Thursday, August 31, 2017

Risoto de abobrinha e chorizo - uma receita realmente deliciosa

English version

Zucchini and chorizo risotto / Risoto de abobrinha e chorizo

Vocês podem achar que eu fico obcecada só com ingredientes doces – uma visita ao blog e dá para entender muito bem o porquê disso :) –, mas há ingredientes salgados que adoro tanto que fico querendo adicioná-los em tudo quanto é receita. Chorizo é um deles: desde que provei pela primeira vez venho usando em diversas preparações, sempre com resultados saborosos.

Faço risotos com frequência e era apenas uma questão de tempo antes que eu colocasse chorizo neles. Entretanto, eu queria brincar com diferentes texturas e criar camadas de sabores no meu risoto. Colocar pedacinhos crocantes de chorizo no topo do arroz antes de servir foi uma destas ideias, uma ideia muito feliz: usei a gordura do chorizo para dar sabor ao risoto e remover os pedacinhos da panela antes de adicionar os líquidos evitou que ficassem molengos. Eu queria outras texturas para a abobrinha também, por isso grelhei metade em fatias finas – o que deu um sabor meio defumado a elas – e a outra metade foi em cubinhos no meio do risoto. Não quero parecer esnobe, mas este é um dos pratos mais deliciosos que já fiz na vida.

Risoto de abobrinha e chorizo
receita minha

- xícara medidora de 240ml

Abobrinha grelhada:
1 abobrinha grande (cerca de 200g)
azeite de oliva
sal

Para o risoto:
50g de chorizo em cubinhos*
1 ½ colheres (sopa) de manteiga sem sal – uso dividido
½ cebola pequena picadinha
1 ramo de tomilho fresco
¾ xícara (165g) de arroz arbóreo ou carnaroli
¼ xícara (60ml) de vinho branco seco
3 xícaras (720ml) de caldo de legumes quente
sal e pimenta do reino moída na hora
50g de queijo Canastra, ralado grosseiramente
2 colheres (sopa) de parmesão ralado

Comece pela abobrinha: corte metade dela em fatias finas e a corte a outra metade em cubinhos. Reserve os cubinhos. Regue as fatias com um pouquinho de azeite e tempere com sal. Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio-alto e grelhe as fatias de abobrinha por 1-2 minutos de cada lado ou até que dourem. Transfira para um prato e reserve.

Aqueça uma panela média em fogo médio-alto. Junte o chorizo e vá mexendo algumas vezes até que os cubinhos dourem e fiquem crocantes. Remova-os da panela com a escumadeira e transfira para um prato forrado com papel toalha. Junte ½ colher (sopa) da manteiga à gordura do chorizo e adicione as cebolas. Salpique com um pouquinho de sal e vá refogando, mexendo algumas vezes, até que a cebola fique transparente. Junte os cubinhos de abobrinha e o ramo de tomilho, refogando por 2 minutos. Acrescente o arroz e refogue por 2-3 minutos, mexendo, até que todos os grãos fiquem cobertos de gordura. Junte o vinho e refogue até que evapore. Acrescente 1 concha de caldo quente e vá mexendo até que o caldo quase seque. Acrescente outra concha de caldo e vá mexendo novamente até que ele quase seque – vá repetindo o processo até que o arroz fique al dente, o que vai levar cerca de 20 minutos (talvez você não use todo o caldo. Tempere com sal e pimenta – não exagere no sal, pois o chorizo e os queijos podem ser salgados.

Quando o arroz estiver al dente, acrescente os queijos e o restante da manteiga e misture. Prove e acerte o sal se necessário, tampe a panela e aguarde 2 minutos. Transfira o risoto para os pratos de servir e arrume as fatias de abobrinha grelhada e os cubinhos de chorizo por cima do arroz. Sirva imediatamente.

* alternativas para o chorizo: bacon ou linguiça defumada com uma pitada de páprica e outra de pimenta caiena.

Rend.: 2 porções

4 comments:

Tais Lanfranchi said...

Boa tarde , acredito que deva ser realmente delicioso, nada de snobe porque vc. sabe o que faz, fiquei com vontade e vou fazer.Onde compra o chorizo ,a casa Sta.Luzia(inter.),abraços

Micheli H said...

Que combinação deliciosa! Adoro tuas receitas autorais, sempre tento preparar. Obrigada por compartilhar.

karla dani said...

não parece esnobe, eu acredito piamente! =)

Patricia Scarpin said...

Tais, sim, na Casa Santa Luzia, no St. Marché e em algumas filiais do Pão de Açúcar. Um bj!

Related Posts with Thumbnails