Wednesday, August 30, 2017

Galette de coco e maçã - coco, de novo :)

English version

Coconut apple coconut galette / Galette de coco e maçã

Apesar de ser um ingrediente/sabor controverso, adoro coco e quando ainda trabalhava no projeto do livro tentei incluí-lo em tudo quanto era tipo de receita – consegui resultados deliciosos e ainda saiu bem mais em conta do que o meu frenesi de limão siciliano. :)

Fiz muffins, bolos, crumbles, picolés e biscoitos com coco e quero muito dividir as receitas com vocês: hoje lhes trago uma galette e nela substituí parte da farinha de trigo por coco ralado na massa. Combinei a massa de coco com maçãs e adicionei um toque de limão taiti (tanto o suco quanto as raspas da casca) e de canela – a torta ficou saborosa e perfumada.

Esta galette é incrível tanto morna quanto em temperatura ambiente, mas lhes imploro que a provem morna com sorvete de baunilha – é simplesmente divina.

Galette de coco e maçã
receita minha

- xícara medidora de 240ml

Massa:
1 ¾ xícaras (245g) de farinha de trigo comum
1/3 xícara (33g) de coco ralado, sem adição de açúcar
2 colheres (sopa) de açúcar cristal
1 pitada de sal
¾ xícara (170g) de manteiga sem sal, gelada e em cubinhos
1/3 xícara (80ml) de água gelada

Recheio:
4 maçãs Granny Smith (cerca de 700g), descascadas, sem os miolos e sementes, cortadas ao meio e então em fatias finas
¼ xícara (50g) de açúcar cristal
raspas da casca de 1 limão taiti
suco de ½ limão taiti
½ colher (chá) de canela em pó

Para pincelar a massa:
1 gema + 1 colher (chá) de leite integral em temperatura ambiente, bem batidos com um garfo em uma tigelinha

Comece preparando a massa: no processador de alimentos, pulse a farinha, o coco, o açúcar e o sal até combiná-los bem. Junte a manteiga e pulse algumas vezes até que a mistura pareça farofa grossa. Com o processador ligado, junte a água aos poucos, somente até que uma massa se forme. Forme uma bola com a massa, embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 1 hora.

Preaqueça o forno a 200°C. Coloque a massa no centro de um pedaço grande de papel manteiga, cubra com outro pedaço grande de papel e abra a massa com um rolo até obter um círculo de 30cm de diâmetro – se necessário, enfarinhe levemente a massa para que o papel não grude, mas não exagere para que a massa não fique seca e dura.
Deslize o papel com a massa para uma assadeira grande e rasa e remova o papel posto em cima da massa.
Coloque as maçãs em uma tigela com o açúcar, as raspas e o suco de limão e a canela e misture. Arrume as fatias no centro da massa como desejar – eu prefiro arrumar uma fatia ao lado da outra, assim o ar quente do forno circula melhor entre as porções de fruta e a torta assa de maneira mais uniforme.

Com cuidado, vá dobrando a massa da beirada sobre parte do recheio. Pincele a massa com o ovo batido com leite e asse por cerca de 40 minutos ou até que a massa fique dourada. Sirva a galette morna ou em temperatura ambiente.

Rend.: 6-8 porções

2 comments:

Roberta said...

Deve ter ficado deliciosa, me deu muita vontade de tentar fazer. E olha que eu não sou muito fã de torta de frutas... :) Quando fizer eu te conto.
Beijos!

Doce Alemanha said...

Olá Patricia!

Faz um tempo (desde 2014) que acompanho teu blog e sempre achei muito lindas e apetitosas tuas receitas, mas nunca tinha feito nenhuma delas...até semana passada. Testei essa maravilhosa galette de coco e maçã e é de fato divina! Essa massa com coco é fantástica, deu um sabor super especial! Obrigada por compartilhar! Abraço.

Related Posts with Thumbnails