sábado, julho 24, 2010

Nuvenzinhas de limão siciliano

English version

Lemon cloud tea cookies / Nuvenzinhas de limão siciliano

Vou lhes contar um segredo: há vezes em que me sinto como um dos cachorros do Sr. Ivan Pavlov ao ouvir (ou ler) a palavra “limão”. :)

Por isso não pude resistir a esta receita quando a vi no blog da Joy – e ainda bem, pois estes biscoitinhos são uma delícia.

Nuvenzinhas de limão siciliano

- xícara medidora de 240ml

1 ½ xícaras (210g) de farinha de trigo
¾ xícara de amido de milho
4 colheres (chá) de fermento em pó
1/8 colher (chá) de sal
8 colheres (sopa) – 113g – de manteiga sem sal, amolecida
1 xícara (140g) de açúcar de confeiteiro
2 ovos grandes
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 colher (chá) de suco de limão siciliano
1 colher (chá) de raspas de casca de limão siciliano

Pré-aqueça o forno a 160°C; forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga.
Peneire a farinha de trigo, o amido, o fermento e o sal numa tigela. Reserve.
Na tigela grande da batedeira, misture a manteiga e o açúcar de confeiteiro e comece batendo em velocidade baixa, com o batedor em formato de pá, até incorporar bem. Aumente para a velocidade média e continue batendo até obter uma mistura clara e leve, cerca de 2 minutos.
Junte os ovos, um a um, batendo – a massa pode parecer talhada, mas não tem problema. Junte o suco e as raspas de limão. Volte a batedeira para a velocidade baixa e junte os ingredientes secos reservados. Remova a tigela da batedeira e dê algumas boas misturadas com uma espátula de silicone para formar uma massa homogênea.
Faça bolinhas com porções de 1 colher (chá) cheia de massa e coloque nas formas preparadas, deixando 5cm de espaço entre uma e outra. Depois de formatar todos os cookies, aperte cada bolinha levemente com um garfo enfarinhado em direções opostas, dando um efeito quadriculado. Asse até que eles espalhem levemente e dourem, cerca de 20 minutos. Retire do forno e escorregue o papel manteiga para uma gradinha. Deixe os cookies esfriarem completamente.

Rend.: 48 biscoitinhos miúdos – fiz metade da receita acima e ainda assim consegui 32

24 comentários:

Stefânia Barreto Tissot disse...

Ai Paty, cada vez que venho aqui é uma tentação...minha dieta fica a perigo!

Adoro limão, e ser for o siciliano, melhor ainda! O seu blog virou referência toda vez que preciso de algo cítrico...

Beijo grande!

Quéroul disse...

caso de amor com os sicilianos, viu...
eu não lembrava de ter experimentado, mas outro dia eu comprei uns e fiz risotto, aquele fudge bomba calórica delícia, suco e até mordi um deles.
amei deveras.

quero biscoitinho tambem!
=**

Anônimo disse...

Um sonho de biscoitinhos!
Mais uma receita pra minha lista.
Ah, fiz a sopa, publico amanhã! Ficou divina! Só tirei o limão e um outro ingrediente q esqueci o nome...não achei!

Bjus

Rita disse...

Oi, querida.

Nossa, e tenho 3 limões sicilianos ali na fruteira me olhando com cara de carentes. Mas hoje estou sozinha com meus dois picurruxos, então preciso esperar mais uns dias. Serão que será mais um episódio de biscoitos queimados na lata do lixo (sempre queimo meus biscoitos), ou será o início de uma nova era? Adorei a receita.. veremos onde ela vai me levar. :-)

Ah, seus biscoitos ficaram lindos, viu?

Bjs!
Rita

Beta Tiossi disse...

Ai que delícia! Eu também sou assim com os limões! Já estou en desespero com vontade de provar! bjs

Dani Hoffmam disse...

Oi Patricia, acompanho seu blog já faz um tempão, mas nunca deixei um comentário pra vc, mas gostaria que soubesse que amo suas receitas e esse biscoitinho de limão... to querendo fazer tem dias uma receita de cookie de limão e essa receita sua veio em boa hora, vou ter de experimentar.
Depois te conto o resultado

Um bom fim de semana pra vc
Mil bjos
Dani

Unknown disse...

Pat, parecem deliciosos! Também fico ouriçada quando sinto o perfume de limão...!
Um ótimo final de semana! Beijos!

Anônimo disse...

Estou com dois limões sicilianos em casa, e vim aqui procurar receita pra eles, olha que coincidência!

Fabiana disse...

Pat,
Comprei uma leva de limões sicilianos, e estou passeando pelo seu blog a procura de uma receita deliciosa, o duro é escolher uma entre várias.
Estou entre essas nuvenzinhas e o shorthbread.....ó duvida!
beijos

Tricia disse...

Tambem sou louca por limão, e o siciliano é o meu preferido!
Adoro suas receitas!

bjs

ameixa seca disse...

Nesses casos acho que somos todos cachorros de Pavlov e o reflexo condicionado toma conta do nosso palato :) Também salivo quando penso em certas coisas e limão é uma delas, adoro! Essas nuvens devem ser deliciosas.

Gil Arte em Ponto Cruz disse...

Hum, que delícia.
Vou fazer hoje mesmo.
Bjs

Levi Pereira disse...

Paty com certeza ir experimentar!!! Depois te conto!
bjos, bom domingo!

tatiane disse...

Que belezinhas estes biscoitos! Trouxe um saco pra casa hoje, apesar do preço ser o dobro, em relação ao ano passado.
*momento muquirana*

beijos!

Katia Bonfadini disse...

Patrícia, eu adoro limão siciliano! O aroma e o sabor são incríveis e esses biscoitinhos devem ser maravilhosos! Receita devidamente guardada! Beijão!

Patricia Scarpin disse...

Stefânia, hahaha, nem me fale em dieta, admiro a sua disciplina! :)
Que bom que curte as receitas cítricas.
Beijo e obrigada!

Quéroul, sicilianos são tudo! Você teve uma overdose deles e não cansou! :)
Beijoca, querida!

Liv, talvez tenha sido o açafrão? O limão não pode ficar de fora daquela sopa, não, viu? Perde metade da graça...

Rita, querida, eu morro de dó dos teus biscoitos queimados... :(
Beijo, darling!

Beta, é bom demais, não?
Beijo!

Dani, muito prazer em conhecê-la! Espero que goste da receita.
Beijo e obrigada!

Clau, obrigada!
Beijo!

Paula, querida, achou! :)
Beijo!

Fabiana, tem mesmo muita receita com eles por aqui, né? :)
Beijo!

Tricia, obrigada pela visita!
Beijo!

Ameixa, hahah, fico feliz por estar em tão boa companhia, querida! :)

Gil, obrigada pela visita!

Levi, me conta, sim, querido!
Beijo, obrigada!

Tati, tem vezes que o danado tá caro mesmo, eu apelo pro verdinho. :)
Beijão, querida!

Katia, muito obrigada! Espero que vc os teste qualquer hora. Beijo!

Filipa disse...

Olá Patricia! Vir ao teu blog é sempre uma delícia! As receitas maravilhosas e as fotos lindas! Falando em limão então! Hummmm! Um dos meus sabores preferidos....mas aqui (Portugal) está tanto calor que limão só em refresco! Vou guardar o teu post para experimentar mais tarde!
Beijos

Amordoce disse...

Boa pedida! Comprei o rapaz carinho e vou fazer a receita. Por falar em maçãs, postarei uma receita de mamãe. Valeu!

Amordoce disse...

Boa pedida! Comprei o rapaz carinho e vou fazer a receita. Por falar em maçãs, postarei uma receita de mamãe. Valeu!

moranguita disse...

ola linda
ao tempo que nao conseguia vir aqui a tua cozinha. ando com as visitas atrasadas nota-se e nao e pouco
mas agora vou ver todas as novidades.
hoje tambem vao sair cookies la da cozinha de casa
beijocas

Livia Luzete disse...

Que biscoitinho maravilhoso! Fiz ontem, não sobrou para fotos!! Pat que delícia a suavidade do limão siciliano!... mais outra receita junto com a tortinha de gengibre. Yes, nós gostamos de gengibre aqui em casa!...rsrs
Ontem também fiz a focaccia que vai azeite na massa, substitui o queijo parmessão por provolone e mussarala e ficou muito bom também.Da próxima vez começarei a fermentar a massa bem mais cedo, porque ontem deliciamos essa focaccia as 23:30 horas!!!..rsrsr
Beijo e muito obrigada por dividir essas maravilhas.

Patricia Scarpin disse...

Livia, que notícia boa! Fiquei super feliz sabendo que as receitas deram certo contigo, que bom!
Obrigada por vir aqui me contar, viu?
Beijo!

Anônimo disse...

Olá, fico admirada com a sua produção. Acabei de assar esses biscoitinhos. Mas na falta do siciliano fiz com o Taiti mesmo. É dos deuses! Obrigada por compartilhar conosco.
Samira

Patricia Scarpin disse...

Samira, que bom que você gostou dos biscoitinhos, fico feliz! Adorei saber que a receita deu certo para você e que com limão tahiti tb ficam bons. Beijo!