quarta-feira, agosto 29, 2012

Bolo de banana com calda de rum

English version

Banana cake with rum glaze / Bolo de banana com calda de rum

Um dos canais a cabo estava passando “A.I. Inteligência Artificial” ontem à noite e depois de rever meia hora do filme minha opinião continuava a mesma de anos atrás: o filme não é Kubrick. Sei que ele trabalhou no projeto do filme por muitos e muitos anos e relendo a trivia me lembrei de que vários detalhes haviam sido escolhidos/decididos por Kubrick, mas acho que não foi o bastante; acho Spielberg chato – e muitas vezes piegas – e por isso ele não deveria ter sido escolhido para dirigir algo tão sombrio e perturbador; contem com Cronenberg, Fincher e até mesmo Nolan para lidar com esse tipo de filme, e não alguém que digitalmente substitui armas por walkie-talkies.
Entretanto, há algo de que gosto bastante em “A.I.”: acho Jude Law perfeito como Gigolo Joe – é um ator bem versátil e um dos meus favoritos.

***

Adorei esse bolo de banana macio e delicioso – os bolos da Lisa Yockelson são sempre maravilhosos – mas ao colocá-lo no forno achei que ficaria simplesinho demais (como o Spielberg); por isso, dei-lhe um bom banho com calda de rum e isso tornou as coisas bem mais interessantes. :)

Bolo de banana com calda de rum
adaptado dos ótimos e deliciosos Baking Style: Art, Craft, Recipes e Sticky, Chewy, Messy, Gooey: Desserts for the Serious Sweet Tooth

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
2 xícaras (280g) de farinha de trigo
2/3 xícara (80g) de farinha para bolo (caseira: ½ xícara de farinha de trigo + 1 colher (sopa) de amido de milho)
1 ¼ colher (chá)s de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de sal
150g de manteiga sem sal, amolecida
1 ¼ xícaras + 1 colher (sopa) - 262g - de açúcar cristal
3 ovos grandes
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
1 ½ xícaras de bananas maduras e amassadas
½ xícara (120ml) de buttermilk*

Calda:
¼ xícara (56g) de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) de água
¼ xícara (44g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
¼ xícara (50g) de açúcar cristal
¼ xícara (60ml) de rum escuro

Pré-aqueça o forno a 180°C; unte com manteiga e enfarinhe uma forma de furo central (tipo Bundt) com capacidade para 10 xícaras de massa.
Em uma tigela média, peneire juntos a farinha de trigo, a farinha para bolo, o bicarbonato, o fermento e o sal. Reserve.
Na tigela grande da batedeira, usando o batedor em formato de pá, bata a manteiga e o açúcar até obter uma mistura clara e fofa. Junte os ovos, um a um, e raspe as laterais da tigela com uma espátula após cada adição. Acrescente a baunilha e a banana.
Em velocidade baixa, junte os ingredientes peneirados em três adições e o buttermilk em duas adições, alternando-os, começando e terminando com os ingredientes secos, batendo apenas até incorporar. Raspe as laterais da tigela novamente. Misture apenas até incorporar.
Despeje a massa na forma preparada e alise a superfície. Asse até dourar e crescer, 50-60 minutos (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma, sobre uma gradinha, por 15 minutos – enquanto isso, faça a calda: junte a manteiga, a água e os açúcares em uma panelinha de fundo grosso e leve ao fogo médio-alto até começar a ferver. Imediatamente reduza para fogo baixo e ferva por 5 minutos. Retire do fogo e acrescente o rum.
Desenforme o bolo com cuidado sobre a gradinha e pincele-o generosamente com a calda (você pode reservar um pouquinho de calda para servir com o bolo). Deixe esfriar completamente.

* para fazer 1 xícara de buttermilk: coloque 1 colher (sopa) de suco de limão em uma xícara medidora de 240ml, complete com leite integral em temperatura ambiente e aguarde 10-15 minutos para sorar; use todo o conteúdo da xícara na usa receita

Rend.: 10-12 porções

15 comentários:

Filipa disse...

Olá,
Adorei a forma utilizada!

Filipa
www.welc-home.blogspot.pt

Linkinai disse...

que hora a bananna entra na receita? estava no meio da receita e acabei colocando por ultimo depois da farinha, fiz certo? o bolo tá no forno. Vamos ver o q vai sair de lá kkkkkk

Patricia Scarpin disse...

Linkinai, corrigi o texto, obrigada por me avisar!
Acho que não vai ter problema acrescentar a banana por último.

Léia disse...

Oi Paticia, as banans andam bem saborosas.Esse bolo deve ter ficado divino.Sem falar que sua forma é lindíssima.O rum dá um sabor todo especial aos bolos.Quando fazia bolos de aniversários costumava molhar com uma calda feita com rum, ele dá destaque aos sabores.Parabéns.Beijos e tudo de bom.

Linkinai disse...

Já saiu do forno, gostei do resultado, deu certo!!!! ficou muiiiito bom. adorei da proxima vez vu ler atentamente não só os ingredientes a receita tb rsrsrs

ficou otimo! divino, fofissimo lindo e delicioso

Flor de Sal disse...

Olá Patrícia! Eu também QUERO uma forma linda dessas! Estou APAIXONADA pela forma! O bolo deve ser uma delícia!!!!

Valentina disse...

Confesso que este filme foi dos que vi e me marcou por isolated elements. como conjunto ano ficou registrado. Uma calda é um lindo acessório para um bolo. Muita gente nao valoriza estes detalhes.mas eles são 'the icingo on the cake'x

wair de paula disse...

Eu achei o filme piegas e chatinho, o que definitivamente não se pode dizer de seu bolo...o filme mereciaum refilmagem talvez, com algum diretor tipo Nolan mesmo. Já seu bolo é definitivo, abraços!

Patricia Scarpin disse...

Que bom que o bolo deu certo! Adorei saber - obrigada por voltar aqui pra me contar!
Bj!

Carolina disse...

Conheci o blog há 2 semanas e acabei de tirar o bolo de banana do forno. Há tempos não fazia uma massa tão fofinha: mas como não tinha rum e para incrementar adicionei cubinhos de chocolate ao leite no final da receita!!! Ficou uma delícia!!! Com certeza vou tantar outras coisas daqui!!! Obrigada.

Vera disse...

olá,
gostei muito desta receitinha. mas o que me deixou mesmo fascinada foi a forma que usas-te para fazer o bolo. é linda, ou melhor, o bolo ficou lindo =) beijinhos

Patricia Scarpin disse...

Oi, Carolina, tudo bem?
Que bom saber que a receita deu certo para você, adorei! Obrigada por vir aqui me contar. Fico feliz sabendo que está gostando das receitas!
Bj!

D Augusto disse...

Eu tenho que fazer coro, essa sua fôrma é ARREBATADORA, eu amo as fotos dos bolos que você faz nela. Sonho de consumo $_$ rsrs
Bolo de banana é maravilhoso, assim como aqueles biscottis alí de baixo. Vontade de comer tudo por aqui rsrs
Beijos

Vanessa Oliveira disse...

Muito bom! Meu marido adorou, o bolo sumiu em dois dias. Vou fazer ele hoje novamente.

Patricia Scarpin disse...

Vanessa, que notícia ótima! Amei saber!

Related Posts with Thumbnails