quinta-feira, agosto 23, 2012

Pãezinhos de cebola e queijo e mudando de idéia após a primeira mordida

English version

Cheese and onion scrolls / Pãezinhos de cebola e queijo

Na hora em que tirei estes pãezinhos do forno decidi que não iria publicar a receita no blog: eles não estavam bonitos como os da revista, e sendo esta louca perfeccionista fiquei bem desapontada com a aparência dos pães. Mas o cheirinho na minha cozinha estava tão bom que senti uma vontade enorme de provar um dos pãezinhos e foi aí que mudei de idéia completamente: estava tão saboroso que eu tinha que dividir a receita com vocês. Peguei a câmara na mesma hora porque os pãezinhos estavam tão bons que achei que não sobraria nenhum para as fotos depois. :D

A massa é super macia e por isso foi difícil formatas os rolinhos, mas os aconselho a não adicionarem mais farinha, mesmo que se sintam tentados a fazê-lo: vocês vão amar a textura ultra macia dos pãezinhos, e esta textura ótima se mantém mesmo depois de frios.

Pãezinhos de cebola e queijo
adaptados da sempre lindíssima e deliciosa Australian Gourmet Traveller

- xícara medidora de 240ml

1 cebola, cortada ao meio no sentido do comprimento e depois em fatias bem fininhas
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 ¾ xícaras + 1 colher (sopa) - 255g - de farinha de trigo
¾ xícara (105g) de farinha integral
1 ½ colheres (sopa) de açúcar mascavo claro – aperte-o na colher na hora de medir
2 ¼ colheres (chá) - 7g - de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de cebolinha miúda picadinha – pique e depois meça
150g de queijo fontina, ralado no ralador grosso, uso dividido
1 colher (chá) de sal
½ xícara (120ml) de leite integral + um pouquinho extra para pincelar
1/3 xícara (80ml) de água

Coloque a cebola e o azeite em uma panela média, leve ao fogo médio-alto e refogue, misturando ocasionalmente, até a cebola ficar macia (4-5 minutos). Retire do fogo e reserve.
Na tigela grande da batedeira, junte as farinhas, o açúcar, o fermento, a cebolinha, 50g do queijo Fontina, a cebola refogada e o sal. Aqueça o leite e a água juntos até amornar e despeje sobre os ingredientes na tigela. Usando o batedor em formato de gancho, misture a massa e sove até que fique homogênea e elástica, 4-5 minutos – ou sove na mão por cerca de 8 minutos. Transfira a massa para uma tigela grande levemente pincelada com óleo, cubra com filme plástico e deixe em um lugar morninho, livre de correntes de ar, até dobrar de volume (45 minutos a 1 hora).
Pré-aqueça o forno a 180°C; forre uma forma de 20x30cm com papel alumínio, deixando sobras em dois lados opostos, formando “alças”.
Em uma superfície levemente enfarinhada, abra a massa em um retângulo de aproximadamente 20x40cm. Espalhe o queijo Fontina restante sobre a massa e enrole-a como um rocambole, formando um longo cilindro. Corte em 8 fatias iguais e coloque-as com o lado cortado virado pra cima na forma preparada, deixando 1cm de distância entre uma e outra. Cubra e deixe crescer levemente por 10-15 minutos. Pincele o topo dos pãezinhos com leite e asse até que dourem, 20-25 minutos. Sirva mornos (achei deliciosos também em temperatura ambiente).

Rend.: 8 unidades

16 comentários:

Natalia Máximo disse...

Fiquei com água na boca *-*

Marcela disse...

Vc quis dizer forrar com papel alumínio mesmo ou com papel manteiga? Vou fazer com certeza essa receita...hummm..agua na boca! Bjos

CRISTIANE LARA disse...

Oi Paty, tudo legal ? Adorei os pãezinhos ! Parecem bem fofos e devem estar uma delícia mesmo ! Mais uma receita para eu fazer. Bjs

Daniela Rhodry disse...

hummm, parecem deliciosos!

Bj,bj,bj...
Danie
www.lindaecheiaegraca.blogspot.com

Patricia Scarpin disse...

Marcelo, com papel alumínio mesmo, porque o queijo derrete e gruda no papel manteiga.
Usei o papel manteiga só para a foto.

www.sosimplesassim.com.br disse...

Para mim, os paezinhos estão lindos , Patrícia! Mais uma receita sua que vai para o Simples Assim.É só eu ter um tempinho.
Bj,
Lylia

Cristina Gullino disse...

Olá Patricia!
Estes pães devem ser deliciosos!
Queria saber se posso substituir esse queijo por outro, pois não encontro aqui onde moro.
Bjs

rita disse...

Vamos combinar, mesmo q fiquem feios (o q não estão) seus quitutes, pfavor, nunca se esqueça de nós, s fãs q tbm adoram cozinhar. Obrigada pela receita! bjs

rita disse...

Outra coisa, o queijo fontina pode ser substituído pela muçarela?

Vanderleia disse...

Oi Patricia, realmente a gente quer primeiro fazer os leitores comerem com os olhos para depois se interessarem pela receita.Mas no seu caso, relaxe, acreditamos ser boa todas as receitas que você posta.Você ja tem uma credibilidade que sua palavra basta.Adoro pão de cebola, até quem não gosta de cebolas come.Seu pão ficou lindo e deu vontade.Beijos.

Angela Escritora disse...

Não sei o que seja queijo fontina!! preciso saber!! maravilha!

Letrícia disse...

Como eu não quero saber de bebê com cara de pãozinho de cebola, já estou preparando! Os pãezinhos vão entrar no forno agora :-)

Beijos, Pat!

Letrícia disse...

Voltei! Já matei um quentinho, com manteiga derretendo. Fofíssimo, perfeito! Obrigada, Pat! Amei!

Beijos!

Patricia Scarpin disse...

Meninas, qualquer queijo que derreta bem vai funcionar bem aqui - usei o Fontina porque acho que o amarguinho dele combina com o docinho das cebolas, e a receita original pedia Gruyère. Depois me contem?
Bj!

Lê, querida, notícia ótima! Amei saber que você gostou da receita, dear!
xx

Thelma disse...

Oi Patricia,
Fiz os pãezinhos hoje, eles são realmente deliciosos quente. Frio eu não sei, não sobrou.... A recomendação é fazer duas receitas da próxima vez para, quem sabe, prova-los frios!!!
Obrigada por compartilhar sua experiência e receitas fantásticas. Abraços, Thelma.

Patricia Scarpin disse...

Thelma, que notícia ótima! Adorei saber que a receita deu certo para você - obrigada a você por vir aqui me contar!
Beijo!