quarta-feira, setembro 06, 2006

Muffins de canela

Fiz esses muffins há um tempão, muito antes do blog (quando já existia o projeto de tê-lo, mas eu ainda estava em conflito e não conseguia escolher um nome para "batizá-lo"). Foi a primeira receita de muffin que testei (não ficaram tão altinhos, mas...)

Amo canela e recomendo muito esses muffins. Ficam deliciosos. Usei choc chips (porque ia um amigo do João em casa, cismei que ele ia gostar mais com choc chips), mas quero fazer de novo sem usar nada.

Tenho umas fases em que fico obcecada com certos ingredientes ou tipos de prato. Estou assim com canela. Fiz um pão de canela esta semana... que ficou horrível. Uma pedra de tão duro, um horror (até pensei em guardar alguns para jogar na cabeça da vizinha de cima).
Já peguei outra receita para tentar no feriado. Depois conto direitinho para vocês.

Se quiser ver a receita em inglês, na fonte, clique aqui. Ela usa coalhada, mas eu usei leite semi-desnatado e achei que ficaram ótimos!

Muffins de canela

280g de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) de sal
1 colher (chá) de canela em pó
100g de açúcar
110g de açúcar mascavo - eu, até então, não tinha a medida correta e usei 70g
1 ovo grande
3 colheres (sopa) de óleo
1 colher (chá) de baunilha
180ml de leite

Cobertura:
50g de açúcar mascavo
½ colher (chá) de canela em pó

Opcional:
acrescentar 1 xícara (chá) de gotas de chocolate, nozes picadas ou frutas cristalizadas.

Misture a farinha, o fermento, o bicarbonato, o sal e a canela. Reserve.
Numa tigela grande, bata os açúcares e o ovo; junte o óleo e a baunilha. Adicione a esta massa a mistura de farinhas e o leite, alternadamente, sem misturar demais - a massa não pode ficar totalmente lisa, como massa de bolo.
Encha forminhas próprias para muffins até um pouquinho mais do que metade. Coloque-as dentro de forminhas de metal para que não deformem.
Misture o açúcar mascavo e canela restantes, salpique nos muffins e leve para assar em forno médio.

Rendimento: 11 a 12 muffins.

7 comentários:

Valentina disse...

Ja ri sozinha imaginando a vizinha sendo atacada ppor um pedaço de pão duro. Ja no quesito canela, adoro o sabor, o perfume que invade a casa da gente, a alma..os cabelos..Canela é um elixír!@otima escolha.

Fer Guimaraes Rosa disse...

ficaram bonitinhos! :-)
ja nao sou muito chegada em canela, nao sei por que. tem que ser muito sutil, senao me dah um enjoo. vai ver tive alguma experiencia ruim, nem me lembro!
beijao,

Karen disse...

Você e Ana com suas receitas de muffins me fazem vontade! Adoro canela e também tenho "fases culinárias obsessivas" em que uso um ingrediente em várias receitas!

Akemi disse...

Muffins são tão simples de fazer e tão saborosos! Com canela então, tem tudo a ver comigo também, amo o sabor e o aroma de tudo que leva esta especiaria!

Anônimo disse...

Muffins são uma benção.Os teus estão com uma cara ótima.

Patricia Scarpin disse...

Valentina, querida, eu teria de guardar um pedaço pra ela e um pro síndico (que é um loser as well). risos. Ia ter law suit com certeza, that's why I dropped the idea. Concorco contigo, canela é tudo! Não é à toa que o povo europeu séculos atrás ficava doidinho, doidinho pra ir pras Índias. Só coisa boa por lá!


Fer, o sabor destes muffins é bem sutil, não é enjoativo, não. Mas se vc não é muito fã, melhor não arriscar. Vai ver foi trauma de outra vida - risos (fyi, não acredito nessas coisas)

Karen e Akemi,
gosto de fazer muffins porque são ótimos pra trazer pro trabalho! Sinto muita fome de manhã, entre o café e o almoço, então preciso ter um snack. E acho os muffins perfeitos!

Renata, obrigada!

Anônimo disse...

Patrícia, você já experimentou polvilhar formas de bolo com açúcar e canela no lugar de farinha de trigo? Aprendi isso numa receita de bolo de iogurte ( aqui: http://www.dadivosa.org/?p=42) e adorei! faz tooooda a diferença do mundo...
beijos,