Tuesday, June 18, 2019

Almôndegas veganas de berinjela, abobrinha e grão de bico


Almôndegas veganas de berinjela, abobrinha e grão de bico

Quem visita o blog sabe que não sou vegana, mas há dias em que faço refeições sem nada de origem animal e a comida fica muito gostosa. Depois do problema da intolerância à lactose diminuí muito os lácteos e algumas variações veganas me salvam a vida, como o leite e a ricota de castanhas, o iogurte de leite de coco... São meus aliados.

Faço estas almôndegas quase que mensalmente há mais de um ano: são deliciosas e duram um bom tempo no freezer. Há dias em que as levo de marmita para o trabalho acompanhadas de arroz integral e salada e fico saciada a tarde toda. Também ficam ótimas com molho de tomate para acompanhar macarrão. A receita é da Laura Wright e há outras várias receitas boas no blog dela – recomendo a leitura para quem entende inglês.

Almôndegas veganas de berinjela, abobrinha e grão de bico

Almôndegas veganas de berinjela, abobrinha e grão de bico
levemente adaptadas do lindo The First Mess

1 colher (sopa) + 1 colher (chá) de azeite de oliva
1 berinjela grande (350g), em cubos de 1,5cm
1 abobrinha grande (400g), em cubos de 1,5cm
1 dente de alho grande, picadinho
1 lata de grão de bico, escorrida (peso drenado: 200g)
2 colheres (sopa) de tahine
3 colheres (sopa) de folhas de salsinha picadas – pique, depois meça
¼ xícara de salsinha picada
raspas da casca de 1 limão taiti
2 colheres (chá) de suco de limão taiti
1 xícara de farelo de pão (não use farinha de rosca comprada pronta, ela resseca a receita)
½ xícara de aveia em flocos grossos
2 colheres (chá) de sumac
sal e pimenta do reino moída na hora

Para empanar as almôndegas:
1 ½ xícaras de farelo de pão

Aqueça 1 colher (sopa) do azeite em uma frigideira antiaderente grande em fogo médio – eu uso a wok, pois assim não sai voando legume pelo fogão quando preciso mexer o refogado; caso não tenha uma frigideira grande o suficiente, prepare os legumes em etapas. Junte a berinjela e a abobrinha e refogue por uns 10 minutos, mexendo algumas vezes para não queimar, até que elas estejam macias. Empurre os legumes para as beiradas da frigideira, regue o centro da panela com o azeite restante e nele refogue o alho por 1 minuto, ou até perfumar. Misture o alho com os legumes na panela, retire do fogo e deixe esfriar. Transfira para o processador de alimentos e junte todos os outros ingredientes. Processe até obter uma mistura macia, mas não muito mole – se precisar, junte um pouquinho mais de farelo de pão. Leve a mistura à geladeira por 30-40 minutos para firmar – assim ficará mais fácil modelar as bolinhas. Com as palmas das mãos levemente úmidas, forme bolinhas com a massa (ela é molinha mesmo, mas dá para moldar) usando 2 colheres (sopa) de massa por almôndega.

Se for consumir na hora, passe as almôndegas pelo farelo de pão extra e então as transfira para uma assadeira forrada com papel alumínio pincelado com azeite. Leve ao forno a 200°C por 30 minutos, virando as almôndegas com cuidado na metade do cozimento. Se preferir, congele em aberto (sem passar pelo farelo de pão) e depois transfira para saquinhos. As almôndegas duram até 3 meses no freezer.

Rend.: cerca de 28 unidades

4 comments:

Letrícia said...

Vou fazer com certeza. De uns tempos para cá, parei de comer carne (espontaneamente - acordei numa manhã de março sem querer carnes e não comi mais). Tô precisando ampliar meu repertório! Beijos!

Mari said...

Eu tô rindo sozinha de mim mesma. Estava no meu feedly, vi um post novo da Laura e apertei o "x". Ai vi seu post e cliquei automaticamente, já que nunca perco nadinha que você posta aqui. Enquanto o post abria, fiquei já achando engraçado... "são duas receitas veganas, porque ignorei a da Laura e não da Patricia?". E não é que era, no fim das contas, tudo da Laura? hahahaha Oh, mundo. Porque tão ironico??

Syd said...



Linda essa panela posso saber a marca? Ou aonde comprar?

Patricia Scarpin said...

Syd, eu comprei em Buenos Aires, nem tem marca... :)

Related Posts with Thumbnails