sexta-feira, setembro 20, 2019

Bolo mármore de amendoim e chocolate porque o final de semana está chegando

Bolo mármore de amendoim e chocolate

Quem me segue no Instagram sabe que, para mim, sábado é dia de bolo: acho que um bolinho esfriando na bancada tem tudo a ver com final de semana, dias de preguiça, maratonas de série, visita de gente querida. Pingo já está indo pelo mesmo caminho, pois quando vem passar o sábado com a Dedé já pergunta logo se podemos fazer um bolo. :)

Algumas de minhas memórias mais especiais envolvem bolo: minha mãe fazia os bolos mais deliciosos do mundo, foi a primeira coisa que aprendi a fazer na cozinha, e agora meu pequeno feliz com os bolos que faço com ele. Gosta de ajudar, fica impaciente quando o bolo está no forno... Eu o deixo comer bolo quente, não faço aquele terror de dizer que dá dor de barriga – eu mesma amo bolo quente, então comemos juntos. :D

O de hoje fica muito gostoso e úmido, como todo bolo que leva farinha de algum tipo de oleaginosa, e a cobertura seca depois de fria e deixa uma casquinha deliciosa – posto duas fotos para que vocês vejam a diferença.

Final de semana está virando a esquina, espero inspirá-los a deixar um bolo esfriando na bancada, também. xx

Bolo mármore de amendoim e chocolate


Bolo mármore de amendoim e chocolate
adaptado daqui

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
1 ¾ xícaras (245g) de farinha de trigo
1 xícara (100g) de farinha de amendoim
2 ½ colheres (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de sal
1 xícara (225g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente
1 ¼ xícaras (250g) de açúcar cristal ou refinado
4 ovos do tipo grande, temperatura ambiente
1 colher (chá) de extrato de baunilha
¼ xícara (60ml) de leite integral, temperatura ambiente
3 colheres (sopa) de cacau em pó, sem adição de açúcar, dissolvido em 3 colheres (sopa) de água

Cobertura:
½ xícara (120ml) de creme de leite fresco
120g de chocolate amargo, picado ou em gotas
½ colher (sopa) de manteiga sem sal, amolecida

Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma de furo central com capacidade para 10 xícaras de massa (usei uma que comporta 12 xícaras, o bolo não ficou tão alto quanto eu gostaria).
Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha de trigo, a de amendoim, o fermento e o sal. Reserve
Na tigela da batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro e fofo – raspe as laterais e o fundo da tigela algumas vezes durante o preparo da receita. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Junte a baunilha e bata bem.
Com a batedeira em velocidade baixa, adicione os ingredientes secos em 3 adições, alternando com o leite em 2 adições – comece e termine com os ingredientes secos, batendo apenas até incorporar bem.
Divida a massa em duas partes iguais e a uma delas junte o cacau, misturando com uma espátula. Despeje porções das duas massas na forma, intercalando as cores, e depois dê uma misturada de leve com uma faca sem ponta, para criar o efeito marmorizado – não passe a faca nas laterais da forma. Alise a superfície e leve ao forno por cerca de 45 minutos ou até que cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 20 minutos e então desenforme com cuidado. Deixe esfriar completamente.

Faça a cobertura: em uma panelinha, aqueça o creme de leite até que pequenas bolhas se formem nas beiradas (não deixe ferver). Desligue o fogo, acrescente o chocolate e aguarde 1 minuto. Misture bem até obter um creme liso e homogêneo. Incorpore e manteiga. Deixe esfriar por alguns minutos e então derrame sobre o bolo.

Rend.: 8-10 fatias


Um comentário:

Vi Furrati disse...

Que bolo lindo! Faz tempo que não faço um, deu vontade!

cobaiaamiga.com