terça-feira, junho 04, 2019

Muffins de coco e maçã


Muffins de maçã e coco

Quando estava produzindo receitas para o livro uma das minhas favoritas, tanto no resultado quanto na foto, foi a galette de maçã e coco: ficou linda, deliciosa e eu consegui dar um ar outonal à foto, como eu queria.

Nem sempre fazer fotos para o blog é uma diversão, pois há dias em que nada parece funcionar: a luz não está boa, minha criatividade é ZERO para criar a foto, nenhum paninho, louça ou copinho me agrada. Mas a tal galette foi uma delícia de fotografar e também de comer. :D

Pensando naquela combinação de sabores, maçã e coco, criei estes muffins: fofinhos, com uma camadinha crocante de coco por fora e molhadinhos por dentro por causa da maçã ralada. Novamente, maçã e coco ficaram tão bons juntos que tempos depois fiz este bolo invertido, igualmente delicioso. Recomendo que vocês provem logo as três receitas. :D

Muffins de coco e maçã
receita minha

2 xícaras (280g) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (chá) de canela em pó
1 pitada de sal
2/3 xícara (66g) de coco em flocos, sem adição de açúcar
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, derretida e fria
½ xícara (100g) de açúcar demerara
2 ovos grandes, temperatura ambiente
200ml de leite integral, temperatura ambiente
1 colher (chá) de extrato de baunilha
2 maçãs grande (cerca de 200g cada), descascadas e passadas pelo ralador grosso
¼ xícara (25g) de coco em flocos, sem adição de açúcar, para polvilhar sobre os muffins

Preaqueça o forno a 200°C. Forre uma forma de muffins com 12 cavidades com forminhas de papel.

Em uma tigela grande, peneire a farinha de trigo, o fermento, o bicarbonato, a canela e o sal. Incorpore o coco e reserve. Em uma tigela média, junte a manteiga, o açúcar, os ovos, o leite e a baunilha e misture com um garfo. Incorpore a maçã. Despeje sobre os ingredientes secos e misture levemente com o garfo até incorporar, mas sem misturar demais – massa de muffin é empelotada mesmo, se mexer demais os muffins ficarão duros. Divida a massa entre as forminhas e polvilhe o topo de cada muffin com um pouquinho do coco restante, apertando levemente com a mão para que ele grude na massa. Asse por 20-25 minutos ou até que os muffins cresçam e dourem (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma por 5 minutos e então remova os muffins com cuidado, transferindo para uma gradinha. Sirva mornos ou em temperatura ambiente.

Rend.: 12 unidades

2 comentários:

Letrícia disse...

Acho essa combinação de sabores tão inusitada, nunca pensei seriamente nela. Mas vendo alguém em que confio tanto apostar três vezes nela, me sinto tentada a testar.

Foto espetacular, btw.

Beijos!

Anônimo disse...

Sei que nao é o alvo do site, mas você acha que da certo no microondas? É que meu forno quebrou e estou esperando o conserto, mas a vontade de comer bolo de maça é enorme demais pra esperar!!

Obrigada pelas lindas receitas!
Tata.

PS: Suas panquecas de buttermilk sao um dos meus maiores prazeres de fim de semana.