Wednesday, August 28, 2019

Bolo de iogurte, limão siciliano e alecrim e o meu obrigada


Bolo de iogurte, limão siciliano e alecrim

Obrigada a todas as leitoras incríveis que comentaram no meu último post, me mandaram e-mails e mensagens no Instagram: adorei saber um pouquinho da rotina culinária de vocês e amei as sugestões e ideias. Não me sinto mais tão solitária nesta busca de equilíbrio entre um trabalho que demanda demais, falta de tempo e vontade de comer comida boa. Obrigada por me compartilhar comigo um pedacinho da vida de vocês: fico feliz demais e agradecida com esta troca maravilhosa que temos por causa do blog. <3


O bolo de hoje é receita antiga, esquecida no caderninho. Dei de cara com as fotos no pen drive enquanto procurava uma receita para postar e me lembrei que adorei o resultado: macio, perfumado, saboroso. Confesso que não sou uma fã ferrenha de alecrim, acho o sabor um pouco potente demais, e minha erva favorita é mesmo o tomilho, que uso em tudo, inclusive neste bolo que é um dos meus favoritos da vida, receita do Nigel Slater, mas no bolo de hoje o alecrim combinou muito bem com sabor do limão siciliano. Recomendo para quem gosta de sair um pouco do óbvio e provar novas combinações de sabores.

Bolo de iogurte, limão siciliano e alecrim
um nadinha adaptado do lindo blog da Bree

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
1 ½ xícaras (210g) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de sal
1 xícara (200g) de açúcar cristal ou refinado
raspas da casca de 2 limões sicilianos pequenos, o 1 grandão
¾ xícara (170g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente
3 ovos, temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de suco de limão siciliano
1 colher (chá) de extrato de baunilha
½ xícara de iogurte natural integral
½ colher (sopa) de folhas de alecrim fresco picadinhas – pique, depois meça

Glacê:
¾ xícara (105g) de açúcar de confeiteiro peneirado – meça, depois peneire
1-2 colheres (sopa) de suco de limão siciliano
1 galhinho de alecrim fresco, para decorar - opcional

Preaqueça o forno a 180C. Unte com manteiga uma forma de bolo inglês com capacidade para 6 xícaras de massa, forre-a com papel manteiga deixando sobras em dois lados opostos, para facilitar na hora de desenformar o bolo. Unte o papel também.
Em uma tigela média misture com um batedor de arame a farinha, o fermento e o sal. Reserve.

Na tigela da batedeira, junte o açúcar e as raspas de limão e esfregue com as pontas dos dedos até o açúcar ficar aromatizado. Junte a manteiga e então bata em velocidade média-alta por 3-4 minutos ou até a mistura ficar clara e fofa – raspe as laterais da tigela com uma espátula de silicone algumas vezes durante todo o preparo da receita. Acrescente os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Junte o suco de limão, a baunilha e o alecrim e bata para incorporar.
Com a batedeira em velocidade baixa, junte os ingredientes secos em três adições, alternando com o iogurte em duas adições. Bata somente até incorporar – não bata demais para não desenvolver o glúten da farinha ou o bolo ficará duro e seco. Despeje a massa na forma preparada e alise a superfície. Leve ao forno por cerca de 45 minutos ou até que cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma por 15 minutos e então desenforme, usando as alças de papel, e transfira para uma gradinha. Deixe esfriar completamente.

Enquanto isso, faça o glacê: misture o açúcar e o suco de limão em uma tigelinha, acrescentando o suco aos poucos até obter a textura do glacê desejada. Espalhe sobre o bolo já completamente fio. Decore com o raminho de alecrim se desejar.

Rend.: 8-10 fatias

2 comments:

Virgínia said...

Fiz com limão cravo. Ficou tão bom que acabou no primeiro café!
Obrigada por compartilhar essas delícias!

margadille said...

Amei a receita !! Isso que na hora de fazer ao invés de colocar 1/2 colher de alecrim picado, eu coloquei 2 colheres. Acho que farei sempre com 2, porque ficou muuuiiito bom. bj

Related Posts with Thumbnails