sexta-feira, setembro 15, 2006

Bolinhos integrais de canela com banana (ou Cinnamon lovers of the world unite)

Nunca tinha preparado nada com farinha integral. Sempre vejo receitas com ela, não só em sites e livros de culinária como também nos blogs que adoro (estes aí na coluna do lado).
Andei lendo um montão de coisas sobre alimentação saudável, alimentos com baixo índice glicêmico, ingestão de fibras, etc... Fui "influenciada" pela leitura e ontem resolvi fazer algo com a farinha.

A receita base foi essa, mas fiz algumas trocas:
- metade da farinha de trigo pela farinha integral;
- a noz-moscada pela canela (oh, que surpresa);
- a coalhada por iogurte natural;

Além disso, não coloquei cobertura (tentando diminuir o açúcar) e adicionei uma rodelinha de banana no meio de cada bolinho. Pensei também em trocar o açúcar por adoçante, mas não sei calcular a proporção (se alguém aí souber, agradeço!!).

Gostei bastante do resultado - eles ficaram super macios e fofinhos. Para quem não gosta de banana, acredito que um pedacinho de maçã ou pêra substituiria muito bem.

Bolinhos integrais de canela com banana

100g de manteiga em temperatura ambiente
130g de açúcar
1 ovo
110g de farinha integral
100g de farinha de trigo
1 1/2 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de canela em pó
120ml de iogurte natural
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 banana em rodelas

Pré-aqueça o forno a 190ºC e prepare as forminhas de muffin.
Bata manteiga com o açúcar até ficar um creme. Junte o ovo e bata novamente (eu me embananei nesta parte e juntei o ovo logo de cara. Tudo bem, vamos em frente).
Em outra tigela, misture as farinhas, o fermento, o sal, o bicarbonato e a canela. Vá adicionando a esta mistura o creme de manteiga, alternando com o iogurte (misturado com a baunilha). Misture rapidamente com um garfo, sem mexer demais.
Coloque um pouco de massa em cada forminha, acrescente uma rodela de banana e cubra com mais massa.
Leve ao forno por 25-30 minutos (faça o teste do palito se achar necessário).

Rend.: 12 bolinhos

10 comentários:

Valentina disse...

Pat, que delicia de receita. Gosto muito de usar farinha integral. Adorei o toque da banana no meio.Uma frutinha aqui, outra ali, no final voce esta com a tua quota de 'five a day'.Amiga, nao use adocante. Adocante nao e legal. Reduza o acucar, faca algumas outras alteracoes para compensar mas adocante ja mais. Faco campanha pesada contra adocante. Beijinhos. Ah, adorei ver que a substituicao da canela deu super certo para o teu paladar.

Marcia da Paz disse...

raul19Oi Paty tudo bem, deve ficar uma delicia vou experimentar, acho que é "casamento" perfeito a banana com canela rsrsrs tenho um receita de bolo de banana com canela no lugar de usar farinha usa farelo de aveia, vou de passar, minha vida ta uma loukura, outro dia vi q vc pede receita de estrogonofe tenho uma de peixe q é divina vou de passar blz bjs

Anônimo disse...

hhhmmm, que coisa mais linda!
amei o detalhe da rodelinha de banana.
eu ia dizer pra você que existe um adoçante culinário próprio para ir ao forno que é usado na mesma proporção que o açucar, daí você não precisa calcular e tal...
mas é ruim, viu? não vale nadica a pena não. além dos motivos que a valentina falou, o troço deixa um gosto ruim que não vale nadica a pena. já usei e não recomendo. você pode reduzir um pouco a quantidade, mas tente usar mel ou açúcar mascavo, que pelo menos não são tão vilões, né?

Patricia Scarpin disse...

Valentina, querida, fique tranqüila. Vc me convenceu. risos
A banana realmente deu um sabor gostoso ao bolinho. E hoje comi um aqui no trabalho e estava bem úmido e macio. Delícia.

Marcinha, não se preocupe!! A receita do bolo quero, sim, me mande por e-mail, por favor? Um bj!

Dadivosa, cheguei a comprar uma vez do tal adoçante, ele está no meu armário, fechadinho, como veio do mercado. risos
Vou usar outros recursos, sim, adoro mel! Um bj!

Karen disse...

A rodela de banana ficou muito legal! Eu também não recomendo o adoçante, mesmo a stévia, para cozinhar, fica ruim. Mel, melado e açúcar mascavo são a melhor opção.

Akemi disse...

Patricia,
acho que vc já percebeu que amooooo de paixão estes bolinhos/muffins ne? Estes seus estão de babar, amiga! Vai para minha listinha já! Beijos e ótimo final de semana! ;)

Anônimo disse...

Tá muito fofo com esse teco de banana dentro. Show de bola rs!

Anônimo disse...

Oi, Patricia! Adorei seu blog. Vi várias coisas que fiquei muito a fim de fazer. Aquele frango com bacon vai sair logo aqui em casa. Um abraço!

Patricia Scarpin disse...

Obrigada, meninas!

Karen, vc tem razão. Gosto de usar o açúcar mascavo e amo mel.

Renata, que bom que vc gostou! Ficou com uma textura ótima!

Lara, seja bem-vinda e volte mais vezes! Tb gosto do seu blog, bastante!!

fernanda disse...

oieee!! achei seu blog por acaso vi q tu aderindo a alimentacao saudaveis ne? olha ... tu pod usar o acucar mascavo trankilamente... ele n dxa gosto ruim se tu pedir o acucar mascavo mais clarinho dxa ainda mais suave... qto mais escuro mais ferro por isso o sabor caracteristico, as calorias sao as mesmas do acucar branco,mas em compensacao os nutrientes sao uma bomba.... entao ficamos c os minerais presentes ne?huiahhaiuha

olha faco sempre e nem conto a ninguem ... eles n percebem ... se tu usar farinha d centeio ela é mais clarinha e menos amarga entao o povo confunde c a canela em pó.. experimente separar um pouco a massa e add um pouco d cacau em pó e na massa mais clara bater uma banana peq... ai no meio tu coloca a massa d chocolate ou tbm um pedacinho d choc meio amargo... menina fica um espetaculo e por mais q tenha o cacau ...n aumenta tao consideravel as calorias, tira a vontade de comer chocolate e ainda temos os valores anti-oxidantes q o chocolate nos traz, e as fibras do restante da receita! experimente vale a pena!!!

bjussss lindonas!!