sexta-feira, maio 31, 2019

Granola de laranja e azeite de oliva para um lanchinho gostoso


Granola de laranja e azeite de oliva

O plano de me alimentar melhor inclui, além do pão caseiro e do leite vegetal para o café da manhã, lanchinhos entre refeições menos bagaceiras do que eu andava consumindo nos últimos meses - quem nunca se jogou num pacote de bolacha na hora do desespero, não é mesmo? :D

O meu lanchinho preferido é banana: adoro e acho que é a única fruta que realmente mata a fome – quando como pera ou maçã, por exemplo, minha barriga já está roncando pouco tempo depois. Mas nem sempre a banana está madura e por isso acabo tendo outras opções como plano B – um punhadinho de granola com leite vegetal funciona muito bem, ou se a banana é muito pequenina amasso e polvilho uma colherada de granola sobre ela.

A minha granola preferida é a de chocolate, mas quando consumo cacau e chocolate demais sinto muita dor de cabeça (é um dos alimentos que cortei por causa da minha enxaqueca, junto com café e chás estimulantes), por isso faço outros sabores para dar uma variada. Quem me lê sabe que sou a louca dos cítricos, então divido com vocês hoje a minha granola de laranja e azeite – quando não tenho damasco seco em casa troco por 1 punhado de passas claras.

Granola de laranja e azeite de oliva
receita minha

200g de aveia prensada/ em flocos grossos
raspas da casca de 1 laranja
1 pitada de noz-moscada ralada na hora
1 pitada de sal
¼ xícara (60ml) de mel ou agave
1/3 xícara (80ml) de suco de laranja espremido na hora
2 colheres (sopa) de azeite extra virgem
8 damascos secos cortados em cubinhos

Preaqueça o forno a 180C. Forre uma assadeira grande e rasa com papel alumínio.
Em uma tigela grande, junte a aveia, as raspas de casca de laranja, a noz-moscada e o sal, misturando bem. Reserve.
Em uma panelinha, junte o mel/agave, suco de laranja e azeite e leve ao fogo médio, mexendo, apenas até dissolver bem a mistura. Derrame sobre os ingredientes restantes e misture bem. Espalhe por toda a assadeira preparada formando uma camada homogênea e leve ao forno por 30 – retire do forno e remexa toda a granola com uma espátula de silicone (cuidado para não rasgar o papel alumínio), na metade do tempo, espalhando novamente em uma camada homogênea antes de voltar ao forno – a granola sai do forno ainda molinha e vai ficando crocante conforme esfria. Incorpore o damasco.
Deixe esfriar completamente e guarde em um vidro hermético em temperatura ambiente por até 2 semanas.
Rend: 4-6 porções

2 comentários:

Cristina disse...

Já salvei a receita para experimentar, achei ótima essa adição de laranja.Fiquei me questionando sobre a enxaqueca (a minha),parceira desde meus 13 anos, tenho 50.
Abraço

Patricia Scarpin disse...

Cris, eu tenho enxaqueca desde os 14 anos (tenho 40). Depois de falar com um neuro ele me pediu para cortar algumas coisas da dieta, como chocolate, cacau, café, chás estimulantes (eu tomava baldes de chá mate, preto e verde, hoje tomo só de ervas, como hortelã, camomila e melissa), açúcar (diminuí muito) e gordura. Ah, ele também prescreveu exercícios físicos, diariamente se possível. Isso faz uns dois anos e eu nunca mais tive crise de ir parar no hospital, o que acontecia frequentemente. Beijos!