quarta-feira, agosto 01, 2012

Pimentões assados recheados com quinua, Fontina e queijo de cabra + "Lunar"

English version

Red peppers stuffed with quinoa, Fontina and goats cheese / Pimentões assados recheados com quinoa, Fontina e queijo de cabra

Ando numa maré ótima de filmes – em cerca de uma semana vi cinco bons filmes (incluindo “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge”), sendo quatro deles excelentes. Um destes filmes é “Lunar” – depois de assistir a “Contra o Tempo” ano passado me interessei pelo trabalho de Duncan Jones como diretor, e parece que ele herdou os genes criativos do pai. :)

* spoilers *

Sam Rockwell foi outra razão pela qual eu quis assistir a “Lunar” – entendo que preferência por atores é algo extremamente pessoal e é por isso que eu jamais conseguiria ver um filme centrado em um único personagem (como é o caso de “Lunar”) se esse personagem fosse interpretado por alguém que acho medíocre, como Johnny Depp, por exemplo. Rockwell domina o filme, quadro a quadro, e se move com facilidade de uma versão de Sam Bell para outra, nos dando uma performance fantástica. E o que dizer de Gerty? Kevin Spacey é a voz do robô, e isso por si só já seria genial, mas as constantes trocas das carinhas e os “sentimentos” que o robô tem por Sam Bell causam uma empatia enorme pelo personagem por todo o filme, especialmente no final. Mas para mim o mais inesquecível de “Lunar” é a trilha: poderosa, encaixa-se perfeitamente ao filme e é tão linda e fantástica que aposto que vocês não conseguirão tirar a música de Clint Mansell da cabeça nem que queiram.
Gosto bastante de ficção científica – “Alien”, “2001: Uma Odisséia no Espaço” e “Blade Runner” fizeram parte da minha adolescência – mas, assim como os clássicos, “Lunar” é muito mais do que isso: é sobre a natureza humana, e isso me fascina bastante.

* fim dos spoilers *

Estes pimentões recheados, tão macios e saborosos, são fáceis e rápidos de fazer: os montei em poucos minutos, coloquei no forno e fiquei no sofá com o marido assistindo aos Jogos Olímpicos – uma refeição preguiçosa para um dia idem.
A receita foi um nadinha adaptada da maravilhosa bíblia vegetariana do Mark Bittman, livro que comprei por sugestão da minha amiga Ana Elisa.

Pimentões assados recheados com quinua, Fontina e queijo de cabra
um tiquinho adaptados do maravilhoso How to Cook Everything Vegetarian: Simple Meatless Recipes for Great Food

- xícara medidora de 240ml

2 pimentões vermelhos
sal e pimenta do reino moída na hora
2 xícaras de quinua cozida
¾ xícara de queijo Fontina ralado fininho
1/3 xícara de queijo de cabra esmigalhado (meça depois de esmigalhar)
1 punhado de salsinha picada
1 colher (chá) de azeite de oliva extra-virgem + um pouquinho extra, para regar

Pré-aqueça o forno a 230°C. Forre uma forma refratária com papel alumínio.
Corte os pimentões ao meio no sentido do comprimento e remova a membrana e as sementes. Tempere o interior dos pimentões com sal e pimenta.
Em uma tigela média, misture a quinua, o Fontina, o queijo de cabra, a salsinha e o azeite. Tempere com sal e pimenta. Recheie as metades dos pimentões com a mistura de quinua, regue com um fiozinho de azeite e asse até que os pimentões estejam macios, 20-30 minutos.

Rend.: 2 porções

4 comentários:

Samy disse...

Faz dias que to afim de comer pimentão recheado, vou ter de fazer logo antes que as lombrigas arranquem as minhas tripas :(

Ameixinha disse...

eSTOu fã do Bittman e desse livro. A última receita que coloquei no blog também é dele e, o mais fantástico, é que as receitas dele resultam direitinho e são deliciosas, esses pimentões estão lindos :)

inês do crasto disse...

Lindos :) Gosto muito de pimento recheado, fiquei com vontade de fazer!
Beijinhos

wair de paula disse...

adorei Lunar, que vi outro dia sem querer zapeando a tv. adorei!
e qualquer receita de pimentao ja me conquista...abraços!