terça-feira, setembro 19, 2006

Mallorcan tumbet

Um casal de amigos queridos foram à minha casa sábado. Foi muito gostoso tê-los por lá: conversamos e rimos bastante.

A Débora é uma amiga que fiz na outra empresa em que trabalhei. Faz quase 1 ano e meio que saí de lá, mas sempre mantivemos contato. Eu e o João fomos jantar na casa dela há alguns meses e foi muito bom! Finalmente conseguimos combinar e eles (ela e o marido, o Denys) vieram nos visitar desta vez.
Fiquei ansiosa pois queria preparar uma comidinha gostosa, que agradasse a todos. Foram muitos dias escolhendo mil receitas e decidindo o que fazer!

Vou compartilhar aqui com vocês as receitas do jantar. Espero que gostem!

Fiz esta receita da Jill Dupleix (sempre ela!) e servi com pão italiano, para beliscarmos antes do prato principal. Foi uma coincidência bacana descobrir que o Denys a-do-ra beringela!

A escolha do prato teve o "dedo" do marido - eu estava folheando o livro, buscando inspiração. Ele viu e falou "Volta! Volta naquela página!" - a foto grande, de cores vibrantes, chamou a atenção dele. Dei uma lida nos ingredientes e ele deu o veredicto: "faz essa para comermos com um pãozinho!". Bati o martelo.

Mallorcan tumbet*

400g de batatas descascadas e em rodelas fininhas
400g de beringela em rodelas fininhas
2 pimentões vermelhos cortados em palitinhos
3 colheres (sopa) de azeite - precisei de um pouco mais
sal e pimenta a gosto

Molho:

1 lata de tomates pelados picados - eu tinha tomates frescos e preferi usá-los (5 unidades)
3 ramos de orégano fresco, ou 1 colher (chá) de orégano desidratado - troquei por manjericão
3 dentes de alho finamente fatiados - troquei por 1 cebola pequena
2 colheres (sopa) de azeite

Prepare o molho: misture todos os ingredientes e deixe apurar, com panela tampada, por 20 minutos (eu refoguei a cebola no azeite, antes). Reserve.

Aqueça uma frigideira grande, adicione o azeite e vá dourando as batatas dos dois lados. Coloque numa travessa e tempere. Faça o mesmo com as beringelas e coloque-as sobre as batatas; tempere. Repita a operação com os pimentões - trabalhe aos poucos, para que haja espaço na panela para os vegetais dourarem por igual.
Por cima dos legumes, espalhe o molho de tomate. Leve ao forno pré-aquecido (180ºC) por cerca de 20 minutos ou até que os legumes estejam macios. Sirva morninho ou em temperatura ambiente.

Rend.: 4 porções

* não achei a palavra no dicionário

12 comentários:

Valentina disse...

Os ingredientes sao barbaros: pimentao e berinjela. So pode dar certo,ne?!?Sobrou?

Fer Guimaraes Rosa disse...

que delicia! fica bem diferente. em casa o fan da berinjela eh o meu marido. mas eu tbm curto, assim para uma entrada entao deve ter ficado otimo! beijao!

* ah, e o resto do menu? ;-)

Karen disse...

Que boa entrada! Com um pãozinho...

Patricia Scarpin disse...

Val, querida, sobrou um pouquinho, sim. Mas não muito (risos)
Achei que a batata dá um toque suave nos outros ingredientes que têm sabor mais forte.

Fer, me aguarde!! Vou postar tu-di-nho para vcs! :D
Um beijo!

Karen, foi assim mesmo que comemos - com um pão italiano fresquinho que meu marido tinha acabado de buscar na padaria.

Anônimo disse...

É uma opção ao antepasto de sempre.A batata deve ter dado uma harmonizada no prato.Que feeling vocês têm.

Anônimo disse...

Oi Patrícia!

Entrei no google para aprender a fazer pasta americana e achei o seu blog!
Será que você poderia me dar algumas dicas de como aplicar a pasta no bolo...
Queria saber também se o bolo tem que ser mais durinho para não desmontar!

Obrigado, Fabíola
shummysgirl@globo.com

Anônimo disse...

Oi, Patrícia! Tá lindo este prato. Vi a receita das esfihas. Sempre quis fazer, mas tenho um pouco de preguiça. Me animei depois de ver as suas. Vou tentar fazer e te conto. Beijos!

Akemi disse...

Só não posso comer muito pimentão, mas com um pãozinho deve ser delicioso mesmo! Esta é uma receita perfeita para o sábado de preguicinha! ;)

Patricia Scarpin disse...

Lara, obrigada!
Acho que vc vai gostar. Não é uma massa trabalhosa, vc não vai ficar hoooooras na cozinha para fazer as esfihas.

Akemi, meu marido adorou e quer que eu repita o Mallorcan tumbet qualquer hora destas, para ficarmos beliscando, sem horário com nada! :D

Marcia da Paz disse...

Oi Paty, vou experimentar tem "cara" de bom pro um dia de bobeira é fantastico, vou aproveitar e pedir um receitinha, tb com beringela, já comi em varios lugar e acho divina mas nunca achei a receita é salada de beringela, c vc tiver me passa brigadinho bjs

Anônimo disse...

Eu, como convidada e prova física de que o menu ficou uma delícia, só podia elogiar... a receita do antipasto é ótima, a Patricia tem mãos premiadas e a combinação de tudo isso foi nota 10!
Obrigada Paty!! Nos sentimos muito especiais com toda sua atenção :)
Beijos, Dé

Patricia Scarpin disse...

Marcinha, não tenho essa receita. Dê uma procurada no Google, vc vai encontrar.

Dé, querida, obrigada!! Fico feliz por vcs terem gostado, espero repetir mais e mais vezes nossos encontros tão bacanas!

Um beijão!!