Thursday, December 18, 2014

Bolinhos de chocolate e gingerbread, pixie e bob

English version

Chocolate gingerbread cakes / Bolinhos de chocolate e gingerbread

Além de seriados e receitas de Natal, este mês também foi quando decidi deixar o meu pixie crescer: tinha pensado nisso há um mês e pouco, daí desisti da ideia e resolvi manter o corte, mas acabei me apaixonando pelo lindo bob da Emma Stone e agora mal posso esperar para copiar o corte dela (e também ando pensando em copiar a cor, já que logo, inevitavelmente, terei de começar a pintar o cabelo por causa dos brancos).

Comida, filmes e cortes de cabelo: definitivamente encontra-se de tudo neste blog. ;)

Terei de ser paciente, pois levará meses para o meu cabelo chegar ao comprimento desejado, e isso certamente será um exercício interessante para mim; por sorte, na cozinha não preciso esperar tanto para comer algo delicioso (o que é uma das razões pelas quais acho aprender a cozinhar tão empoderador) e estes bolinhos são a prova: pequeninos, eles assam e esfriam rapidinho e em pouco tempo os meus estavam lindões sobre a gradinha, apenas esperando a ganache firmar ligeiramente – se vocês forem impacientes como eu podem devorar os bolinhos assim que terminarem de espalhar a cobertura sobre eles: juro que não conto para ninguém. ;)

Bolinhos de chocolate e gingerbread
um nadinha adaptados da sempre maravilhosa revista Delicious Australia

- xícara medidora de 240ml

Bolinhos:
¼ xícara de mel
¼ xícara de melado de cana
125g de açúcar mascavo
¾ xícara (180ml) de leite integral
¾ xícara (105g) de farinha de trigo
½ xícara (45g) de cacau em pó, sem adição de açúcar
1 ¼ colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de gengibre em pó
¾ colher (chá) de pimenta-da-jamaica moída na hora
½ colher (chá) de canela em pó
¼ colher (chá) de cravo em pó
1 pitada de sal
65g de manteiga sem sal, temperatura ambiente
1 ovo
1 colher (chá) de extrato de baunilha
gengibre cristalizado, para decorar

Ganache:
200g de chocolate amargo, picadinho – usei um com 53% de cacau
100ml de creme de leite fresco
1 colher (sopa) – 14g – de manteiga sem sal

Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma de muffin com 12 cavidades e forre o fundo de cada uma com papel manteiga (eu cortei o fundinho de forminhas de cupcake e os usei para forrar a forma). Em uma panelinha, junte o mel, o melado, o açúcar e o leite e leve ao fogo baixo, mexendo até o açúcar dissolver. Deixe esfriar.

Coloque a farinha, o cacau, o fermento, as especiarias, o sal e a manteiga em um processador de alimentos e pulse para misturar. Junte o ovo, a mistura de mel já fria e a baunilha e processe até obter uma massa lisa. Divida entre as forminhas de muffin e asse por 20-25 minutos ou até que os bolinhos cresçam (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma por 10 minutos e então desenforme com bastante cuidado – os bolinhos são bem macios –, remova o papel e transfira-os para uma gradinha para que esfriem completamente.

Ganache: aqueça o creme de leite em uma panelinha em fogo médio até que bolhas comecem a se formar nas extremidades. Retire do fogo, junte o chocolate e a manteiga e espere dois minutos. Misture até obter um creme homogêneo. Deixe esfriar e espalhe sobre os bolinhos, decorando-os com o gengibre cristalizado – sobrou um tiquinho de ganache, levei à geladeira até endurecer e fiz trufinhas, passando-as em cacau em pó.

Rend.: 12 unidades

3 comments:

Susana Machado said...

Parecem deliciosos!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Unknown said...

Esses bolinhos e o cookie de gingerbread com chocolate estão na minha lista de curto prazo!
Também tenho um pixie e resolvi deixá-lo crescer há 1 mês e meio atrás. Enquanto isso, muita cera e leave-in para controlar o capacete. :) Comprei um kit de shampoo e condicionar chamado FAST, cuja promessa é acelerar o crescimento do cabelo. E sabe que está funcionando?!

Patricia Scarpin said...

Unknown, não conheço esse kit, que bacana saber que está funcionando, vou ver se encontro!
Bj e obrigada pela dica!

Related Posts with Thumbnails