Fiquei imaginando um jeito de convencê-los a preparar este pão mas só consegui pensar no seguinte: ele é uma delícia e vai super bem com uma cerveja bem gelada (o que para mim é sempre um bom motivo). ;)
Ah, e as fatias que sobrarem ficam deliciosas untadas com um tiquinho de manteiga e grelhadas em uma frigideira antiaderente. Pronto – espero que o experimentem. :)
Pão de cebola e semente de erva-doce
um nadinha adaptado da sempre maravilhosa Australian Gourmet Traveller
- xícara medidora de 240ml
¼ xícara + 2 colheres (sopa) - 90ml - de azeite de oliva, uso dividido
1 cebola, bem picadinha
2 colheres (chá) de sementes de erva-doce + um pouquinho extra para polvilhar
3 ½ xícaras (490g) de farinha de trigo + um pouquinho extra para polvilhar
4 colheres (chá) - 12g - de fermento biológico seco
2 colheres (chá) de açúcar refinado
¾ colher (chá) de sal
1 xícara (240ml) de água morna
leite, para pincelar
sal grosso moído ou sal em flocos (tipo Maldon), para polvilhar
Aqueça ¼ xícara (60ml) do azeite de oliva em uma panelinha em fogo médio, junte a cebola e refogue até que fique bem macia (6-8 minutos). Junte as sementes de erva-doce, refogue até que soltem seu perfume (1 minuto), retire do fogo e deixe esfriar completamente.
Na tigela grande da batedeira, usando o batedor em formato de pá, misture a farinha, o fermento, o açúcar, a mistura de cebola e o sal e misture para combinar. Com a batedeira ligada, acrescente a água e o azeite restante – 2 colheres (sopa) – e bata em velocidade baixa até obter uma massa homogênea e elástica (6-8 minutos). Transfira a massa para uma tigela grande levemente untada com óleo, vire-a para untá-la, cubra com plástico e deixe crescer em um lugar morninho, longe de correntes de ar, até dobrar de volume (30-45 minutos).
Pré-aqueça o forno a 180°C; forre uma assadeira grande, de beiradas baixas, com papel alumínio.
Dê um soquinho na massa para desinflá-la, divida em duas partes iguais e forme um cilindro de 35cm de comprimento com cada metade de massa. Coloque os cilindros de massa na assadeira preparada, cubra de maneira frouxa com plástico e deixe crescer novamente em um lugar morninho por 15-20 minutos. Pincele com leite e salpique com um pouquinho de farinha, sementes de erva-doce e o sal grosso/em flocos. Asse até que doure e esteja assado por dentro (25-30 minutos), deixe esfriar completamente na forma, sobre uma gradinha.
Guarde em um recipiente hermético em temperatura ambiente.
O pão é mais gostoso quando consumindo no dia em que foi preparado.
Rend.: 6 porções
terça-feira, agosto 30, 2011
Pão de cebola e semente de erva-doce
Marcadores:
baking,
cebola,
fermento biológico,
pão,
salgado,
sementes de erva-doce
Assinar:
Postar comentários (Atom)
18 comentários:
Pat, só a imagem do pão já me convenceu a fazê-lo - pão de cebola foi um dos primeiros que aprendi a fazer - com erva-doce é novidade pra mim!
beijos
Acho que não é preciso muito para me convencer...Só a visão dele, já dá vontade!
Bjoka
Rita
Patricia, fazer pão foi a única coisa que me fez ir à cozinha sem a necessidade extrema, ou seja, fui por amor, lá pelos meus 15 anos. Hoje tenho 48, de lá pra cá sempre os faço, é uma das minhas paixões. A imagem desse seu fala por ela mesma, e já estava convencida somente pelo título da postagem. Vou levar a receita comigo. Está lindo seu pão.
beijos
Que pão lindo. Vou fazer hoje mesmo. Beijos. Stella
Cada vez que passo por aqui saio com ideias maravilhosas e minha cozinha acaba "bagunçando"...e sempre vale à pena...parabéns, teu blog é demais! bjs http://claudiaroma.blogspot.com
já fiz algumas vezes uma geléia de cebola com erva doce. fica ótimo em fatias de pão (costumo acrescentar cream cheese), como entrada/aperitivo/pra acompanhar cerveja com amigos e conversa fiada
pão de cebola é amooor.
fiquei curidosa em saber como a erva-doce aparece aí.
;)
pela foto maravilhosa, não precisa de muito pra me convencer a fazer esta receitinha!!hahahha
que pão divino!!!
http://deliciasdaisa.blogspot.com/
HUmm
A foto já mostra tudo!
D.E.L.I.C.I.A
Beijo Jê
Estou com uma duvida basica... Comprei uma kitchenaid e nao sei qual batedor e qual... Help me!
AMO pães feitos em casa! Ainda mais com cebola! Delícia!
Só a foto já dá a maior vontade de comer! Já convence, já! Beijo!
Que pão lindo. Adoro cebola mas não a consigo imaginar com a erva doce, acho que deve ficar bem especial :)
Não pelo pão, pat, você bem sabe que não gosto muito dessas coisas, mas a parte da cerveja gelada realmente é tentadora... E se chutarmos o balde e trocarmos a água por cerveja? Já fiz isso com um pão padrão e deu absolutamente certo, mas como ela era suave, seu sabor não ficou muito pronunciado. Tentarei fazer com uma escura e cebola roxa, mas, como sempre, terei de adaptar um pouco porque o sr. vocêsabequem não suporta erva-doce... Pufff Bjs
acabei de fazer essa receita e amei!!! A foto convenceu,mas a curiosidade da mistura de sabores inusitada foi o que mais contou para q eu experimentasse a receita. É 10 essa receita!!!Aprovadíssima!!!
Nádia, que boa notícia! Adorei saber, menina, obrigada por vir aqui me contar!
Pode trocar a cebola por cebola desidratada? E teria que hidratar?
Adoro seu blog!
Já fiz muitas receitas!!
A. C. Barros, nunca usei cebola desidratada, não sei nem que textura tem...
Postar um comentário