domingo, julho 18, 2010

Suspiros de chocolate e canela

English version

Chocolate and cinnamon suspiros / Suspiros de chocolate e canela

Há um mês não lhes trago algo com chocolate – cacau não conta – e espero que vocês gostem destes suspiros tanto quanto eu e a Jessica. :)

Não estava muito empolgada para fazer suspiros, mas precisava preparar algo com as minhas claras congeladas – que também parecem sofrer da maldição Gremlin; o que me convenceu foi a idéia de acrescentar chocolate e canela.

chocolate cinnamon suspiros5C

Suspiros de chocolate e canela
da Australian Gourmet Traveller

120g de claras (cerca de 3)
1 pitada de sal
120g de açúcar refinado
1 fava de baunilha, aberta no sentido do comprimento, sementinhas raspadas com as costas da faca
1 colher (chá) de canela em pó
120g de açúcar de confeiteiro, peneirado
100g de chocolate amargo (70% de cacau), em pedaços graúdos
cacau em pó, para polvilhar na hora de servir

Pré-aqueça o forno a 120°C; forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga.
Na tigela grande da batedeira, em velocidade médio-alta, bata as claras e o sal até obter picos suaves (4-5 minutos). Adicione o açúcar refinado aos poucos, em fio constante, e depois continue batendo até obter um merengue firme e brilhante. Acrescente a baunilha e a canela.
Com o auxílio de uma espátula de silicone, misture o açúcar de confeiteiro, com movimentos delicados, de baixo para cima, e em seguida faça o mesmo com o chocolate. Faça montinhos de cerca de 5cm de diâmetro nas formas preparadas e asse até que os suspiros sequem e dourem bem levemente (2-3 horas – isso vai depender muito do tamanho deles). Desligue o forno e deixe os suspiros esfriarem dentro dele por 1 hora e então transfira para uma gradinha. Polvilhe com o cacau em pó para servir.
os suspiros podem ser guardados em um recipiente hermético, em temperatura ambiente, por até 1 semana.

Rend.: 10 unidades – fiz metade da receita acima e consegui 5 suspiros grandões

16 comentários:

ELIANE TAVEIRA disse...

Deliciosos... Ai, ai... dá pra suspirar!

Bjos

Eliane

tatiane disse...

Pat, deve ficar uma delícia os suspiros desse jeito. Teve um dia que fiz igual da minha avó, bem pequenos e só clara com açúcar, mas como não tenho termômetro de forno, ficava regulando a temperatura às cegas, abrindo e fechando o forno, aí cansei... rs
beijos, querida

Quéroul disse...

aqui em casa é impossível fazer suspiro. na minha última tentativa, eu deixei meu disquinho assando (ia ser minha primeira Pavlova, hehehe), e minha mãe foi lá e ligou o dourador do forno. queimou em cima sem assar por igual, e não virou nada, só um troço doce, pegajoso, que minha mãe AMA!
acho que foi boicote proposital mesmo, pra ela comer tudo sozinha.

e eu fiz um docinho seu, viu. e contei as calorias e fiquei assim: :o

comi do mesmo jeito, é nham nham demais.

beijo de domingo.
=***

São Ribeiro disse...

POIS SÓ DE OLHAR JÁ ME FARTEI DE SUSPIRAR ,ESTAÕ LINDOS APETECE PEGAR E COMER, BJ

Rita disse...

Oi, querida. Tá, então agora que quero fazer, eis as dúvidas: esse tantão de tempo de forno? E seu eu fizer menor, cai quanto nesse tempo (não tenho termômetro de forno, buá)? Ai, amiga, desculpas o perguntômetro, mas fiquei maluca por essa receita. :-(

Beijocas,
Rita

Sarah Abreu disse...

Hum! Uma lindeza só! E uma gostozura, com certeza! Nunca fin suspiros recheados! Na lista pro próximo ataque chocólatra do marido! Bjo e boa semana!

manjericota disse...

Pat sua danadinha, q delícia de suspiro! Estou aqui nesse frio doido babando por eles..rs

Bjo gde, Dani :)

Kátia Aguiar disse...

Oi Patricia, aqui estou eu de novo passando pra parabenizar o seu bom gosto. Amo suspiro, mas acho um mistério fazê-los. Recheados então, inimaginável...rsrsrs. Um bjo e boa sorte. Kátia Aguiar.

Anônimo disse...

Ai Paty q coincidência! Acabei de postar suspiros no meu blog hahahahahahahha mas os normais, q fiz com sobras de clara.

Vou fazer esse tb! Parece mto bom!
Adoro chocolate e descobri meu amor por canela!

A sopinha falta só comprar o alho poró! Acabei adiando um pouco mas não esqueci dela não!


Bjinhos

Levi Pereira disse...

Paty que receita legal!!! Nunca tinha visto suspiros com chocolate!!!
Amei
BjoOos

Nica Geiser disse...

Sempre passo no seu flickr e hoje resolvi passar por aqui também, e acabei encontrando um destino maravilhoso para as minhas claras congeladas.

As minhas também estão à la Gremlins, eram só duas e agora tomaram conta do congelador.

Estou morrendo de vontade de testar essa receita, e é claro, provar ela também. Tudo culpa sua! Rs

Vou aproveitar para dizer que já faz mais de dois anos que eu conheci e me encantei com o seu blog, graças a ele voltei a cozinhar e tirar fotos, duas paixões que eu tinha deixado de lado, acho que devo um obrigado enorme a você, que devido a minha timidez (até mesmo no computador) está chegando atrasado! Parabéns e muito obrigada!

ameixa seca disse...

Chocolate e canela é perfeito :) Até suspiro!

Patricia Scarpin disse...

Eliane, obrigada!

Tati, sem termômetro é dureza, mesmo... Mesmo com ele eu fico de olho o tempo todo e vou abrindo o forno algumas vezes para manter a temperatura constante...
Beijo, querida!

Quéroul, que dó da pavlova! A primeira que fiz foi pro espaço também, morri de frustração... E a sua mãe, hein? Que danadinha. :)
A história do fudge foi boa demais. :)
Beijão, querida!

São33, obrigada pela visita!

Rita, o tempo cai, sim, você vai ter que ficar de olho neles, quando estiverem sequinhos por fora e bem levemente amarelinhos (começando a dourar), tem que desligar o forno. E pode perguntar à vontade - adoro te ver por aqui, querida.
Beijão!

Sarah, espero que ele goste!
Beijo e obrigada!

Dani, obrigada, querida!
Beijo!

Kátia, muito obrigada! O recheio aqui, na verdade, vai misturado à massa, não é tão difícil!
Beijo!

Liv, canela é tudo no mundo!
Depois me conta da sopa.
Beijo!

Levi, que bom que gostou! Obrigada!
Um beijo!

Nica, seja muito bem-vinda! Muito obrigada pelo comentário, sabia que eu adoro conhecer os meus leitores? Vocês são super especiais!
Volte mais vezes!
Beijo!

Ameixa, eles combinam muito bem, mesmo! Obrigada, querida!

Hevelyn Mori disse...

Oi Paty, tdo bem?

Parece mto boa essa receita, hein?

Queria te perguntar umas coisinhas básicas:
- Por qto tempo posso deixar minhas claras congeladas?
- Vc descongela suas claras em temperatura ambiente msm?? Ou tem outra forma?

Obrigada!
Bjs

Patricia Scarpin disse...

Oi, Hevelyn! Tudo, e vc?
Eu já cheguei a congelar por 3 meses - mais do que isso, não garanto.
- pra descongelar, coloque-nas na geladeira de um dia para o outro.

Boa sorte! Um beijo!

Valentina disse...

Suspiros sao algo que gosto muito de fazer para dar de presente, quando vem visita especial. mas pessoalmente nao fazem meu coracao bater mais forte perto da boca. So perto dos olhos, e perto do nariz. gostei muito da combinacao de sabores.