quarta-feira, agosto 23, 2017

Brownies com chocolate branco e nibs de cacau

English version

Brownies com chocolate branco e nibs de cacau / Brownies with white chocolate chips and cocoa nibs

Dá para dizer que sou louca por brownies pela quantidade de receitas postadas neste blog, mas em minha defesa digo que não os faço só para a minha própria alegria: sempre que quero alegrar o dia de alguém dou brownies de presente (alguns dos meus amigos já sabem disso muito bem). :)

Tinha um pacotinho de nibs de cacau em casa e eu queria usar o ingrediente em uma receita bem gostosa – como os nibs são meio amarguinhos, pensei em combiná-los com a doçura do chocolate branco, e os brownies cremosos foram o veículo perfeito para a combinação de sabores. Para deixar os brownies ainda mais encorpados e chocolatudos, juntei um tiquinho de cacau em pó à massa.

Brownies com chocolate branco e nibs de cacau
receita minha

¾ xícara (170g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente e picada
170g de chocolate amargo bem picadinho – usei um com 53% de cacau
1 xícara (200g) de açúcar cristal
1 colher (chá) de extrato de baunilha
3 ovos grandes, temperatura ambiente
¾ xícara (105g) de farinha de trigo
1/3 xícara (30g) de cacau em pó, sem adição de açúcar – meça, depois peneire
¼ colher (chá) de fermento em pó
1/8 colher (chá) de sal
100g de chocolate branco em gotas ou pedaços pequenos
1/3 xícara (40g) de nibs de cacau

Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma quadrada de 20cm, forre-a com papel alumínio deixando sobrar um pouco em dois lados opostos, formando “alças” que depois vão lhe ajudar a desenformar os brownies. Unte o papel também.

Em uma tigela grande, junte a manteiga e o chocolate e leve ao banho-maria em fogo baixo (sem deixar o fundo da tigela tocar a água), mexendo de vez em quando até que os ingredientes derretam. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco. Com um batedor de arame, incorpore o açúcar e a baunilha. Faça o mesmo com os ovos, um por um, mexendo até obter uma massa homogênea. Com uma espátula de silicone, misture a farinha, o cacau, o fermento e o sal, mexendo somente até incorporar. Incorpore o chocolate branco e os nibs de cacau.

Espalhe a massa na forma preparada e alise a superfície. Asse por cerca de 20 minutos ou até o brownie firmar na superfície – faça o teste do palito: ele deve sair com migalhas bem úmidas. Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha. Corte em quadrados para servir.

Rend.: 16 unidades

5 comentários:

Unknown disse...

Eles estão com uma cara de apetitosos!! Queria muito um agora!! Rsrs
Beijos Pat.

SG disse...

Que tentação!
Tenho de experimentar, e depois digo como correu ;)
Beijinhos.

http://frommyorchidkitchen.blogspot.pt/

Silvia disse...

Tenho uma receita da Simone Isumi e fico com preguiça de fazer porque tenho que usar batedeira. Vou testar esta receita, inclusive substituindo trigo por farinha de arroz. Vou tentar "enganar" a galera do escritório que é fã de brownie também...

Roberta disse...

Estão maravilhosos! E amo leite puro com comidinhas bem chocolatudas #muitoamor

Unknown disse...

A receita de brownie simples é imbatível pra mim !hahahahhahahaha
Já quero por chocolate branco e nibs nela !
bjo