Monday, August 21, 2017

Sopa de tomates assados e lentilha vermelha e pés congelados

English version

Roasted tomato and red lentil soup / Sopa de tomates assados e lentilha vermelha

Uma das razões pelas quais o meu amor pelo inverno tem diminuído consideravelmente é o fato de que pelo menos aqui em São Paulo não estamos preparados para os dias mais frios: não há aquecimento na maioria das casas e apartamentos, lojas e restaurantes – passamos frio tanto do lado de fora quanto do lado de dentro. Tomar banho é um pesadelo, trocar de roupa é outro. :S

Enquanto digito esta receita em um domingo frio, com uma xícara de chá pelando ao meu lado, meus pés estão enfiados em dois pares de meias grossas e ainda assim parecem duas pedras de gelo. Fico aqui sonhando com dias de clima mais gostoso, e enquanto isso não vem faço sopa – a de hoje é simples, deliciosa e o calor do forno transforma os tomates em um tesouro, mesmo se eles não estiverem em seus melhores dias, e a lentilha torna a sopa mais espessa e completa.

Sopa de tomates assados e lentilha vermelha
receita minha

- xícara medidora de 240ml

Para os tomates assados:
8 tomates italianos maduros, cortados ao meio no sentido do comprimento
1 colher (sopa) de azeite de oliva extra virgem
sal e pimenta do reino moída na hora
3 galhinhos de orégano fresco
2 folhas de louro

Para a sopa:
1 ½ colheres (sopa) de manteiga sem sal
½ colher (chá) de azeite de oliva extra virgem
1 alho-poró grande, somente a parte clara, em fatias fininhas
1 dente de alho grande, amassado e picadinho
3 xícaras (720ml) de caldo de legumes, quente
sal e pimenta do reino moída na hora
½ xícara (100g) de lentilha vermelha seca

Preaqueça o forno a 200°C. Forre uma assadeira grande e rasa com papel alumínio.
Arrume os tomates sobre o papel com o lado cortado para cima. Regue com o azeite e salpique com o sal e a pimenta. Arrume os galhinhos de orégano e as folhas de louro sobre os tomates e leve ao forno por 40 minutos ou até que os tomates fiquem bem macios. Retire do forno e descarte o orégano e o louro.

Sopa: em uma panela grande, derreta a manteiga e o azeite em fogo médio-alto. Junte o alho-poró e refogue, misturando algumas vezes, até que amacie, cerca de 5 minutos. Junte o alho e refogue por 1 minuto, somente até perfumar. Junte o tomate e todos os sucos que ficaram na assadeira, juntamente com o caldo de legumes, e bata tudo com um mixer até obter uma sopa lisa. Junte as lentilhas e cozinhe até que amaciem, cerca de 10 minutos – a sopa vai ficar mais espessa. Cheque o tempero e sirva.

Rend.: 4-6 porções

No comments:

Related Posts with Thumbnails