Tuesday, December 30, 2014

Torta de limão siciliano sem massa - uma ideia brilhante

English version

Crustless lemon tart / Torta de limão siciliano sem massa

Se o clima aqui nesta época do ano não é nada bom para fazer biscoitos de cortar, abrir massa de torta também está fora de questão: a última vez que tentei fazer isso em dias de 35°C foram tantas viagens à geladeira com a massa que canso só de lembrar. :)

Por isso vocês podem imaginar a minha felicidade ao encontrar esta receita em um dos meus livros do Bill Granger: uma das minhas sobremesas favoritas no mundo feita sem a trabalheira da massa. A ideia era tão genial que eu tinha de provar, por isso preparei a torta e o resultado foi uma sobremesa deliciosa – de agora em diante, não vou mais sentir um caminhão de preguiça quando a vontade de comer torta de limão surgir. \0/

Esta torta é gostosa tanto morna quanto fria, por isso é perfeita para receber amigos e família – é bem provável que eu a prepare novamente amanhã para a sobremesa do Ano Novo.

Torta de limão siciliano sem massa
um nadinha adaptado do delicioso Bill's Basics

- xícara medidora de 240ml

3 ovos
½ xícara (70g) de farinha de trigo
1 xícara (200g) de açúcar cristal
1 pitada de sal
100g de manteiga sem sal, derretida
raspas da casca de 2 limões sicilianos grandes
125ml de suco de limão siciliano
1 xícara (240ml) de creme de leite fresco
½ colher (chá) de extrato de baunilha
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma redonda de aro desmontável de 20cm de diâmetro (usei uma com fundo removível).

Com um batedor de arame, bata os ovos em uma tigela grande e aos poucos junte a farinha, batendo. Junte o açúcar, o sal, a manteiga, as raspas de limão e o suco, o creme de leite e a baunilha e misture bem. Despeje na forma preparada e asse por 35-40 minutos ou até que doure levemente nas extremidades.

Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 20 minutos e então desmonte a forme com cuidado. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva.

Rend.: 6-8 porções

7 comments:

Silvia Cristina Oliveira said...

Ideia sensacional. Amo p Bill.

DonaB said...

Allo Patrícia
Em Portugal chamamos de tarte e não torta, mas o importante é que experimentei esta tua tarte e fiquei babada!
Não consegui fotografar porque desapareceu rápido demais :-)
Mas vou repetir e com certeza postá-la no meu blog.
Beijinhos aí para o calorzinho. Aqui estavam de manhãzinha 3' Brrrr
CláudiaV
(DonaBiscoito)

Patricia Scarpin said...

Dona Biscoito, adorei saber que gostou da receita!
Obrigada por vir me contar o resultado.
Bj!

Marina Mott said...

Parece deliciosa! Vou testar! Quando está muito quente, eu costumo colocar uma bolsa de gelo sobre a mesa de trabalho para deixá-la bem fria antes de abrir a massa. Não resolve a preguiça que o calor dá (hahaha), mas ajuda a manter a temperatura da massa! Beijo!

Fernanda said...

ótima receita, só tenho uma dúvida.. o suco de limão é do limão siciliano ou do limão comum? não ficou claro.. obrigada

Patricia Scarpin said...

Oi, Fernanda - achei que fosse claro o suficiente, já que a torta é de limão siciliano, mas já corrigi a receita.

Unknown said...

Fiz e o sabor ficou ótimo , mas ela ficou baixinha demais , vc saberia pq ? Usei forma do mesmo tam q a sua?

Related Posts with Thumbnails