Tuesday, December 09, 2014

Bolo de maçã e eggnog

English version

Eggnog apple cake / Bolo de maçã e eggnog

Comemorações pedem bolo e o Natal não é exceção: eu achei que a série deste ano não estaria completa sem um bolinho, mas não o Christmas cake que vejo em muitos dos meus livros e revistas: não é mesmo a minha praia (desculpem-me os puristas). :) Acho denso, com frutas secas e bebida em excesso, e o que eu queria era algo completamente diferente: macio e perfumado com especiarias.

Quando vi a receita de um bolo de maçã e eggnog soube que a busca chegara ao fim: na mesma hora lembrei-me do bolo de eggnog delicioso que fizera há uns anos e a adição de maçãs só poderia ser algo bom – eu estava certa. Neste bolo, os cubinhos de maçã são cozidos com conhaque antes de entrar na massa do bolo, mas eu não tinha conhaque em casa e dei uma roubada no jogo usando xerez.

Enquanto eu cozinhava as maçãs na bebida, meu marido apareceu na cozinha para ver o que eu estava preparando: o cheiro estava tão bom que ele ficou curioso – isso vindo de um homem que nunca come frutas e que não gosta de doces (ninguém é perfeito, né?) tinha de ser um sinal de que alguma coisa muito boa sairia do meu forno, e isso de fato aconteceu.

Eggnog apple cake / Bolo de maçã e eggnog

Bolo de maçã e eggnog
um nadinha adaptado do lindíssimo e delicioso Indulgent Cakes

- xícara medidora de 240ml

2 maçãs Granny Smith médias (380g no total), descascadas e picadas em cubinhos pequenos
¼ xícara (60ml) de conhaque*
¼ xícara (50g) de açúcar cristal (para cozinhar as maçãs)
170g de manteiga sem sal, amolecida
80g de cream cheese, amolecido
1 ¼ xícaras (250g) de açúcar cristal (para o bolo)
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
4 ovos
225g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de noz moscada ralada na hora
¼ colher (chá) de sal
açúcar de confeiteiro ou impalpável, para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma redonda de 20x7cm, forre o fundo com um círculo de papel manteiga e unte-o também.

Em uma frigideira grande, junte as maçãs, o conhaque e o ¼ xícara de açúcar e leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando, até o açúcar dissolver. Cozinhe até as maçãs amaciarem, cerca de 5 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar completamente.

Em uma tigela média, peneire juntos a farinha, o fermento, a noz moscada e o sal.
Em uma tigela grande, usando a batedeira, bata a manteiga, o cream cheese, o restante do açúcar e a baunilha até obter um creme claro e fofo. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição e raspe as laterais da tigela. Em velocidade baixa, junte os ingredientes secos e bata apenas até incorporar. Com uma espátula de silicone, incorpore as maçãs e o líquido à massa. Transfira para a forma, alise a superfície e asse por cerca de 1 hora ou até o bolo crescer e dourar (faça o teste do palito).
Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 30 minutos. Desenforme com cuidado, remova o papel e transfira para a gradinha, deixando esfriar completamente.
Polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir.

* eu não tinha conhaque em casa, usei xerez

Rend.: 8-10 porções

3 comments:

Vanessa Mariano said...

Huuummmm...cara ótima desse bolo!

maria said...

Bolo maravilhoso! Fiz para uma amiga e os sucesso foi total!

Patricia Scarpin said...

Maria, que notícia boa! Obrigada por vir aqui me contar!

Related Posts with Thumbnails