Um dos canais a cabo estava passando “A.I. Inteligência Artificial” ontem à noite e depois de rever meia hora do filme minha opinião continuava a mesma de anos atrás: o filme não é Kubrick. Sei que ele trabalhou no projeto do filme por muitos e muitos anos e relendo a trivia me lembrei de que vários detalhes haviam sido escolhidos/decididos por Kubrick, mas acho que não foi o bastante; acho Spielberg chato – e muitas vezes piegas – e por isso ele não deveria ter sido escolhido para dirigir algo tão sombrio e perturbador; contem com Cronenberg, Fincher e até mesmo Nolan para lidar com esse tipo de filme, e não alguém que digitalmente substitui armas por walkie-talkies.
Entretanto, há algo de que gosto bastante em “A.I.”: acho Jude Law perfeito como Gigolo Joe – é um ator bem versátil e um dos meus favoritos.
***
Adorei esse bolo de banana macio e delicioso – os bolos da Lisa Yockelson são sempre maravilhosos – mas ao colocá-lo no forno achei que ficaria simplesinho demais (como o Spielberg); por isso, dei-lhe um bom banho com calda de rum e isso tornou as coisas bem mais interessantes. :)
Bolo de banana com calda de rum
adaptado dos ótimos e deliciosos Baking Style: Art, Craft, Recipes e Sticky, Chewy, Messy, Gooey: Desserts for the Serious Sweet Tooth
- xícara medidora de 240ml
Bolo:
2 xícaras (280g) de farinha de trigo
2/3 xícara (80g) de farinha para bolo (caseira: ½ xícara de farinha de trigo + 1 colher (sopa) de amido de milho)
1 ¼ colher (chá)s de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de sal
150g de manteiga sem sal, amolecida
1 ¼ xícaras + 1 colher (sopa) - 262g - de açúcar cristal
3 ovos grandes
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
1 ½ xícaras de bananas maduras e amassadas
½ xícara (120ml) de buttermilk*
Calda:
¼ xícara (56g) de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) de água
¼ xícara (44g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
¼ xícara (50g) de açúcar cristal
¼ xícara (60ml) de rum escuro
Pré-aqueça o forno a 180°C; unte com manteiga e enfarinhe uma forma de furo central (tipo Bundt) com capacidade para 10 xícaras de massa.
Em uma tigela média, peneire juntos a farinha de trigo, a farinha para bolo, o bicarbonato, o fermento e o sal. Reserve.
Na tigela grande da batedeira, usando o batedor em formato de pá, bata a manteiga e o açúcar até obter uma mistura clara e fofa. Junte os ovos, um a um, e raspe as laterais da tigela com uma espátula após cada adição. Acrescente a baunilha e a banana.
Em velocidade baixa, junte os ingredientes peneirados em três adições e o buttermilk em duas adições, alternando-os, começando e terminando com os ingredientes secos, batendo apenas até incorporar. Raspe as laterais da tigela novamente. Misture apenas até incorporar.
Despeje a massa na forma preparada e alise a superfície. Asse até dourar e crescer, 50-60 minutos (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma, sobre uma gradinha, por 15 minutos – enquanto isso, faça a calda: junte a manteiga, a água e os açúcares em uma panelinha de fundo grosso e leve ao fogo médio-alto até começar a ferver. Imediatamente reduza para fogo baixo e ferva por 5 minutos. Retire do fogo e acrescente o rum.
Desenforme o bolo com cuidado sobre a gradinha e pincele-o generosamente com a calda (você pode reservar um pouquinho de calda para servir com o bolo). Deixe esfriar completamente.
* para fazer 1 xícara de buttermilk: coloque 1 colher (sopa) de suco de limão em uma xícara medidora de 240ml, complete com leite integral em temperatura ambiente e aguarde 10-15 minutos para sorar; use todo o conteúdo da xícara na usa receita
Rend.: 10-12 porções
quarta-feira, agosto 29, 2012
Bolo de banana com calda de rum
Assinar:
Postar comentários (Atom)
15 comentários:
Olá,
Adorei a forma utilizada!
Filipa
www.welc-home.blogspot.pt
que hora a bananna entra na receita? estava no meio da receita e acabei colocando por ultimo depois da farinha, fiz certo? o bolo tá no forno. Vamos ver o q vai sair de lá kkkkkk
Linkinai, corrigi o texto, obrigada por me avisar!
Acho que não vai ter problema acrescentar a banana por último.
Oi Paticia, as banans andam bem saborosas.Esse bolo deve ter ficado divino.Sem falar que sua forma é lindíssima.O rum dá um sabor todo especial aos bolos.Quando fazia bolos de aniversários costumava molhar com uma calda feita com rum, ele dá destaque aos sabores.Parabéns.Beijos e tudo de bom.
Já saiu do forno, gostei do resultado, deu certo!!!! ficou muiiiito bom. adorei da proxima vez vu ler atentamente não só os ingredientes a receita tb rsrsrs
ficou otimo! divino, fofissimo lindo e delicioso
Olá Patrícia! Eu também QUERO uma forma linda dessas! Estou APAIXONADA pela forma! O bolo deve ser uma delícia!!!!
Confesso que este filme foi dos que vi e me marcou por isolated elements. como conjunto ano ficou registrado. Uma calda é um lindo acessório para um bolo. Muita gente nao valoriza estes detalhes.mas eles são 'the icingo on the cake'x
Eu achei o filme piegas e chatinho, o que definitivamente não se pode dizer de seu bolo...o filme mereciaum refilmagem talvez, com algum diretor tipo Nolan mesmo. Já seu bolo é definitivo, abraços!
Que bom que o bolo deu certo! Adorei saber - obrigada por voltar aqui pra me contar!
Bj!
Conheci o blog há 2 semanas e acabei de tirar o bolo de banana do forno. Há tempos não fazia uma massa tão fofinha: mas como não tinha rum e para incrementar adicionei cubinhos de chocolate ao leite no final da receita!!! Ficou uma delícia!!! Com certeza vou tantar outras coisas daqui!!! Obrigada.
olá,
gostei muito desta receitinha. mas o que me deixou mesmo fascinada foi a forma que usas-te para fazer o bolo. é linda, ou melhor, o bolo ficou lindo =) beijinhos
Oi, Carolina, tudo bem?
Que bom saber que a receita deu certo para você, adorei! Obrigada por vir aqui me contar. Fico feliz sabendo que está gostando das receitas!
Bj!
Eu tenho que fazer coro, essa sua fôrma é ARREBATADORA, eu amo as fotos dos bolos que você faz nela. Sonho de consumo $_$ rsrs
Bolo de banana é maravilhoso, assim como aqueles biscottis alí de baixo. Vontade de comer tudo por aqui rsrs
Beijos
Muito bom! Meu marido adorou, o bolo sumiu em dois dias. Vou fazer ele hoje novamente.
Vanessa, que notícia ótima! Amei saber!
Postar um comentário