sexta-feira, agosto 31, 2012

Torta de pêra, amêndoa e gingerbread

English version

Gingerbread pear tart / Torta de pêra e gingerbread

Fui hipnotizada por esta torta quando a vi pela primeira vez na revista DH – era linda e parecia deliciosa! Minha idéia inicial foi prepará-la no final do ano e publicá-la aqui no blog como parte da minha série de Natal, mas daí me toquei de que a época das pêras é agora e, além disso, eu tinha um restinho de geléia de laranja na geladeira que sobrara de um bolo preparado semanas antes e o restinho acabou sendo a quantidade exata pedida na receita da torta; como o universo já havia conspirado em minha cozinha antes com ótimos resultados fui em frente e preparei a torta, e isso acabou sendo uma decisão muito acertada. ;)

Gingerbread pear tart / Torta de pêra e gingerbread

Torta de pêra, amêndoa e gingerbread
da sempre linda e deliciosa revista Donna Hay

- xícara medidora de 240ml

½ xícara + 1 colher (sopa) - 127g - de manteiga sem sal, amolecida
½ xícara (88g) de açúcar mascavo – aperte-o na xícara na hora de medir
2/3 xícara de glucose de milho
2 2/3 xícaras (373g) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de gengibre em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
½ xícara (50g) de farinha de amêndoa
1 ½ colheres (sopa) de açúcar cristal
3 pêras firmes, cortadas em meio no sentido do comprimento, e cada metade cortada em 4-5 fatias
¼ xícara (50g) de açúcar cristal, extra
1 colher (chá) de extrato de baunilha
¼ xícara de geléia de laranja
açúcar de confeiteiro, para polvilhar
chantilly, para servir

Coloque a manteiga e o açúcar na tigela grande da batedeira e bata até obter um creme claro. Junte a glucose de milho, a farinha, o gengibre, o bicarbonato e o sal e bata somente até incorporar os ingredientes e a mistura virar uma massa. Divida em duas partes iguais, formate cada parte em um retângulo e embrulhe em filme plástico. Leve à geladeira por 1 hora.
Em uma tigelinha, misture a farinha de amêndoa e 2 colheres (sopa) do açúcar. Reserve. E uma tigela média, misture as pêras, o açúcar extra, a baunilha e a geléia de laranja e mexa gentilmente para incorporar.
Forre uma assadeira grande, de beiradas baixas, com papel alumínio. Com um rolo, abra cada porção de massa entre duas folhas de papel manteiga ligeiramente enfarinhadas até obter um retângulo de 20x30cm. Espalhe metade da mistura de amêndoa sobre o centro de cada retângulo de massa deixando 5cm de borda sem recheio. Arrume o recheio de pêra sobre a farinha de amêndoa e dobre as extremidades da massa sobre o recheio, cobrindo parte deste. Transfira com cuidado para a assadeira preparada. Leve as tortas à geladeira por 20 minutos – enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180°C.
Asse por 30-35 minutos ou até que estejam assadas e douradas. Deixe esfriar na assadeira sobre uma gradinha – você pode servir as tortas mornas ou em temperatura ambiente
Polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva.

Rend.: 2 tortas, cada uma serve 4-6 porções

4 comentários:

São Ribeiro disse...

GOSTO MUITO DE BOLOS COM PêRA, ESSE FICOU LINDO E CERTAMENTE UMA DELICIA.
BJS

Vanderleia disse...

Nossa Patricia, fiquei com vontade de pegar uma faca e cortar a primeira fatia, para mim, claro, e saboreá-la.Beijos e ótimo final de semana.

lili cheveux de feu disse...

amei hein! não vai ovo! já está nos favoritos. agora, onde eu acho glucose de milho, mulher?

Patricia Scarpin disse...

Lili, glucose de milho é Karo.