quinta-feira, agosto 08, 2019

Palitos de polenta com espinafre e gorgonzola


Palitos de polenta e espinafre com gorgonzola

Ter me tornado intolerante à lactose anos atrás foi uma paulada: eu amo queijo, de tudo quanto é tipo, aliás, de acordo com o João quanto mais fedido o queijo, mais eu gosto. :D

Quando bolava receitas para o livro geralmente havia algum queijo envolvido nelas, porque tudo fica mais gostoso com queijo, né, meus amores? Gorgonzola é um dos meus favoritos, então sempre que dava eu já ia logo botando o danado pra jogo, deixando tudo mais fedido, opa, quero dizer, gostoso. :D Teve risoto, torta, grissini e barquinha de abobrinha, tudo “perfumado” de gorgonzola. E teve também estes palitos de polenta, adaptados nos que postei há anos e que sempre repetia em casa.

Que a minha musa Donna Hay me perdoe, mas os meus palitos de polenta ficaram mais gostosos do que os dela. ;)

Aproveito para lembrá-los de que ainda tenho livros ótimos à venda – se estiver interessado, clique aqui.

Palitos de polenta com espinafre e gorgonzola

- xícara medidora de 240ml

3 xícaras (720ml) de caldo de legumes
1 xícara (175g) de polenta instantânea
75g de gorgonzola, esmigalhado ou ralado grosseiramente
1 xícara (75g) de folhas de espinafre fresco – aperte beeeem na xícara na hora de medir
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
sal e pimenta do reino moída na hora
óleo de canola, para pincelar

Unte com o óleo uma forma quadrada de 20cm. Reserve.
Coloque o caldo em uma panela grande e leve ao fogo médio até começar a ferver. Aos poucos, junte a polenta, mexendo sempre por 2-3 minutos. Retire do fogo e junte o gorgonzola, o espinafre, a manteiga, o sal e a pimenta e misture para incorporar. Espalhe a mistura na forma preparada e aperte para moldar a polenta. Leve à geladeira até firmar, cerca de 1 hora.

Pré-aqueça o forno a 200°C. Forre uma assadeira grande, de beiradas baixas, com papel alumínio e pincele-o levemente com óleo.
Retire a polenta da forma e corte em palitos grossos. Arrume-os na forma preparada, deixando 1cm de distância entre eles. Asse por 20 minutos, vire-os com cuidado e asse por mais 20 minutos ou até que dourem e fiquem crocantes por fora.
Sirva imediatamente

Rend: 4-5 porções

Um comentário:

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Deve ser uma delicia.

Beijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2019/08/de-volta-e-um-arroz-trapalhao.html