terça-feira, setembro 05, 2006

Frango com bacon (Pancetta chicken)

Para fazer o almoço do último domingo, usei novamente este livrinho - gostei demais dele e o nome faz jus às receitas. Realmente simples. E muitíssimo saborosas.
Tem até uma fotinha da Jill Dupleix no final, cortando umas fatias de melancia - lembrei da Ana!

Quando procuro alguma receita para fazer, busco algo novo, ou algo que leve ingredientes dos quais eu goste. É muito raro eu escolher uma receita por ser rápida. Porque cozinhar é algo que me dá imenso prazer, muito mais que um hobby - então, não tenho pressa de fazer tudo rapidinho e sair da cozinha. Definitivamente, não é esse o objetivo.

Os almoços de domingo em casa costumam sair bem tarde. O João me disse que ele curte bastante o tempo antes do almoço: eu fico preparando tudo, os cheirinhos da comida vão tomando conta da casa, ele fica beliscando alguma coisa enquanto isso (depois de ir ao mercado comigo e comprarmos os ingredientes necessários, é claro). :D

Esse franguinho é pra lá de prático. Posso garantir que até mesmo quem não tem muita intimidade com a cozinha (ou não gosta dela) conseguiria prepará-lo sem muito estresse. Precisa ganhar tempo? Enquanto ele está no forno, você pode regar o jardim, dar banho no nenê...

A Jill diz para servi-lo com milho na manteiga, mas lá em casa optamos por onion rings (refeição calórica é apelido).

Frango com bacon (Pancetta chicken)

4 coxas de frango
8 tiras de bacon - se quiser, use pancetta (clique aqui para saber mais a respeito)
1 colher (sopa) de salsinha picadinha - usei uma colher bem cheia
1 dente de alho grande, amassado e picadinho
1/2 colher (sopa) de raspas de casca de limão siciliano
sal e pimenta a gosto

Misture a salsinha, o sal, a pimenta, o alho e as raspas de limão. Esfregue essa misturinha nas coxas de frango e tente empurrar um pouquinho por dentro da pele, assim o sabor fica mais marcante. Cuidado para não exagerar no sal, porque o bacon já é salgadinho.
Enrole cada coxa com duas tiras de bacon, de forma que uma tira "comece" imediatamente no final da outra (tente não sobrepor) - elas devem ficar assim:

Leve ao forno pré-aquecido (200ºC, mais ou menos) por 45-50 minutos ou até que a carne do frango esteja bem cozidinha por dentro.

Rend.: 4 porções

7 comentários:

Valentina disse...

Pat, adoro a Jill Dupleix e ela é muito pratica e sua comida tem sabor. Este franguinho esta ótimo. Gosto de coisas assim.

Karen disse...

Que maneira bonita de preparar coxas! Gostei!

Fer Guimaraes Rosa disse...

que bonitinho que ficou! e deve ter ficado saborozissimo tambem! essa coisa da cozinha que voce descreveu eh mesmo uma delicia. no domingo meu filho e minha nora chegaram pra almocar e a primeira coisa que falaram foi - hm, smells really good in here! :-) quem esta cozinhando nem sempre percebe isso, como deixou a casa com cheiro de casa aconchegante! beijaooo,

Ana disse...

Obrigada por lembrar de mim, fiquei super feliz!!
Outro dia fiz um frango com prosciutto, ficou bem saboroso e meu marido adorou. Tirei foto e tudo, agora so preciso ir postar no blog... to meio preguicosa esses dias, ne?!!
Ana

Anônimo disse...

Sem desmerecer seu lindo frango, mas quando vejo onion rings, sou capaz de devorar tudo sozinha!

Akemi disse...

Gostei da receita, Patrícia! A gordura do bacon deve impregnar bem na carne do frango. Já está na minha lista! Só faltou a receita dos onion rings! Adoroooo!!!!

Patricia Scarpin disse...

Val, só tenho que agradecer você por ter me "apresentado" à Jill. Quero comprar mais livros dela. E fazer aquele "amazing orange cake" que está no site. :D

Karen, obrigada! Tb achei que ficaram com uma carinha ótima! O bacon ficou bem crocante e sequinho, de estalar, mesmo!


Fer, vc tem razão. A gente não percebe, mas os outros adoram! Outro dia, escutei dois vizinhos falando no hall sobre o cheirinho bom que saía do meu apartamento (eu estava fazendo muffins de canela!)

Ana, querida, lembrei daquele seu post sobre melancia. Tb adoro! Não precisa agradecer, my pleasure!
Ah, vê se posta lá no blog pra gente se deliciar!

Akemi, o sabor do bacon pega mesmo no frango. E também o sal, por isso temos que ter cuidado na hora de temperar.

As onion rings faço assim: mergulho a argolinha de cebola no leite, na farinha de trigo, de novo no leite e de novo na farinha de trigo. Faço assim por ser mais rápido, mas sei que tem receitas em que fazemos uma massinha mesmo e empanamos a cebola nela. Vou testar da próxima vez e daí conto a vocês!