Thursday, July 11, 2019

Espaguete com molho de berinjela e escarola


Espaguete com molho de berinjela e escarola

Cresci em uma casa em que se comiam vegetais todos os dias, em todas as refeições: minha mãe sempre fez questão disso e minha avó, depois dela, também. Acostumada com variedade desde pequena nunca achei estranho o picante da rúcula ou o amargo do almeirão – são sabores com os quais sempre convivi e de gosto muito.

A receita de hoje é inspirada na pasta alla Norma, que até já postei aqui, entretanto sai a ricota e entra a escarola para dar um toque diferente ao macarrão - nem todo mundo gosta de escarola, mas eu adoro. Também não resisto a receitas com berinjela e sempre quero usar o ingrediente das mais variadas formas, e qualquer coisa mistura a macarrão é sucesso quase certo.

Espaguete com molho de berinjela e escarola
receita minha

3 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
2 berinjelas pequenas (400g no total), em cubos de 2cm
½ cebola grande, picadinha
2 dentes de alho grandes, picadinhos
1 colher (sopa) de extrato de tomate
¼ xícara (60ml) de vinho tinto seco
1 garrafa de passata (690g)
½ xícara (120ml) de água
sal e pimenta do reino moída na hora
1 colher (sopa) de açúcar
2 folhas de louro
1 pé de escarola, só as folhas (100g no total depois de limpo), rasgadas com as mãos
1 punhado de folhas de manjericão fresco
400g de espaguete
parmesão ou pecorino ralados, para servir

Comece pelo molho: aqueça metade do azeite em uma panela grande. Doure os cubos de berinjela no azeite até murcharem levemente (se a sua panela não for grande o suficiente, trabalhe em etapas). Transfira um prato. Acrescente o restante do azeite à panela e refogue a cebola até que ela fique transparente, cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando. Junte o alho e refogue somente até perfumar, 1 minuto – não deixe o alho queimar ou vai amargar a receita. Acrescente o extrato de tomate e cozinhe por 2 minutos, misturando bem. Junte o vinho e cozinhe por mais 1 minuto. Junte a passata e a água, tempere com sal e pimenta, junte o açúcar, as berinjelas e o louro e misture bem. Deixe cozinhar em fogo brando por 30-40 minutos, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Ao final, acrescente a escarola e o manjericão, misture bem para murchá-los e retire do fogo.

No final do tempo de cozimento do molho, cozinhe o macarrão em bastante água salgada até que fique al dente. Escorra. Incorpore ao molho, misturando bem. Sirva imediatamente polvilhado com parmesão ou pecorino.

Rend.: 4-5 porções

No comments:

Related Posts with Thumbnails