Sunday, May 26, 2019

Frango à milanesa de forno com salada de berinjela e tomate e comer fora de casa


Frango à milanesa de forno com salada de berinjela e tomate

Acho que para quem tem o hábito de cozinhar comer fora de casa acaba sendo uma grande loteria – quem estiver me lendo me diga se concorda comigo ou não. Eu trabalho em escritório e muitas vezes como fora na hora do almoço – nem sempre tenho tempo ou vontade de levar marmita – e olha, é decepcionante na grande maioria das vezes. O tempo todo eu fico pensando em como a comida que estou comendo – seja ela qual for – poderia ser melhorada. É automático: eu às vezes tento não pensar nisso e geralmente não falo nada para não ser a chata do rolê – ninguém quer almoçar com o Pernalonga de batom, né, gente – mas nem sempre consigo, é mais forte do que eu. :D

Quando, por exemplo, alguém vira para mim e diz que adoooora o Outback e tenho vontade de sair gritando pela rua – a comida é ruim, o lugar é barulhento, o atendimento é horroroso... Todo um alarde por uma cebola gigante encharcada de gordura e um pão que eu faço melhor em casa. Mas na maioria das vezes eu sorrio, coloco a minha poker face em ação e apenas digo: “não é muito do meu gosto, sabe?” :D

Eu tô chata hoje, relevem: TPM está me rondando faz alguns dias. :) Mas toda a reclamação aí de cima foi pra dizer que eu já gostei mais de frango na minha vida e sei que quase não consumo mais este tipo de carne por causa dos tantos frangos horríveis que provei fora da minha casa. Cortei bastante o consumo, mas quando bate a vontade, de vez em quando, faço este franguinho aqui: fica delicioso e sequinho. As azeitonas assadas são uma receita à parte e ficam uma delícia como belisquetes para acompanhar uma cerveja gelada ou uma taça de espumante.

Aproveito para contar que os meus livros ainda estão à venda, e peço desculpas pelos emails que não respondi - tive uns momentos complicados com excesso de trabalho e não consegui responder meus emails pessoais.

Frango à milanesa de forno com salada de berinjela e tomate

Frango à milanesa de forno com salada de berinjela e tomate
receita minha

Para o frango:
4 filés de peito de frango, com aproximadamente 1,5 cm de espessura cada
¾ xícara (180ml) de iogurte natural integral – se o iogurte for muito firme, dilua com um pouquinho de água fria
½ colher (sopa) de azeite de oliva
sal e pimenta do reino moída na hora
½ colher (chá) de páprica defumada
½ colher (chá) de cominho em pó
½ colher (sopa) de mel
algumas gotas de molho inglês
2 dentes de alho amassados até virar uma pastinha
sal

Para empanar:
1 xícara (140g) de farinha de trigo
2 ovos, ligeiramente batidos com um garfo
1 ½ xícaras de farelo de pão ou farinha de rosca – eu gosto do farelo para que a casquinha fique mais rústica
¼ xícara de parmesão ralado fininho
1 colher (sopa) de folhas de orégano fresco picadinhas
pimenta do reino moída na hora

Azeitonas assadas:
1 xícara (165g) de azeitonas pretas, com os caroços – eu prefiro usar as com caroço, acho mais saborosas e menos ressecadas, mas se preferir usar sem não tem problema
1 colher (sopa) de azeite de oliva
pimenta do reino moída na hora
1 dente de alho descascado e cortado ao meio no sentido do comprimento
½ colher (chá) de cominho em pó

Salada:
2 berinjelas grandes, cortadas em cubos de 2cm
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
sal e pimenta do reino moída na hora
4 galhinhos de orégano fresco
3 dentes de alho, sem descascar
1 ½ xícaras de tomates cereja, cortados ao meio – meça, depois corte

Molho:
1 ½ colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
2 colheres (chá) de vinagre balsâmico
sal

Tempere o frango: em uma tigela grande, junte o iogurte, o azeite, a pimenta do reino, o cominho, a páprica, o mel, o molho inglês e o alho, misturando bem. Junte o frango e envolva bem os filés na marinada. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por 2 horas.

Enquanto isso, prepare a salada: preaqueça o forno a 200°C. Coloque as azeitonas em um refratário pequeno e raso (como o da foto), junte o azeite, o alho, a pimenta do reino e o cominho. Reserve. Em uma assadeira grande e rasa, forrada com papel alumínio, junte as berinjelas, o azeite, o sal, a pimenta do reino, o orégano fresco e os dentes de alho. Leve tudo ao forno, sendo as azeitonas por 15 minutos, dando uma boa mexida no meio do cozimento, e as berinjelas por 20-25 minutos, mexendo também no meio do cozimento – as berinjelas devem assar até ficar macias. Remova os dentes de alho e transfira as berinjelas e as azeitonas para uma tigela média. Acrescente os tomates cereja e misture. Em um pilãozinho, amasse 1 dos dentes de alho sem a casca até obter um purê (você pode guardar os outros dentes de alho e usar em outra preparação se quiser), junte o azeite, o vinagre e o sal (não coloco pimenta do reino neste molho de salada, pois os legumes já foram assados com pimenta – também tome cuidado com o sal). Regue a salada com o molho e misture bem.

Com o forno ainda ligado, forre uma assadeira média e rasa com papel alumínio e pincele-o com azeite. Coloque a farinha de trigo em um prato raso, os ovos em outro e o farelo de pão em um terceiro prato. Tempere o farelo de pão com a pimenta do reino, junte o parmesão e o orégano picadinho e misture bem. Retire os filés de frango da marinada, tirando bem o excesso. Tempere os filés com um pouquinho de sal, e em seguida passe-os pela farinha de trigo, depois pelo ovo batido e em seguida pelo farelo de pão, cobrindo bem ambos os lados – aperte levemente com as mãos para que o empanado grude bem no frango. Arrume os filés já empanados sobre o papel alumínio pincelado com azeite e leve ao forno por 40 minutos, virando os filés na metade do tempo de cozimento, com bastante cuidado para não arruinar a casquinha.
Sirva em seguida com a salada.

Rend.: 4 porções


3 comments:

Unknown said...

Adorei a receita e pretendo fazê-la ainda está semana.....Quanto tempo se gasta no preparo?
Grata.

MPaula said...

Nossa, verdade isso de restaurantes.

Parece que têm medo de temperar direito. Naobussm tomilho ou salvia ou quaisquer outros temperos .
o suficiente.

Frango está sempre esturricado e seco. Alô cozinha, frango tem ponto certo, viu?

Fora quando você pede carne mal passada e vem bem BEM passada. O que as pessoas comem normalmente? Sola de sapato?

Vinda de família mineira e mãe super interessada em comida internacional acho que eu fiquei muito exigente.

Fui criado com canjiquinha, vatapá e boeuf bourguignon e goulash... Tudo eclético.

No começo do namoro o meu atual marido falava que adorava pagar alguém que cozinhasse para ele, ele não gostava de cozinhar. Mas gostava de comer e ir aos restaurantes.

Hoje ele prefere que a gente cozinhe. Ele mesmo tomou gosto. E muitas vezes quando comemos fora ele fala: " que dó, o ingrediente tão bom e eles estragaram".

Ou ainda, "pelo o que a gente pagou aqui faríamos coisa bem melhor."

Agora bora para o mercado, porquê no final de semana é dia de fazer fondue.

CRISTIANE LARA said...

Bom dia, Patricia, tudo bem ? Eu lhe entendo... Também não sou fã desses lugares tipo "Outback"... A comida é ruim, cara, o lugar é barulhento e enfrentar fila pra tudo isso, pra quê, né ? Claro, que dá preguiça mesmo de levar marmita todos os dias... Levei marmita durante alguns anos quando trabalhava como Secretária, pois a comida da empresa era ruim pra dedéu ! Afff... Não querendo desmerecer coisa alguma, mas eu ficava pensando : "As pessoas que cozinham essa comida, será que já a comeram ?" Era simplesmente horrível ! Então, a única solução era levar de casa mesmo, pois nem restaurantes perto da empresa existiam... (anos 80).
Patricia, você já comprou o frango da marca Korin (empresa japonesa)? Olha , se você ainda não comprou ou não ouviu falar, experimente ! É uma empresa muito confiável e o sabor do frango é muito bom. Eles não usam antibióticos. Nada mesmo ! Quem sabe você não gosta ? Adorei a sua receita ! Fique bem e desculpe-me pelo textão ! ;)

Related Posts with Thumbnails