quarta-feira, junho 26, 2019

Bolo de doce de leite


Bolo de doce de leite

Quando estive em Buenos Aires, em setembro de 2016, trouxe alguns vidros de doce de leite de lá – impossível resistir, não?  Poucas semanas depois, minha ex-chefe, tão querida, que voltou para a Suíça no final de 2017, me trouxe mais doce de leite de Buenos Aires. Minha despensa era praticamente o paraíso. :D

Com tanto doce de leite gostoso em casa resolvi fazer esta receita da Delicious Australia e aproveitar para fotografar o bolo no prato lindo da minha querida Cris (cliquem aqui para conhecer o trabalho maravilhoso dela).

O bolo fica super úmido e delicioso. A receita original tem uma calda, mas sinceramente o bolo já é doce o suficiente e só precisa de uma chuvinha de açúcar de confeiteiro para deixá-lo mais bonito.

Bolo de doce de leite

Bolo de doce de leite
um nadinha adaptado da sempre ótima Delicious Australia

- xícara medidora de 240ml

185g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
¾ xícara (130g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
¾ xícara de doce de leite
1 colher (chá) de extrato de baunilha
3 ovos grandes, temperatura ambiente
2 ¼ xícaras (315g) de farinha de trigo
1 ½ colheres (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) de canela em pó
¾ xícara (180ml) de buttermilk*, temperatura ambiente

Preaqueça o forno a 180°C e unte com manteiga e enfarinhe uma forma de furo central com capacidade para 10 xícaras de massa.
Em uma tigela grande, peneire juntos a farinha de trigo, o fermento, o bicarbonato, a canela e o sal. Reserve.
Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar em velocidade média-alta até obter um creme claro – raspe as laterais da tigela com uma espátula de silicone algumas vezes durante todo o preparo do bolo.
Junte o doce de leite e a baunilha, batendo bem. Em seguida, junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição.

Com a batedeira em velocidade baixa, acrescente os ingredientes secos reservados em três adições, alternando com o buttermilk em duas adições (comece e termine com os ingredientes secos). Misture bem com a espátula para que a massa fique homogênea. Despeje na forma preparada e alise a superfície. Leve ao forno por 45-50 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Transfira a forma para uma gradinha e deixe esfriar por 20 minutos. Em seguida, desenforme com cuidado na gradinha e deixe esfriar completamente. Se desejar, polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir.

*para fazer 1 xícara de buttermilk em casa: coloque 1 colher (sopa) de suco de limão em uma xícara medidora de 240ml, complete com leite integral em temperatura ambiente e aguarde 10 minutos para sorar; use a quantidade pedida na receita

Rend.: 8-10 porções

5 comentários:

Letrícia disse...

Que bolo lindo. Quando eu me reencontrar na nova cozinha, quero fazer. Mudei há bem pouquinho tempo e, confesso, estou tendo dificuldades de adaptação. Enfim.

Beijos, querida.

Leda calfat disse...

Olá querida Patrícia , como estou feliz por você estar de volta com suas delícias!! Esse bolo deve ser o máximo vou fazer e te conto bjsss

Luciana Garrdargi disse...

Patrícia linda , o buttermilk vc faz ou usou comprado ???

Anônimo disse...

Fiz e amei! Aliás, todos que comeram elogiaram e queriam saber como eu fiz. Obrigada por compartilhar.

Aline disse...

Fiz essa receita para fazer bolo em camadas. Ficou perfeito!!! 3 camadas, recheio de doce de leite com Coco e muita canela!