Tuesday, August 29, 2017

Waffles de laranja e azeite de oliva

English version

Orange olive oil waffles / Waffles de laranja e azeite de oliva

Não faço waffles sempre, pois meu marido não gosta e sou obrigada a comer toda a leva so-zi-nha; :) mesmo assim, estou sempre interessada em novos sabores de waffles e coberturas com as quais posso servi-los. Um pouco de pesquisa me levou ao fato de que o segredo para waffles mais crocantes por fora e macios por dentro era usar óleo em vez de manteiga, e a substituição realmente funciona.

Agora que não posso mais comer laticínios convencionais tenho feito meus waffles como os que lhes trago hoje, com azeite de oliva ou óleo e leite sem lactose. Entretanto, quem preferir o sabor da manteiga à textura crocante pode usar manteiga derretida no lugar do azeite, nas mesmas proporções.

Sou louca pela combinação de laranja com mirtilos – uma das minhas favoritas – por isso lhes digo que estes waffles ficam deliciosos servidos com a geleia de mirtilos feita no forno que postei há alguns anos. Dá para fazer a geleia usando mirtilos congelados, desde que já estejam descongelados – nem sempre os frescos estão disponíveis, e muitas vezes o preço também não ajuda. :D

Waffles de laranja e azeite de oliva
receita minha

2 colheres (sopa) de açúcar cristal
raspas da casca de 1 laranja grande
1 ¼ xícaras (175g) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
1 ovo grande
¼ xícara (60ml) de azeite de oliva extra virgem
¾ xícara (180ml) de leite integral, temperatura ambiente
½ colher (chá) de extrato de baunilha

Em uma tigela média, misture o açúcar e as raspas de laranja e esfregue-os juntos com as pontas dos dedos até aromatizar o açúcar. Junte a farinha, o fermento e o sal e misture com um batedor de arame. Reserve.
Em uma tigela pequena, misture com um batedor de arame o ovo, o azeite, o leite e a baunilha. Verta os líquidos sobre os ingredientes secos e misture somente até incorporar – não misture demais.

Preaqueça a máquina de waffle. Cozinhe porções de massa por vez, até que cada waffle doure - siga as instruções do fabricante. Sirva com mel, melado ou com o que preferir.

Rend.: 5-6 waffles

2 comments:

São Ribeiro said...

Gosto tanto e por acaso uso manteiga mas da proxima vou experimentar assim.
Ficaram uma maravilha.

mariana Z. said...

Que interessante saber do óleo, Pat. Vou tentar na próxima. Aqui o André também não vê graça em waffles, então só faço quando o Theo, meu sobrinho, vem dormir conosco. Eu acho uma comida divertida :)

Related Posts with Thumbnails