolo branco que usei.

Li no Baking Sheet (de onde tirei esta receita) que um bom baker tem que ter as receitas perfeitas de bolo de chocolate e de bolo branco. Concordo.
Tenho uma de bolo de chocolate muito boa - além de saboroso, o bolo tem uma maleabilidade ótima para ser cortado e recheado, além de ser firme o suficiente para ser coberto com pasta americana (que é bem pesada). Eu buscava isso numa receita de bolo branco - a que usava era, sim, gostosa e firme, mas faltava algo...
Pão de ló costuma ser seco demais, então não uso.
A receita que fiz no final de semana preencheu todos os requisitos. Na hora em que tirei os bolos do forno, o aroma era tão delicioso que tive vontade de cortar um pedaço e comer imediatamente!! Isso não costuma acontecer. :D

Reguei o bolo com um xarope feito de 1 parte de açúcar para 4 partes de água, aromatizado com essência (tem que ter cuidado na hora de molhar o bolo, senão ele fica mole demais). Recheei com doce de leite e cobri com pasta americana.

Bolo branco

240ml de leite, em temperatura ambiente
6 claras
1 colher (chá) de extrato de amêndoa - usei essência
1 colher (chá) de extrato de baunilha - usei essência
315g de farinha de trigo
350g de açúcar
4 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
170g de manteiga, amolecida

Pré-aqueça o forno a 175ºC.
Unte duas formas redondas de 22cm, forre o fundo com papel manteiga e unte o papel. Polvilhe tudo com farinha de trigo.
Misture levemente o leite, as claras (sem bater, mesmo) e as essências usando um garfo. Reserve.
Coloque a farinha, o açúcar, o fermento e o sal numa tigela de batedeira com o batedor em forma de pá (eu não tenho, então usei os comuns mesmo), junte a manteiga e bata até obter uma textura parecida com areia úmida.
Adicione a mistura de leite, reservando 120ml, e bata em velocidade média por 1 minuto e meio. Acrescente o restante da mistura de leite e bata em velocidade alta por 30 segundos - não bata demais.
Divida a massa entre as assadeiras e asse por 30-35 minutos (faça o teste do palito). Os bolos ficam bem amarelinhos por cima e mais branquinhos por dentro.
Deixe esfriar por 15 minutos nas formas e depois coloque em grelhas para esfriar completamente antes de confeitar.

46 comentários:

Valentina disse...

Pat, nao me canso de olhar para este bolo.Esta tudo tao perfeito, maravilhoso.Interessante a receita deste bolo. Leva bastante leite,ne?!/ E o extrade de amendoas e baunilha. Nunca tinha visto uma receita que levasse as duas.Fiquei curiosissima para faze-lo.PArabens por um trabalho tao bonito - em todos os sentidos.

Karen disse...

Que bolo lindo!!!!
Qualquer um adoraria ganhar um bolo desses de presente!

Ana disse...

Lindo, Parabens Patricia, voce tem o don!!
Ana

Patricia Scarpin disse...

Val, querida, obrigada, vc é muito gentil. A mistura das essências dá ao bolo um aroma delicioso.
Além do leite, achei legal só o uso das claras (o que deixa o bolo mais branquinho, mesmo). Além disso, só se misturam as claras levemente com garfo, sem bater, achei diferente.

Karen, obrigada!! A mãe do João gostou, sim, aliás, a família inteira ficou elogiando e dizendo o quanto sou prendada, foi engraçado. (risos)

Ana, obrigada!

Anônimo disse...

Valei-me, que coisa mais querida! Patrícia, tá lindo lindo lindo. Vou confessar que nem dei muita bola pra receita não, vi essa decoração e fui o-bri-ga-da a comentar aqui!
beijo e parabéns!!!!

Anônimo disse...

Fabuloso!!!Tá o ó, como se diz por aqui. Nem tenho o que escrever. Minha mae que é costureira iria adorar que eu fizesse algo assim para ela mas nem me atrevo. Isso é dom rs.

Anônimo disse...

Ai, que lindoooooooo! Eu, infelizmente, não levo muito jeito pra essas coisas. O artista daquid e casa é meu marido. Aposto que ele ia curtir fazer a massinha. Beijo!

Akemi disse...

Lindo!!!!
Que talento, amiga! Achei este bolo o máximo! Estou aqui a admirar este trabalho, que capricho! Dá até para imaginar que esta tesoura corta de verdade! rsss
E estes detalhes dos botões? Parabéns!
Patricia, vc fez algum curso? Comprei o livro da Patricia Schmidt mas além de não encontrar os produtos para fazer a massa, tenho certeza que não levo jeito para ficar moldando. Mas que são lindos, são!
Outra coisa, sabe que eu achava que nestes bolos só se usava bolos mais secos? Sempre fiquei curiosa em saber como seriam estes bolos "por dentro".
Novamente, omedetou!!!!

Patricia Scarpin disse...

Obrigada a todas!

Pena eu não saber quem postou o comentário - se voltar aqui, se apresente para todas nós!

Renata, gosto muito de fazer os bolos, as modelagens. Fico horas e nem percebo!

Akemi, querida, vc é muito gentil.
Fiz um curso de bolos onde aprendi a estaqueá-los, para fazer bolos de mais de um andar. Aprendi a fazer a pasta americana comprando um CD-Rom. E as modelagens faço olhando para fotos ou algo assim.
Tenho o livro dela, sim, mas a receita da pasta que faço é mais saborosa. Posso te passar caso queira!
Os bolos dos livros de sugarcraft europeus/americanos são mais secos, sim, e eles usam buttercream para "colar" a pasta ao bolo. Faço de um outro jeito, como aprendi no curso. Pego bolo esfarelado, um pouco do recheio usado no bolo e um pouco do xarope que descrevi na receita. Amasso e faço com isso uma espécie de "argamassa". Isso é passado em todo o bolo, ao redor e em cima, para deixá-lo mais uniforme. Só depois é coberto com a pasta americana. Ufa, que longo ficou isso!!

Akemi disse...

Minina, quanta coisa! Tive que ler duas vezes porque era muita informação e meu pecérebro já não processa as coisas tão rápido quanto antigamente! kkkkk
A título de curiosidade gostaria de saber como é feita esta sua pasta americana, será que poderia me mandar via mail, por favor?
Não lembro se já passei meu endereço mas aí vai:
akemi67@gmail.com
Beijos!

Anônimo disse...

hahah duhhhhh!
patrícia, minha querida... a anônima era eu, Dadivosa!
não sei que bobagem eu fiz, mas devo ter batido a cabeça no armário da cozinha naquele dia...

beijosss

Anônimo disse...

Patrícia,
Sei que estou invadindo o espaço mas queria aproveitar a deixa e perguntar se tens este livro ou conhece esta autora: Chocolate/ Christine France. Bj
http://www.amazon.com/gp/product/customer-reviews/0754802620/ref=cm_cr_dp_pt/102-3974721-0756954?ie=UTF8&n=283155&s=books

Cozinheira Lola disse...

Olá Patricia! Parabéns é uma artista!!!! Adorei o bolo, ficou lindo. Gostaria de saber como se faz a pasta americana.

Patricia Scarpin disse...

Dadi, que legal! Estava mesmo sentindo falta do seu comentário. :D

Akemi, vamos sempre trocar informações, ok?

Renata, não conheço o livro. Veja aqui na lista que postei, há alguns de receitas com chocolate e são bem bacanas.

Lisa, dê uma olhadinha no Orkut. Há algumas comunidades muito bacanas, com várias informações. Recomendo "Bolos decorados da Mag" e "Bolos, recheios e coberturas"

Fer Guimaraes Rosa disse...

que coisa mas LINDAAAAAA!!! como que eu nao vi esse bolo antes? Que trabalho caprichado! beijos,

Cozinheira Lola disse...

Obrigada Patricia pela dica!

Anônimo disse...

Patrícia, uma dica atrás da outra.Obrigada pela atenção. E apesar deu nao levar jeito para confeitar bolo, sonho em fazer ao menos o basicosão.Bjinho

Baú da Conceição disse...

Passei e fiquei namorando este bolo, lindo, lindo.
Eu gosto de passar nos bolos da mag, e fico com vontade de fazer a pasta americana, mas aqui não sei onde comprar os ingredientes necessários.
Beijinhos

Daniela disse...

Patrícia, que bolo lindo! Que talento eu não consigo decorar bolo não sou muito desajeitada.
Beijos

Anônimo disse...

patricia gostaria de saber a sua receita de pasta americana, ja que a que tenho fica muito seca. quero fazer o bolo de aniversario do meu filho que fara dois anos. espero a sua resposta pelo meu email que é jujusnpimenta@globo.com beijos e obrigada julia

Anônimo disse...

Oi,gostaria de saber como è que si faz a pasta americana ou a pasta elastica è maravilhoso, nao tenho a receita,por gentileza,gostaria de fazer aos cinco anos do meu de matrimonio...Parabens è fantastico o bolo...Obrigada tchau Jociane...
ziobelo69@hotmail.it

Flávia Millás Cake Designer disse...

Parabéns muito bonito.
Seu trabalho está ótimo!
Já fez aula comigo,não?
Beijos
Flávia Millás

Anônimo disse...

Olá, adorei seu bolo e as respostas aos comentários das pessoas. Gostaria que, se possível me enviasse a receita da sua pasta americana. Fiz uma estes tempos, mas ela ficou quebradiça e não consegui um resultado bonito ao recorar o bolo. Obrigada. Meu e-mail é paulineoliveira@yahoo.com.br

Unknown disse...

Olá!! Desculpe a intromissão... =]
Mas tb axei seu bolo lindo! E gostaria de perdir-lhe tb pra vc me envar a receita de pasta americana que vc comentou... Pode ser?? Meu e-mail é enilewe@hotmail.com
Obrigada!

Anônimo disse...

Queridíssima, posso substituir as quantidades pesadas por equivalentes em xícaras e colheres, como calculei abaixo? Será que dará certo?
Obrigado
Beijos

240ml (01 xicara) de leite, em temperatura ambiente
6 claras
1 colher (chá) de extrato de amêndoa - usei essência
1 colher (chá) de extrato de baunilha - usei essência
315g (02 xicara + 1/2 de farinha de trigo
350g de açúcar (2 xicaras + 2 colheres)
4 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
170g (3/4 de xicara) de manteiga, amolecida

Unknown disse...

Olá querida,tudo bem?Tanto talento assim realmente é dom viu...é muito lindo e a receita com certeza vou fazer..Agora gostaria de pedir-lhe que me enviasse essa receita tão solicitada da pasta americana e da massa elástica..se não for incômodo, claro! É porque no próximo dia 15 é niver do meu esposo e gostaria de fazer essa maravilha de presente pra ele. E gostaria de fazer um homenzinho de gravata e pasta social pra colocar em cima, você tem como me dizer se tem possibilidade de eu mesma fazer? Meu email é gleinalucia@hotmail.com
Beijos e que o Senhor Jesus continue lhe abençoando mais e mais.

Unknown disse...

adorei a sua receita e o seu bolo estava lindo, estou numa fase de tentar trabalhar com pasta americana e gostaria de saber a sua receita. voce pode mandar por imail? obrigado annamarlenef@hotmail.com

Anônimo disse...

Estou encantada com o blog,parabéns!!!Acabei de enviar um email para tirar algumas dúvidassobre o "bolo branco"aguardo sua resposta!Já coloquei seu blog nos meus favoritos!Um abraço,Laura Andréa

Noelle Aquino disse...

Olá, adicionei você ao meu blog, gostaria de saber se você tem essa receita de pasta americana ou se você compra.

O seu bolo está muito lindo, ah e o porquinho de cupcake é o mais fofo do mundo!

Parabéns!

Noelle

Bia disse...

Oi Patrícia.
menina fiz esse bolo no final de semana e foi sucesso garantido. Você tem razão, ele é um bolo coringa para ser usado sempre. Quando postar te aviso e ponho seus créditos. :-)

ahh... sei que todo mundo pediu a receita de pasta americana... se aparecer mais uma vc se importa??? Tenho um monte de corantes aqui e acho que todos os ingredientes básicos mas nunca experimentei... sou louca pra fazer...me ensina vai...
biamlg@yahoo.com.br

beijos e obrigada

Anônimo disse...

Oi Patrícia,

Primeiramente PaRaBéNs!!!
Seu bolo ficou magnifico!!!

Bom... Gostaria muito de aprender a fazer a sua Pasta Americana e, a colinha que você usa para unir a Pasta aos desenhos.


Se puder me passar agredeceria muito pois, na minha cidade não tem este curso...

Meu e-mail é:
carlabom2707@yahoo.com.br


Obrigada,

Fica com Deus.

BETYCAT disse...

Este bolo é óptimo! Sempre que me pedem bolo branco uso a sua receita. Obrigada.

Por falar nisso... tenho 4 para fazer hoje!

Carol Viana disse...

Boa tarde Patrícia !!! Amei seu blog e achei muito criativo este bolo branco...mas tenho muitas duvidas em relação a pasta americana. Será que pode me mandar sua receira ??? Fico anciosa aguardando.Meu e-mail :viana-carolmarley@hotmail.com

Patricia Scarpin disse...

Oi, Carol, tudo bem?
A receita da pasta está no índice de receitas.

Anônimo disse...

Olá

Experimetei esta receita e realmente ficou deliciosa!!
Uma 1ª vez fiz meia receita e agora fiz a receita completa toda numa forma redonda de 22cm, no entanto baixou um pouco na parte de cima, o que não dá muito jeito para depois cobrir com pasta americana. O que se terá passado para tal acontecer?
Obrigada pela receita deliciosa. Patricia

Patricia Scarpin disse...

Oi, Patricia! Que bom saber que gostou do bolo!
Será que você abriu a porta do forno antes da hora? Isso de o bolo baixar pode ser relacionado à temperatura.
Boa sorte!

Anônimo disse...

Concordo com todos os elogios, esse bolo fica muito bom.
Eu tb uso essa receita pras minhas encomendas.
O que seria de nós sem Paty?
Beeeeeijo!

Patricia Scarpin disse...

Ka, que notícia boa! Adorei saber, querida!
xx

Bel disse...

Olá Patrícia! Que capricho. Vejo que vc faz tudo com muito amor e isso é muito importante.
Vc elegeu essa receita como o bolo branco perfeito. Nesses moldes poderia me sugerir uma receita de bolo de chocolate perfeita para utilizar para confeitagem??
Beijoca
Fique com Deus!

Patricia Scarpin disse...

Bel, tenho a receita pra vc, sim! Aqui está o link:

http://technicolorkitchen.blogspot.com/2007/02/bolo-do-arthur.html

Espero que goste!
Beijo!

Érika disse...

Nooossa! Acabou de sair do forno e realmente eu soube que estava pronto pelo delicioso aroma que estava na casa!! Ficou muito bom, bem fofo, leve e saboroso!! Ele não cresce muito mesmo, não é Patrícia?
Obrigada pela receita!!!

Patricia Scarpin disse...

Érika, ele cresce um pouquinho - esse bolo da foto tinha duas camadas de bolo.
Obrigada por vir aqui me contar que deu certo!

Anônimo disse...

Patrícia, sempre corro pra seu blog quando preciso de ajuda
Mas agora não encontro naada. Kk.. é o seguinte, meu marido escolheu para o aniversário (sabado agora) um bolo dd maçã. Entre infinitas opções ele quer um bolo de maçã. Eu não sei por onde começar, vc tem algo para sugerir? Como moro aqui na Suécia eles não gostam nada muito doce, mas estou pensando em fazer essa massa branca e rechear com leite condensado e maçã e para a decoração chantily. Será que dá certo. Eu sou uma aprendiz na cozinha kkl... espero que vc me ajude. :)

Joana disse...

Posso molhar a massa apenas com leite ao invés de açúcar?

Patricia Scarpin disse...

Anônimo, eu já respondi essa sua pergunta do bolo de maçã em outro post! No blog La Cucinetta tem um bolo de aniversário de maçã, acho que vc vai gostar.

Joana, pode sim.

Anônimo disse...

Obrigada!! Voce é show! Vi a pergunta que você respondeu. Vou dar uma olhada no la cucinneta!! :)