Monday, September 23, 2019

Granola de laranja e azeite de oliva – v. 2

Granola de laranja - v.2

Depois que me voltou a vontade de cozinhar, ando bem ativa na cozinha, mesmo que nem sempre preparando receitas novas: preparo, com gosto, meu leite vegetal, meu pão, e a granola não pode faltar para deixar o iogurte (de ovelha ou de coco, no meu caso) mais gostoso. A de chocolate é a campeã absoluta, tão saborosa que se bobear como tudo ali mesmo, ainda na assadeira, enquanto esfria na bancada, mas como lhes contei tenho enxaqueca quando consumo chocolate demais. Portanto, vou alternando com outros sabores, como a de laranja que postei tempos atrás.

Depois de brincar um pouco com a receita consegui deixá-la ainda mais gostosa e nutritiva: juntei flocos de quinoa, amêndoa e gergelim. Também troquei o damasco por cranberries secas, apenas para dar uma variada. Como ficou boa demais e a minha vontade de tirar fotos de comida também voltou depois de um longo e tenebroso intervalo, resolvi dividir a receita com vocês.

Granola de laranja e azeite de oliva – v. 2
versão melhorada da minha própria receita

- xícara medidora de 240ml

250g de aveia prensada/em flocos grossos
50g de quinoa em flocos
50g de amêndoa em lâminas
3 colheres (sopa) de gergelim branco
raspas da casca de 2 laranjas pequenas
¼ colher (chá) de noz-moscada ralada na hora
¼ colher (chá) de canela em pó
1/8 colher (chá) sal
1/3 xícara (80ml) de mel ou agave
1 colher (sopa) de açúcar mascavo claro – aperte-o na colher na hora de medir
1/3 xícara (80ml) de suco de laranja espremido na hora
3 colheres (sopa) de azeite extra virgem
½ xícara (65g) de cranberries secas, cortadas ao meio se forem muito grandes

Preaqueça o forno a 180°C. Forre uma assadeira grande e rasa com papel alumínio.
Em uma tigela grande, junte a aveia, os flocos de quinoa, as amêndoas, o gergelim, as raspas de casca de laranja, a noz-moscada, a canela e o sal, misturando bem. Reserve.
Em uma panelinha, junte o mel/agave, o açúcar mascavo, o suco de laranja e azeite e leve ao fogo médio, mexendo, apenas até dissolver o açúcar. Derrame sobre os ingredientes secos e misture bem para incorporar os ingredientes. Espalhe por toda a assadeira preparada formando uma camada homogênea e leve ao forno por 30 minutos – retire do forno e remexa toda a granola com uma espátula de silicone (cuidado para não rasgar o papel alumínio) na metade do tempo, espalhando novamente em uma camada homogênea antes de voltar ao forno – a granola sai do forno ainda molinha e vai ficando crocante conforme esfria. Ao retirar do forno, remexa novamente toda a granola, desgrudando do papel.

Deixe esfriar completamente e junte as cranberries, misturando bem. Guarde em um vidro hermético em temperatura ambiente por até 2 semanas.

Rend: 8-10 porções

3 comments:

karla dani said...

Cozinha em festa, blog e leitores tb!!!

Vi Furrati said...

Granola é uma coisa que não consigo gostar... nem tento fazer mais, acabo não comendo e vai fora =/

cobaiaamiga.com

camila said...

Que bom que você recuperou a vontade de cozinhar! Estava fazendo falta!

Related Posts with Thumbnails