quarta-feira, junho 19, 2019

Galette de abobrinha, cebola e queijo com massa de azeite

Galette de abobrinha, cebola e queijo com massa de azeite

Falei para vocês outro dia de como fiquei feliz com a foto da galette de maçã e coco, lembram? Pra ser sincera, galettes são tão bonitas que eu adoro fotografá-las – e comê-las também. :D A de aspargos com massa de fubá é o meu xodó: tão linda e tão deliciosa.

A de hoje é salgada e a inspiração para ela foi a abobrinha amarela que encontrei em uma feira muito tempo atrás e que rendeu também este macarrão delicioso. Como a combinação abobrinha + cebola roxa funcionou deliciosamente no macarrão, repeti a dose na galette, dando uma incrementada com queijo Canastra, ingrediente que adoro.

Eu lhes contei que diminuí o consumo de lácteos, mas de vez em quando eu me permito e me esbaldo, apesar de depois ficar parecendo a grávida de Taubaté, mesmo tomando lactase. :D

A massa de azeite é uma delícia e eu recomendo vocês usarem a receita mesmo com outros recheios – aposto que vão gostar.

Galette de abobrinha, cebola e queijo com massa de azeite
receita minha

Massa:
1 ½ xícaras (210g) de farinha de trigo
½ xícara (70g) de farinha de trigo integral
½ colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de parmesão ralado fininho
1 ovo grande
1/3 xícara (80ml) de azeite de oliva extra virgem
¼ xícara (60ml) de água gelada

Recheio:
1 ½ colheres (sopa) de manteiga sem sal
½ colher (sopa) de azeite de oliva extra virgem
2 cebolas roxas médias, cortadas em meias-luas
½ colher (chá) de sal
pimenta do reino moída na hora
½ colher (sopa) de açúcar mascavo – aperte-o na colher na hora de medir
1/3 xícara (75g) de cream cheese, temperatura ambiente
¾ xícara de queijo Canastra ralado no ralador grosso (60g), uso dividido – rale, depois meça
3 colheres (sopa) de salsinha picada
1 abobrinha grande (400g), em fatias de 3mm de espessura – eu usei a amarela para a torta da foto porque é linda, mas já fiz a receita com a comum e fica muito boa também

Para pincelar:
1 ovo, batido com 1 colher (chá) de água fria

Em uma tigela grande, misture com um batedor de arame as farinhas, o sal e o parmesão. Em uma tigelinha, misture bem com um garfo o ovo, o azeite e a água gelada. Despeje sobre os ingredientes secos e misture até que uma massa comece a se formar. Faça uma bola com a massa, achate até formar um disco e embrulhe em filme plástico. Leve à geladeira por 1 hora.

Enquanto isso, prepare o recheio: em uma frigideira antiaderente grande, aqueça a manteiga e o azeite (o azeite vai impedir que a manteiga queime). Baixe o fogo para o mínimo, junte as cebolas, tempere com o sal e a pimenta, junte o açúcar e vá refogando, mexendo algumas vezes, até que a cebola fique caramelizada. Transfira para uma tigela ou prato e deixe esfriar completamente. Em uma tigela, misture o cream cheese com ½ xícara (40g) do queijo Canastra. Tempere com sal e pimenta, junte a salsinha e misture. Reserve fora da geladeira – se o cream cheese estiver gelado fica difícil espalhar de maneira uniforme.

Pré-aqueça o forno a 200°C. Transfira o disco de massa para um pedaço grande de papel manteiga. Cubra com outro pedaço de papel e vá abrindo a massa com um rolo, até obter um oval de aproximadamente 40x30cm. Espalhe a mistura de cream cheese sobre a massa, deixando uma borda de cerca de 4cm. Espalhe as cebolas já frias sobre o cream cheese e então arrume as fatias de abobrinha sobre as cebolas de uma maneira bem bonita. Com cuidado, vá dobrando a massa da beirada sobre parte do recheio. Pincele a massa com o ovo batido, salpique as abobrinhas com um pouquinho de pimenta do reino, em seguida salpique o queijo restante sobre toda a torta. Leve ao forno por 35-40 minutos ou até que doure bem. Sirva quente ou morna.

Rend.: 4 porções, servidas com salada ou como entradinha


4 comentários:

Unknown disse...

A abobrinha não solta muita água?

Patricia Scarpin disse...

Neste caso não, por isso tem que cortar bem fininha.

CRISTIANE LARA disse...

Oi Patricia, tudo bem ? "Grávida de Taubaté" é ótimo ! hehe... Que receita mais deliciosa e linda ! Fique bem ! Bjs ;)

Leila disse...

Talvez, a técnica de um pouquinho de sal sobre a abobrinha fatiada ajude a drenar os líquidos, igual como fazemos com berinjela