sexta-feira, agosto 17, 2012

Muffins de limão-cravo e amêndoa e uma cozinheira ranzinza

English version

Rangpur lime and almond muffins / Muffins de limão-cravo e amêndoa

Tenho de ser honesta com vocês: estes muffins trouxeram à tona o meu lado mais rabugento; enquanto os preparava, pensei coisas como “muffins têm de ser práticos e rápidos de fazer!” e “com tantas etapas assim eu poderia fazer logo um bolo”. Sim, eu sei, não foi muito civilizado de minha parte, mas É uma receita com algumas frescurinhas e há mesmo etapas DEMAIS e ingredientes DEMAIS. Mas no final o resultado foi tão bom que deixei tudo pra lá e achei que deveria dividir a receita com vocês, especialmente porque menos de 30 minutos depois de ter colocado os muffins no forno eu já estava saboreando um deles, algo que eu não poderia ter feito com um bolo. :D

A receita original pedia limão siciliano, mas resolvi usar os limões-cravo perfumadíssimos que tinha em casa.

Muffins de limão-cravo e amêndoa
um tiquinho adaptados de um livro que comprei recentemente

- xícara medidora de 240ml

Cobertura:
½ xícara (55g) de amêndoas em lâminas
2 colheres (sopa) de açúcar cristal
1 colher (sopa) de leite integral
¼ colher (chá) de extrato de baunilha

Muffins:
1 ¼ xícaras + 1 colher (sopa) - 185g - de farinha de trigo
1/3 xícara (46g) de açúcar de confeiteiro
1 ¼ colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
2 ovos
2 ½ colheres (sopa) de leite integral
1 ½ colheres (sopa) de creme de leite fresco
raspas da casca de 1 limão-cravo
1 colher (sopa) de suco de limão-cravo
½ colher (chá) de extrato de baunilha
1/3 xícara (75g) de manteiga sem sal, amolecida
½ xícara (100g) de açúcar cristal
1/3 xícara (36g) de amêndoas em lâminas, levemente tostadas e frias

Pré-aqueça o forno a 180°C; unte uma forma para muffins cujas cavidades comportem 1/3 xícara (80ml) de massa – você usará 10 das 12 cavidades.
Cobertura: em uma tigelinha, misture as amêndoas, o açúcar, o leite e a baunilha. Reserve.
Em uma tigela grande, misture com um batedor de arame a farinha, o açúcar de confeiteiro, o fermento em pó e o sal. Reserve. Em outra tigelinha, misture bem os ovos, o leite, o creme de leite, as raspas e o suco de limão.
Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga, o açúcar cristal e as amêndoas em velocidade média por 1 minuto. Em velocidade baixa, derrame aos poucos na tigela os ingredientes líquidos – a mistura vai ficar empelotada. Com uma espátula, incorpore ligeiramente a farinha aos demais ingredientes em três adições, sem misturar demais.
Transfira a massa para a forma preparada, enchendo cada cavidade até 2/3 de sua capacidade. Cubra com colheradas da cobertura e, antes d elevar ao forno, encha as cavidades vazias com água até a metade.
Asse até que os muffins cresçam e dourem, 20-25 minutos (faça o teste do palito).
Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por cerca de 7 minutos e então, com bastante cuidado, remova os muffins da forma e coloque-os sobre a gradinha para esfriar.

Rend.: 10 unidades

2 comentários:

www.sosimplesassim.com.br disse...


Oi Patrícia,
Sempre estou aqui "paquerando" suas deliciosas receitas.Essa de hoje, com certeza, vai entrar na minha cozinha.
Hoje , inclusive, falei em você no Simples Assim, pois fiz seu delicoso Bolo de Sour Cream com geleia de cassis.Só que usei geleia de goiaba.Ficou uma delícia!
Bj,
Lylia

Vanderleia disse...

Oi Patricia,algumas vezes na cozinha a vontade de comer é tão grande que ficamos irritadas com a demora no preparo.Ansiedade pura.Eu tenho essas ansiedades todos os meses em alguns períodos.Não deixo nem esfriar ou firmar para cortar um pedaço.Faz parte.Ficaram lindo e anotarei com certeza.Adoro limões.
Fiquei imaginando o perfume desses bolinhos.Um ótimo final de semana pra você.