terça-feira, setembro 24, 2019

Torta de espinafre e queijo com massa de centeio

Torta de espinafre e queijo com massa de centeio

Tirei uns dias de férias em julho e foram ótimos para poder descansar (não precisei acordar às 05:30 da manhã, oba!), ver seriado (zerei “The Good Fight”, “Goliath”, “The Night Manager” e comecei “The Good Wife”) e organizar umas coisas em casa. O tanto de louça que tem aqui, minha gente, o tanto de paninho e talher... Eu já não tinha onde colocar mais nada. Precisei dar uma geral, acabei me desfazendo de algumas coisas, mas no final deu tudo certo, com exceção da dor nas costas que me acompanhou por alguns dias depois do sobe-e-desce na escadinha para arrumar armários e estante. #véiafeelings

Organizei também meus livros – e ainda há vários à venda neste link, para quem se interessar – e ao pegar o livro da Amber Rose nas mãos me lembrei de sua maravilhosa massa de centeio e de como havia séculos que eu não fazia uma torta. Planejei logo para o almoço do dia seguinte uma torta de espinafre com queijo e olha, ficou muito gostosa, sem falsa modéstia. Adaptei esta torta aqui – como eu amo alho-poró, vocês não imaginam – e servi a torta com uma salada verde. Fez um sucesso danado lá em casa e olha que meu marido nem é fã de tortas. Quando, ao final da tarde, fui procurar o pedacinho de torta que sobrara do almoço para beliscar só encontrei mesmo a assadeira, já lavada, sobre a pia. :D

Torta de espinafre e queijo com massa de centeio

Torta de espinafre e queijo com massa de centeio
adaptada desta torta maravilhosa, e a massa incrível é da Amber Rose

- xícara medidora de 240ml

Massa (você usará metade na receita; congele a outra por até 3 meses):
120g de farinha de centeio
120g de farinha de trigo
1 colher (chá) de açúcar
½ colher (chá) de sal
175g de manteiga sem sal, gelada e em cubinhos
1 colher (chá) de vinagre de vinho branco
7-8 colheres (sopa) de água bem gelada

Recheio:
½ colher (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de azeite de oliva
1 alho-poró, só a parte mais clara, em fatias finas
200g de espinafre, só faz folhas
sal e pimenta do reino moída na hora
150g de mozarela ralada grosseiramente

Para finalizar a torta:
1 ovo, batido com 1 colher (chá) de água
1 colher (sopa) de pecorino ou parmesão ralado fininho, para polvilhar

Comece pela massa: coloque as farinhas, o sal e o açúcar no processador de alimentos e pulse para combinar. Junte a manteiga e pulse até que a mistura pareça farofa grossa. Junte o vinagre e metade da água e pulse até que uma massa comece a se formar – junte mais água se necessário, mas faça isso aos poucos. Divida a massa em duas partes iguais e forme um disco com cada uma delas. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 1 hora.

Desembrulhe a massa e abra-a com um rolo sobre uma superfície levemente enfarinhada até obter uma forma ovalada de aproximadamente 20x28cm – não se preocupe se a massa ainda estiver se esfarelando um pouco, ela vai se tornando mais homogênea conforme você passar o rolo.
Dobre a massa como se fosse uma carta (leve o terço de baixo até o meio, depois dobre o terço de cima sobre o de baixo). Abra novamente com o rolo formando um oval de 20x28cm e dobre novamente como se fosse uma carta. Abra mais uma vez com o rolo até obter uma forma ovalada de 20x28cm e dobre como uma carta uma última vez. Embrulhe em plástico e leve à geladeira por pelo menos 1 hora ou de um dia para o outro – você vai usar apenas 1 dos discos para a torta de hoje; congele a outra metade da massa.

Prepare o recheio: aqueça a manteiga e o azeite em uma frigideira antiaderente grande. Junte o alho-poró e refogue até perfumar e começar a dourar, mexendo de vez em quando. Acrescente o espinafre, tempere com sal e pimenta do reino e vá refogando até o espinafre começar a murchar. Desligue o fogo e deixe esfriar completamente.

Quando estiver pronto para fazer a torta, coloque cada metade de massa sobre um pedaço de papel manteiga e abra com o rolo até obter um retângulo de aproximadamente 35x22cm. Transfira o papel com a massa para uma forma de beiradas baixas.
Arrume a mozarela no centro da massa, deixando uma beirada de aproximadamente 3cm sem recheio. Espalhe o recheio de espinafre sobre o queijo e, com cuidado, vá dobrando a beirada da massa sobre parte do recheio. Coloque a torta no freezer por 30 minutos – enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180°C.

Pincele a massa da torta com o ovo batido e salpique com o pecorino/parmesão. Asse por 30-35 minutos ou até dourar bem. Sirva imediatamente.

Rend.: 2 porções para 2 pessoas esfomeadas, acompanhadas de salada verde – sobrou uma lasquinha da torta ao final do almoço, que foi devorada fria naquela mesma tarde. :)


2 comentários:

Vi Furrati disse...

Pelo menos estava lavada né... pior quando a gente fica sem o lanchinho e com a louça pra lavar!

cobaiaamiga.com

camila disse...

Fiz outro dia essa receita de massa com recheio rattatuile! Essa massa é mesmo sensacional. Obrigada por nos inspirar :)