sexta-feira, julho 11, 2014

Barrinhas de toranja (sem glúten) e as indicações ao Emmy

English version

Grapefruit bars / Barrinhas de toranja

Antes da minha retomada dos seriados eu não dava muita bola para o Emmy e só focava na parte de cinema do Globo de Ouro – como eu não estava acompanhando nada de TV, não tinha muito como torcer ou saber se as indicações e as vitórias eram merecidas ou não. Agora, fico ligada quando saem as indicações e fico feliz ou irritada com quem leva os prêmios para casa – ou me dou por satisfeita com qualquer resultado quando todo mundo concorrendo merece ganhar. :)

Vendo as indicações para o Emmy deste ano, achei parte justa e senti falta de algumas pessoas: substituiria Jon Hamm e Jeff Daniels por Michael Sheen e Liev Schreiber (com uma dor enorme no coração por ter de deixar James Spader de fora) e riscaria Christina Hendricks da lista (não entendi patavinas essa indicação). Adorei ver Lizzy Caplan na lista, merecidíssima a indicação. “Breaking Bad” aparece em peso, para minha alegria, idem para “House of Cards” (vai, Robin!).

(nota mental: assistir a “The Normal Heart”)

Não tenho visto comédias, mas como gosto muito de William H. Macy e Ricky Gervais minha torcida vai para eles.

Como lhes disse outro dia, não tenho problema nenhum em consumir glúten e por isso não penso em levar uma vida gluten free, mas qual é o problema de variar de vez em quando, não é? Estas barrinhas ficaram uma delícia com a farinha de amêndoa no lugar da de trigo, o sabor combinou perfeitamente com o cítrico do recheio e a textura ficou parecida com a de um pudim mais firminho – caso queiram fazê-las como na receita original, é só substituir a farinha de amêndoa por farinha de trigo, tanto na base quanto no recheio, nas mesmas quantidades.

Grapefruit bars / Barrinhas de toranja


Barrinhas de toranja
um nadinha adaptadas do delicioso Wintersweet: Seasonal Desserts to Warm the Home

- xícara medidora de 240ml

Base:
85g de manteiga sem sal, temperatura ambiente
30g de açúcar de confeiteiro, peneirado
140g de farinha de amêndoa
2 colheres (sopa) de amido de milho, peneirado (meça, depois peneire)
1 pitada de sal

Recheio:
raspas da casca de 2 toranjas
¾ xícara (150g) de açúcar cristal
3 ovos grandes, batidos com um garfo
¾ xícara (180ml) de suco de toranja
1 colher (chá) de extrato de baunilha
3 colheres (sopa) de farinha de amêndoa
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma quadrada de 20cm, forre-a com papel alumínio deixando sobras em dois lados opostos, formando “alças” e unte o papel também.
Base: na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme. Raspe as laterais da tigela, junte a farinha de amêndoa, o amido de milho e o sal. Misture em velocidade baixa por 2-3 minutos ou somente até que a massa comece a embolar – pare quando ao apertar a mistura entre os dedos uma massa se formar. Aperte a mistura no fundo da forma e asse por 18-22 minutos ou até que doure levemente nas extremidades

Recheio: em uma tigela média, esfregue as raspas de toranja e o açúcar com as pontas dos dedos até o açúcar ficar úmido e perfumado. Junte os ovos e misture bem usando um batedor de arame. Junte o suco, a baunilha e a farinha de amêndoa e misture com o mesmo batedor. Derrame o recheio sobre a base quente e volte ao forno por mais 15-20 minutos ou somente até firmar. Deixe esfriar completamente na forma, sobre uma gradinha. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e corte em quadradinhos para servir – as barrinhas são bem molinhas, por isso retire-as com cuidado da forma (usei uma com fundo removível, foi mais fácil para desenformar).
As barrinhas podem ser guardadas em um recipiente hermético, em temperatura ambiente, por 2-3 dias, e ficam deliciosas geladinhas, também.

Rend.: 16 unidades

3 comentários:

Viviane Moreira disse...

Fiquei curiosa pela sua escolha sem glutem e vim dar uma espiada na receita... :P
Eu assisti The Normal Heart e foi difícil de ver, mas admito que o Mark Ruffalo ganhou meu respeito como ator!
Veja e depois conte o que achou.
Bjs
Vi

Cláudia disse...

Poxa vida. Gosto muito das suas receitas, mas não entendo porque você não gosta do Mad Men. :)

Patricia Scarpin disse...

Viviane, eu adoro Mark Ruffalo, ele é maravilhoso!
Beijos!

Cláudia, eu gosto de "Mad Men", sim, eu só acho que Jon Hamm não merecia a indicação, nem Christina Hendricks, por essa temporada (que, aliás, nem foi ao ar inteira ainda).