Wednesday, September 18, 2019

Babka de doce de leite com farofinha de canela

Babka de doce de leite com farofinha de canela

Outro dia, não lembro bem o porquê, estava lembrando desta receita, de como ficou deliciosa, e me deu uma vontade louca de comer doce de leite – há dias em que eu fico bem zoiúda, tudo me dá vontade, se deixar como até a ponta da mesa: são aqueles benditos (ironia mode on) dias de TPM.

Eu não comi doce de leite naquele dia, porque não queria ficar com uma pança gigante, lutei contra a vontade e ela finalmente passou, mas me toquei de que outra receita deliciosa estava perdida no meu pen drive e eu precisava dividir com vocês. Esta babka é fofinha, saborosa e a farofinha de canela combina de maneira perfeita com o sabor do doce de leite – a ideia de colocar noz-moscada na massa veio de um programa de culinária (não me lembro qual) que mostrava os doughnuts da “Dough”- tempos depois estive em NYC e os doughnuts deles são mesmo incríveis.

Babka de doce de leite com farofinha de canela
receita minha

Massa:
2 ½ colheres (chá) de fermento biológico seco
¾ xícara (180ml) de leite integral morno
½ xícara (100g) de açúcar cristal ou refinado
1 pitada de noz-moscada ralada na hora
2 ovos grandes, temperatura ambiente
1 gema grande, temperatura ambiente
3 ½ xícaras + 1 colher (sopa) – 500g – de farinha de trigo comum
1 pitada de sal
½ colher (chá) de extrato de baunilha
½ tablete (100g) de manteiga sem sal, amolecida

Farofinha:
3 colheres (sopa) de açúcar cristal
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo claro – aperte-o na colher na hora de medir
1 colher (chá) de canela em pó
1 pitada de sal
1 xícara (140g) de farinha de trigo
4 ½ colheres (sopa) - 63g - de manteiga sem sal, derretida e fria

Recheio:
1 ¼ xícaras de doce de leite firme

Para pincelar:
1 ovo
1 colher (chá) de água

Comece preparando a massa: na tigela da batedeira planetária, junte o fermento, o leite e 1 colher (chá) do total de açúcar e misture com um garfo. Reserve até espumar. Junte o restante do açúcar, a noz-moscada, os ovos, a gema, a farinha, o sal e a baunilha e bata com a batedeira até obter uma massa lisa, cerca de 5 minutos. Vá acrescentando a manteiga aos poucos, batendo a cada adição. Quando a massa estiver lisa e elástica, cubra com filem plástico e deixe crescer em um lugar morninho, longe de correntes de ar, por cerca de 1 ½ horas, ou até dobrar de volume.

Enquanto isso, prepare a farofinha: em uma tigela média, misture com um batedor de arame os açúcares, a canela, o sal e a farinha. Adicione a manteiga e misture com uma espátula de silicone até que a mistura pareça uma farofa grossa. Leve à geladeira.

Montagem da babka: divida a massa em duas partes iguais. Unte com manteiga duas formas de bolo inglês de 20x12cm. Em uma superfície levemente enfarinhada, abra uma das metades da massa com um rolo até obter um retângulo de aproximadamente 25x40cm, com o lado mais longo virado para você. Espalhe metade do doce de leite sobre a massa uniformemente, deixando uma beirada de 1cm sem recheio. Começando pela parte inferior da massa, enrole como se fosse um rocambole, formando um cilindro.
Vire a massa fazendo com que a emenda fique virada para baixo. Segure as duas pontas da massa, torça-a gentilmente e coloque na forma preparada. Repita o procedimento com a outra metade de massa e recheio. Cubra as babkas com filme plástico e deixe crescer novamente por 1 hora.

Pré-aqueça o forno a 200°C. Coloque o ovo e a água em uma tigelinha e bata ligeiramente com um garfo. Pincele as babkas com a mistura e espalhe sobre elas a farofinha de canela, pressionando levemente com a palma da mão para aderir. Asse por cerca de 30-40 minutos ou até que as babkas estejam bem douradas. Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por cerca de 25 minutos e então desenforme com cuidado sobre a gradinha – fique ciente de que algumas migalhas da cobertura se desprenderão dos pães ao desenformá-los.

Rend.: 2 babkas, que servem cerca de 8 fatias cada

No comments:

Related Posts with Thumbnails