terça-feira, agosto 21, 2012

Financiers de groselha + The Smiths

English version

Red currant financiers / Financiers de groselha

Como lhes contei outro dia, eu não conhecia quase ninguém do elenco do fantástico “Reino Animal”, por isso, assim que o filme terminou, corri para o IMDb para saber mais sobre os atores e foi assim que descobri que um dos próximos projetos de James Frecheville é um filme sobre o final da banda que mais amo: achei a sinopse bem interessante e o título escolhido para o filme é perfeito (além de ser uma das minhas canções favoritas).

Num bate-papo ao final da Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres comentei com algumas amigas que eu achava que os Smiths deveriam ter sido mencionados no show por serem uma das bandas inglesas mais importantes da História e nos pegamos pensando se a decisão teria sido tomada pelas pessoas encarregadas pela cerimônia por causa das críticas políticas da banda ou se o Morrissey teria proibido o uso das canções – achei que ambas as possibilidades faziam sentido. :)

***

Acho groselhas umas das frutas mais lindas da natureza: parecem pedras preciosas. A primeira vez que vi groselhas frescas foi há alguns anos, no Borough Market – nunca as tinha visto no Brasil. Que surpresa boa foi encontrá-las em um mercado semanas atrás: ignorei o preço e levei uma caixinha das frutinhas preciosas para casa, e algumas delas viraram estes delicados financiers.

Red currant financiers / Financiers de groselha

Financiers de groselha
adaptados do ótimo Simply Bill

- xícara medidora de 240ml

2/3 xícara (67g) de farinha de amêndoa
¾ xícara (105g) de açúcar de confeiteiro + um pouquinho extra para polvilhar
1/3 xícara (47g) de farinha de trigo
1 pitada de sal
4 claras grandes (112g)
½ colher (chá) de extrato de baunilha
1/3 xícara (75g) de manteiga sem sal, derretida e fria
cerca de 70g de groselhas frescas*

Unte com manteiga e enfarinhe 18 forminhas de financier com capacidade para 2 colheres (sopa) de massa cada.
Em uma tigela média, peneire juntos a farinha de amêndoa, o açúcar de confeiteiro, a farinha de trigo e o sal. Junte as claras e a baunilha e misture até incorporar. Junte a manteiga. Leve à geladeira por 30 minutos – enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180°C.
Divida a massa de maneira uniforme entre as forminhas. Arrume as groselhas sobre a massa.
Asse por 12-15 minutos ou até que dourem e cresçam – faça o teste do palito. Retire do forno e deixe esfriar nas forminhas, sobre uma gradinha, por 5 minutos, e então desenforme com cuidado. Transfira para a gradinha e deixe esfriar.
Polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir.

* esta receita de financiers é ótima e bem básica, já fiz com diversas frutas e você pode usar outras em vez de groselhas

Rend.: 18 unidades

13 comentários:

Quéroul disse...

primeiro: que LINDEZA de financier com a groselhinha ali no meio. achei amor puro.

segundo: amor puro, amor eterno, amor verdadeiro tatuado nos pé. Smiths é vida, a verdade e o caminho. e cê já imaginou na abertura começar a tocar, sei lá, The Queen is Dead?
super não procederia, hehehe.

e o Morrissey ia proibir que vendessem churrasquinho nos estádios...

Anônimo disse...

Oi Paty,
Vi groselhas para vender perto de casa também, mas como minha cozinha ainda esta reformando e não tinha ideia de uma receita aonde pudesse usá-las, acabei deixando essa coisinhas lindas na geladeira do supermercado....
Mas agora tenho uma receita para inaugurar meu forno novo!!! :o)
Bj
Paty Vieira

Vanderleia disse...

Oi Patricia ainda não vi pessoalmente groselhas frescas.Se vi não reconheci.Mas depois desse post com certeza quando vê-las reconhecerei.Ficaram maravilhosos seus finaciers.Beijos e tudo de bom.

Bianca disse...

Por favor, me conta qual o gosto dessas frutinhas...
Sonho em um dia poder experimentá-las e invejei (inveja boa) fortemente sua boa sorte em conseguir achá-las no mercado. Aqui em Santa Catarina é muito difícil por as mãos nessas frutinhas mais delicadas, como framboesa e etc. Teu blog é sempre lindo. Adoro as receitas e suas fotos, são perfeitas!

Cíntia Maciel disse...

Que lindos! Tô comendo com os olhos!

Blog do Chocolate disse...

Olá Patricia, :-)

Vim parar ao seu cantinho e já vi que tem por cá deliciosas iguarias pelo que me tornei sua seguidora para poder acompanhar as suas publicações...

Gostei muito do que vi por aqui, por isso vou ficar atenta !

Gostei imenso desses seus "financiers" de groselha, ficaram com tonalidades fantásticas,as fotos estão perfeitas. .-)

Beijinhos

www.blogdochocolate.com

Patricia Bertola disse...

Ai que ótimo! Você acabou de me dar a desculpa que eu precisava pra pagar a fortuna que custa uma caixinha dessas frutinhas e trazer pra casa. :)

Rita disse...

Patricia, achei muito feliz sua escolha em unir em um mesmo post esses financiers e os Smiths: obras de arte por todo lado. Comidinha pra apreciar com olhos e paladar, imagino. Meu olho já tá bem grande, preciso preparar para a big mouth, hohoho... Beijos!

Rita

Samy disse...

Groselhas realmente são lindas Pat!!

Passei só pra te dar um oizinho, to trabalhando MUITO e ultimamente entro pouco nos blogs que sigo pra ler.

Beijoss,

Samy

Unknown disse...

Suas receitas são sempre um espetáculo... Eu adoro seu blog, completamente!!

Bjo, Rebeca
www.multistyle.com.br

Maira G. disse...

Que lindos esses financiers!! Deu até vontade de comprar groselha...

Patrícia, esses dias fins muffins salgados (pimentão, mini tomates e cebola com a velha e boa farinha de grão de bico) e queria saber se você já provou.

Se já, que tal fornecer uma receita? Estava pensando em fazer uma fornada de muffins de cenoura, mas não sei bem como prepará-lo.

E se não provou... recomendo, ficam uma delícia!

Bjs

Patricia Scarpin disse...

Quéroul, tinha que ser um potpourri com "The Queen is Dead" e a segunda parte de "Nowhere Fast".
:D

Paty Vieira, simbora inaugurar esse forno, xará! :D
xx

Bianca, elas são azedinhas.
Obrigada pelo comentário!

Rita, querida, tô rindo aqui da big mouth! :D
xx

Patricia Scarpin disse...

Oi, Maira,
Nunca provei muffin salgado - quando você quiser saber se há ou não uma determinada receita no blog, dê uma olhadinha no índice ou use o campo de busca, assim vc encontra na mesma hora a sua resposta.
Bom saber que ficam gostosos, assim faço qualquer hora!
Bj!