quarta-feira, setembro 13, 2006

Risoto de limão e parmesão

Muitas pessoas já me disseram que não se animam em cozinhar só para si, quando estão sozinhas. Entendo, mas não encaro assim.
É claro que prefiro cozinhar pra mais gente (adoro!), mas ontem, por exemplo, fui a minha única "cobaia". :D

Estava de olho nesta receita desde que o livro chegou, há um tempo. Risoto é o prato de que mais gosto no mundo, EVER. Comi um de aspargo na minha lua-de-mel que até hoje me dá água na boca quando lembro.

Havia tempos que não preparava risoto, então meu braço ficou meio fraquinho depois de o prato pronto. Mas valeu a pena!! O risoto ficou super cremoso, bem molhadinho, do jeito que gosto. A cada garfada, eu via o queijo derretidinho aparecer, hum!!! Sendo receita da Donna Hay, só podia ser ótima, mesmo!

Comi o pratão aí da foto e depois fiz um repeteco um pouco mais modesto. A receita pede limão siciliano, mas eu não tinha e usei o nosso limão verdinho mesmo.

Risoto de limão e parmesão

20g de manteiga
1 colher (sopa) de azeite
1 cebola picada
1.375ml de caldo de galinha ou legumes - usei o de legumes, acho mais suave
440g de arroz arbóreo ou arroz próprio para risoto
3 colheres (chá) de raspas de casca de limão
50g de parmesão ralado
20g de manteiga (extra)
sal e pimenta a gosto

Aqueça uma panela grande em fogo médio. Coloque a manteiga, o azeite e a cebola e refogue.
Aqueça o caldo e o mantenha em fogo baixo.
Junte o arroz e as raspas de limão à panela com a cebola e refogue por 2 minutos, até que o arroz fique transparente.
Vá adicionando 1 xícara de caldo por vez e mexendo sem parar. Volte a adicionar mais caldo quando o anterior tiver sido absorvido. Continue até que o arroz esteja al dente (25 a 30 minutos).
Desligue o fogo, junte o parmesão, a manteiga e o sal e pimenta, mexa e sirva imediatamente.

Rend.: 4 porções

13 comentários:

Valentina disse...

Se tem arroz também já sou suspeita.E gosto muuuuito de risoto. Otima escolha. Pelo visto o tema de ontem no teu adobe foi limão,ne?!?

Anônimo disse...

Patricia, esse eu vou marcar com um xizão na minha (interminável)lista. Arroz é tudo para mim e o aroma desse prato me fez fã.

Patricia Scarpin disse...

Val, querida, vc tem razão!! Nem percebi que estava "bitolada" em limão!
Tb amo arroz. Tem vezes que como só arroz com salada de tomate. Delícia.

Renata, faça, sim. Mas tem que gostar de risoto cremoso, pq fica beeeeem cremoso.

Akemi disse...

Patricia, estou a babar aqui com seu risoto. Queria ser eu a cobaia a experimentar esta delícia! A apresentação do prato está linda! Hummm!

Anônimo disse...

patrícia, eu também gosto de cozinhar pra mim-mesma-me-myself-and-i. não tenho o menor problema com isso, e às vezes calha de ser cobaia duma receita deliciosa como esta, né?
já guardei na minha pastinha para fazer, que eu também sou apaixonada por limão:)
beijos

Patricia Scarpin disse...

Akemi, obrigada!!
Eu não me acho muito prendada na hora de enfeitar e arrumar os pratos, mas venho tentando "evoluir" neste quesito. :D
A receita é fácil e não leva muitos ingredientes, mas tem que estar com o braço descansado, isso tem!

Dadivosa, gosto de fazer essas coisas quando estou sozinha. Daí não tenho que ficar falando pro marido o que vai na receita e depois vendo a cara de nojo dele para algumas coisas (na área "alimentícia", ele é extremamente conservador, me dá até nervoso às vezes).
Acho que vc vai gostar, querida!
Um beijo!

Ana disse...

Risoto de limao eh uma delicia mesmo! Eu faco sempre p/ acompanhar peixe aqui em casa! Se eu falo q vou fazer peixe meu marido na hora pede risoto de limao! hehe!
O seu esta lindo! yummm!!
Ana

Anônimo disse...

Olha só, cheguei atrasada para o bate papo, rsss. Eu não gosto de arroz soltinho, comum, não faço a menor questão. Mas esse arroz aí que me apresentaram...nóssenhora! Quanto mas cremoso melhor. Aqui em casa tb é uma luta com os conservadores de plantão, mas esse arroz aí vai entrar na minha lista já. Beijão menina, seu Blog é DEZ

Daniele Diefenthäler Wobido disse...

OIeee....bom que nada esse arroz é um tremendo sucesso.... fiquei fá e qdo preciso recorro ao seu blog... meus parábens e obrigada hehehehe pelas várias ajudinhas.
Bju
Dani

Anônimo disse...

Olá! adorei a receita e tomei a liberdade de colocar no meu blog(mas indiquei que foi retirado do seu blog). Parabén e suas dicas são incríveis!

fernanda inomata disse...

Olá!

Entrei pela primeira vez neste blog há duas semanas...entrei pois procurava uma receita de risoto de limão e felizmente, achei aqui!!!!
fiz esta receita e achei divina!!!!!
o aroma é muitoooo bom e o gosto é bastante suave...adorei!!!!
agora passo sempre aqui para pegar novas receitas e testas em casa para a minha fampilia e amigos!!!!
bjos,

Anônimo disse...

Patrícia,

Descobri seu blog não sei como nem porque mas AMEI!
É lindo, dá vontade de ler todas as receitas.
Aliás, li todas sobre risoto e fiquei com uma dúvida: como fazer o caldo?

Obrigada,

Andrez

Anônimo disse...

Fiz o risoto e ficou otimo !
Obrigado pela dica.

Marcelo