Tuesday, December 16, 2014

Bolas de neve de cardamomo e avelã e outra despedida

English version

Cardamom and hazelnut snowballs / Bolas de neve de avelã e cardamomo

Os últimos dias tem sido sobre mais do que docinhos de Natal: ontem eu me despedi de um bando de criminosos que moraram no meu coração por sete temporadas.

Foi o final perfeito para uma jornada perfeita – nada menos do que eu esperava. Grandes atuações, ótimo roteiro, e é uma pena que “Sons of Anarchy” nunca esteve no radar das grandes premiações, a não ser pelo Globo de Ouro que Katey Sagal levou para casa em 2011 (e que foi absolutamente merecido).

Chorei feito um bebê assistindo ao episódio final, tanto que meu marido veio me trazer um pedacinho de papel higiênico (“o que você está vendo que está te fazendo chorar tanto assim?”, perguntou ele) – acho que eu não estava preparada para outra despedida tão já.

Cozinhar é tão terapêutico para mim que geralmente vou para a cozinha quando estou de teto baixo, mas para ser sincera fiquei tão destruída com o final de uma das minhas séries favoritas que fiquei sem vontade de fazer qualquer coisa gostosa, nem mesmo o jantar – por sorte eu preparara estes biscoitinhos deliciosos no dia anterior e agora posso dividir a receita com vocês.

Bolas de neve de cardamomo e avelã
um nadinha adaptadas da revista Bon Appétit

- xícara medidora de 240ml

2 ½ xícaras (350g) de farinha de trigo
as sementes de 12 bagas de cardamomo moídas até virar pó
¼ colher (chá) de canela em pó
¼ colher (chá) de sal
1 ½ xícaras (210g) de açúcar de confeiteiro, uso dividido*
1 xícara generosa (110g) de avelãs laminadas
1 xícara (225g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente
1 colher (sopa) de extrato de baunilha

Preaqueça o forno a 180°C. Forre duas assadeiras grandes e rasas com papel manteiga.

Em uma tigela média, misture a farinha, o cardamomo, a canela e o sal. Reserve.
No processador de alimentos, processe ½ xícara (70g) do açúcar com as avelãs até obter uma farofa grossinha. Na batedeira, bata a manteiga e a baunilha até obter um creme, 2-3 minutos. Junte a mistura de açúcar e avelã e bata para incorporar. Junte os ingredientes secos e bata até que uma massa comece a se formar. Com as mãos, sove levemente três ou quatro vezes até a massa ficar homogênea.

Usando 1 colher (sopa) nivelada de massa por biscoito, faça bolinhas e coloque-as nas assadeiras preparadas deixando 2,5cm de distância entre elas. Asse (uma forma por vez) até que a parte de baixo dos biscoitos esteja dourada, 12-15 minutos. Enquanto isso, peneire o açúcar restante em um recipiente largo e raso.

Trabalhando em etapas, coloque alguns biscoitos no açúcar e misture para cobri-los bem. Transfira para uma gradinha e deixe esfriar completamente. Depois de frios, polvilhe-os com o açúcar que sobrar.

Os biscoitos podem ser guardados em um recipiente hermético em temperatura ambiente por até cinco dias.

* usei açúcar de confeiteiro na massa dos biscoitos e açúcar impalpável para envolvê-los quando saíram do forno

Rend.: cerca de 50 biscoitos

6 comments:

Cris said...

Ola Patricia
Parabéns a receita é apetitosa,
só quem chorou no fim de sua série sabe da sua dor, também me despeço de algumas este ano,
Haja lencinho!!!!!!!!!!!
Abs

Lua Leitão said...

Oi, nossa também amo Sons Of Anarchy, não sabia que já tava na sétima e última temporada. Só vi até a sexta... Você assiste em algum canal a cabo?
Adorei a receita!

Juliana Valentini said...

Patrícia, que receita mais inspiradora! Ando absolutamente apaixonada por cardamomo e esses biscoitinhos com certeza serão minha próxima fornada. Mas tenho uma pergunta: qual é o volume das 12 bagas de cardamomo moídas? É que o meu já está em pó e nem sei qual o tamanho das bagas para deduzir quanto seria isso.
Desde já muito obrigada e um beijo,
Juliana.

Patricia Scarpin said...

Cris, é verdade - e ano passado eu já tinha me despedido de "Breaking Bad", menina. É difícil! :)
Bj!

Lua, eu vejo na Internet - sei que anos atrás a série passava no FX, mas hoje não passa mais, creio eu.

Juliana, obrigada! A receita original pede 3/4 colher (chá) de cardamomo moído, tomara que isso lhe ajude! Eu usei bem mais porque queria um sabor mais marcante, para não ser engolido pelas avelãs.
Bj!

Samantha said...

Nossa...entro aqui quase que diariamente e nunca comentei, lógico que comento agora pq me arrepiou sobre vc falar de Sons..só comecei a assistir (primeiro no Netflix, depois o querido baixando prá mim na net), por sua causa...chorei, chorei, chorei com o final..e me revoltei, pois ainda sou dos finais felizes, embora como vc disse: não poderia mesmo ter outro desfecho!...Sensacional...me inspiro com suas receitas e quando fala sobre séries...adoro!

Patricia Scarpin said...

Samantha, adorei saber que vc gostou do seriado! Que gostoso saber que a minha sugestão te agradou! <3
Obrigada pelo comentário, foi tão bacana saber a sua opinião. Beijo!

Related Posts with Thumbnails