sexta-feira, janeiro 31, 2014

Bolo de limão siciliano e tomilho, outro seriado e estar errada sobre as coisas

English version

Lemon and thyme cake / Bolo de limão siciliano e tomilho

Com o fim de “Breaking Bad” achei que demoraria um tempão até viciar em um seriado de TV novamente, mas a qualidade de alguns dramas é tanta que logo arrumei outros vícios. Achei “Rectify” maravilhosa, mas com seis episódios apenas eu terminei de ver a série num instante. Fiz uma pausa para assistir a alguns filmes indicados ao Oscar deste ano e então comecei a ver “Masters of Sex” – quando estava em NYC setembro passado a cidade inteira estava tomada por propagandas de três programas de TV: “The Blacklist”, “Masters of Sex” e “Mom” – fiquei curiosa. Eu e meu marido adoramos a saga de Raymond Reddington, entretanto achei “Mom” pobre e ofensivo – devo estar ficando velha mesmo porque não consigo achar um pingo de graça na ideia de uma adolescente grávida.

Portanto, escolhi “Masters of Sex” e descobri que é um dos melhores seriados já produzidos, com roteiro e atuações em um nível bastante alto e um assunto interessante para arrematar. Eu já sabia o quão talentoso Michael Sheen é – algo confirmado novamente pela série –, por isso a surpresa foi Lizzy Kaplan: eu já a tinha visto em “A Ressaca” – nada de mais – e fiquei boba com sua atuação (sem contar que a mulher é lindíssima).

Geralmente fujo de bolos com ervas – especialmente alecrim, que acho forte demais – mas quando vi Nigel Slater preparar este bolo decidi experimentar: na manhã seguinte ao programa eu estava na cozinha, fazendo a receita dele e perfumando o apartamento todo com limão siciliano e tomilho. O bolo ficou uma delícia e bem molhadinho, e o tomilho dá uma dimensão diferente ao sabor do limão sem ficar com gosto da erva propriamente dita.

Não me importo de estar errada sobre coisas quando o resultado é bom: demorei quase nada para sobreviver ao final de “Breaking Bad” e quero fazer este bolo do Nigel todo final de semana. :)

Bolo de limão siciliano e tomilho
um nadinha adaptado do sempre fantástico Nigel Slater

Bolo:
100g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
100g de farinha de amêndoa
1 colher (chá) de folhas de tomilho fresco – aperte-as na colher na hora de medir
200g de açúcar cristal
200g de manteiga sem sal, amolecida
raspas da casca de 2 limões sicilianos grandes
4 ovos
½ colher (chá) de extrato de baunilha

Calda:
4 colheres (sopa) de açúcar cristal
o suco dos 2 limões usados no bolo
½ colher (chá) de folhas de tomilho fresco - aperte-as na colher na hora de medir

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma de bolo inglês de 900g, forre-a com papel manteiga e unte o papel também.
Bolo: em uma tigela média, peneire a farinha de trigo, o fermento e o sal, e então misture a farinha de amêndoa. Reserve.
Usando um pilãozinho, soque as folhas de tomilho com parte do açúcar até moê-las completamente e o açúcar ficar verdinho e perfumado. Na batedeira, bata a manteiga, o açúcar aromatizado, o restante do açúcar e as raspas de limão siciliano até obter um creme claro e fofo. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Raspe as laterais da tigela ocasionalmente. Acrescente a baunilha. Em velocidade baixa, junte os ingredientes secos aos poucos.
Transfira a massa para a forma preparada e asse por cerca de 45 minutos, ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito).

Quando o bolo estiver quase pronto, faça a calda: em uma panelinha, junte o açúcar e o suco de limão. Leve ao fogo médio, mexendo, até o açúcar dissolver. Junte as folhas de tomilho e ferva por 1 minuto. Retire do fogo.
Assim que o bolo sair do forno faça furinhos em toda a sua extensão usando um palito de dentes. Aos poucos, despeje a calda sobre o bolo, aguardando cada porção ser absorvida antes de derramar mais calda. Deixe esfriar completamente antes de desenformar e servir.

Rend.: 6-8 porções

5 comentários:

Tati Candeias disse...

Oi Pat querida
tenho os dois em casa, que lindeza! amanhã cedim um bolinho quente e maravilhoso!

Bjos Pat e um bom final de semana! lindo e cheio de sol!!!!

FernandaMCM disse...

Olá Patrícia,tudo bem? Adoro tomilho, uso muito, tenho plantado aqui em casa mas confesso que nunca o imaginei em uma preparação que não fosse salgada. Deve ficar ótimo!! Por falar em séries, estou seguindo a recém estreada "True Detective", eu e meu marido estamos viciados!! Eu não assisti (ainda), mas meu marido tem a mesma opinião que a sua sobre "Breaking Bad". Abraço. Fernanda

Patricia Scarpin disse...

Tati, espero que vc goste da receita!
Beijão!

Fernanda, tudo bem, sim, e vc?
Eu tb tenho um vasinho de tomilho, não vivo sem! Uso toda semana para deixar o molho de tomate mais gostoso.
Ah, vou atrás desta série, outras pessoas já me disseram que é bacana!
Bj!

Sofia disse...

vê the lizzie bennet diaries! é uma serie do youtube com episodios curtinhos e que conta meio que uma versao atual de orgulho e preeconceito! eu vi e fiquei viciada ahaahahah

Coisas de Ceci disse...

Patrícia,a farinha de amêndoas vou substituir pela farinha de castanhas dará um sabor diferente mas vou tentar! Faço um de limão com alecrim,fica de-li-ci-o-so.