quarta-feira, agosto 16, 2017

Pãezinhos de coco e creme azedo (sour cream) e sabores que dividem as pessoas

English version

Coconut sour cream buns / Pãezinhos de coco e creme azedo (sour cream)

Eu achava que era a louca dos doces até começar a trabalhar no meu emprego atual, dois anos atrás: meus colegas de escritório são viciados em tudo quanto é tipo de doce, e sendo uma empresa suíça vocês podem imaginar a quantidade absurda de chocolate que chega pra gente sempre que alguém vem ou volta da matriz para cá. :)

Um dos executivos mantém um vidro de doces na mesa dele e todos podem se servir quando bate aquela vontade de comer um docinho. Quem viaja também contribui com o estoque de doces, o que acho bem bacana e generoso. Semana passada tivemos um debate sobre sabores por causa do tal vidro: minha chefe foi pegar um chocolate e como ela não fala português alertei-a de que os bombons eram recheados de coco. Ela me disse que ama coco, no que alguém respondeu que eca, odeia coco, e mais alguém disse que ama coco, e assim foi – ela então disse que coco é um daqueles sabores que dividem as pessoas: ou amam ou odeiam – como o coentro. :)

Sou parte do fã-clube do coco e adoro em tudo, até em preparações salgadas. Por isso fiquei um tempo querendo fazer pãezinhos de coco que levassem o ingrediente na massa e no recheio, e que também fossem bem macios, quase um briochinho. Fiz esta receita algumas vezes e fiquei feliz com resultado, por isso divido com vocês agora – os pãezinhos ficaram uma delícia e incrivelmente macios por causa da combinação de manteiga e creme azedo na massa.

Pãezinhos de coco e creme azedo (sour cream)
receita minha

- xícara medidora de 240ml

Massa:
2 ¼ colheres (chá) de fermento biológico seco
¼ xícara (50g) de açúcar cristal
½ xícara (120ml) de água morna
½ xícara (120ml) de creme azedo (sour cream)*
1 gema de ovo grande
2 ½ xícaras (350g) de farinha de trigo comum
1 pitada de sal
1/3 xícara (33g) de coco ralado sem adição de açúcar
½ colher (chá) de extrato de baunilha
¼ xícara (56g) de manteiga sem sal, bem molinha

Recheio:
¼ xícara (56g) de manteiga sem sal, bem molinha
2/3 xícara (66g) de coco em flocos sem adição de açúcar
4 colheres (sopa) de açúcar demerara (para dar mais textura; caso prefira, use o granulado)

Para pincelar e polvilhar os pãezinhos:
1 ovo + 1 colher (chá) de água, batidos com um garfo
3 colheres (sopa) de coco em flocos sem adição de açúcar

Comece preparando a massa: na tigela grande da batedeira planetária (você vai usar o batedor para massas pesadas), junte o fermento biológico, 1 pitada do açúcar e a água. Misture com um garfo e reserve até espumar, cerca de 5 minutos. Junte o creme azedo, a gema, o açúcar restante, a farinha, o coco e a baunilha e misture em velocidade média por cerca de 8 minutos ou até que uma massa lisa e elástica se forme. Aos poucos, vá acrescentando a manteiga, 1 colher (sopa) por vez, e misture bem em velocidade média após cada adição – a massa é bem molinha. Transfira para uma tigela grande levemente untada com manteiga, cubra com filme plástico e deixe crescer em um lugar morninho, longe de correntes de ar, por cerca de 1 ½ horas, ou até dobrar de volume.

Unte generosamente com manteiga uma forma de muffins com 12 cavidades. Reserve.
Transfira a massa para uma superfície levemente enfarinhada e abra com um rolo, formando um retângulo de 30x40cm. Espalhe a manteiga sobre toda a massa, deixando 1cm de borda sem manteiga. Salpique com o açúcar e em seguida com o coco. Começando pelo lado mais longo, enrole a massa firmemente em um cilindro. Corte em 12 fatias iguais e arrume cada uma delas nas cavidades da forma de muffin. Cubra com um pano de prato limpo e seco e deixe crescer novamente por 40-45 minutos – enquanto isso, preaqueça o forno a 200°C.

Pincele os pãezinhos com o ovo batido com água e salpique com o coco. Leve-os ao forno por cerca de 25 minutos ou até que cresçam e dourem bem. Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 5 minutos, e então desenforme com cuidados (os pãezinhos são bem macios), transferindo-os para a gradinha e deixando esfriar completamente (eles também são uma delícia servidos mornos).

* creme azedo (sour cream) caseiro: para preparar 1 xícara de creme azedo, misture 1 xícara (240ml) de creme de leite fresco com 2-3 colheres (chá) de suco de limão ou limão siciliano em uma tigela. Vá mexendo até que comece a engrossar. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 1 hora ou até que engrosse um pouco mais (geralmente faço o meu na noite anterior e deixo sobre a pia – com exceção de noites extremamente quentes – coberto com filme plástico; na manhã seguinte o creme fica bem espesso – leve à geladeira para ficar mais espesso ainda)

Rend.: 12 unidades

4 comentários:

Vi Furrati disse...

Hmm, que delícia! Eu também sou do tipo que ama coco, as vzes coloco no arroz com outros temperos...

Se quiser participar e/ou divulgar, separei um presentinho ara uma leitora lá no blog: https://oblogdafenixx.blogspot.com.br/2017/08/sorteando-blog-esta-de-volta.html

Letrícia disse...

Eu acho coco tão delícia que sempre me assombro com gente que não gosta. O hômi gosta de coisas que são exclusivamente de coco (cocada, beijinho de coco), não de coco 'infiltrado' nas receitas. Bolo de chocolate com coco, para ele, é uma invenção besta. Eu, hein.

Quanto a esses pãezinhos, já entraram na minha interminável fila de receitas do TK que eu quero provar. Quando eu os fizer, provavelmente vou levá-los para o trabalho para não ter que comer tudo sozinha.

Beijos!

karla dani disse...

estou dando os primeiros passos na aventura dos pães, vou guardar essa para testar! agora mesmo está no forno na receita do pão sem sova assado dentro da panela. Já tinha visto um monte na internet e essa semana pipocou no programa da rita lobo

CRISTIANE LARA disse...

Hummm... adoro coco ! Que fofurinhas esses pãezinhos ! Não consigo parar de olhar para eles... rsrs... Vou fazê-los amanhã, com certeza ! Bjs ;)