quarta-feira, julho 14, 2010

Sopa de alho-poró e grão-de-bico

English version

Leek and chickpea soup / Sopa de alho-poró e grão-de-bico

Se alguém me perguntasse o que eu gostaria de estar fazendo agora a resposta seria: estar no meu sofá, debaixo do edredom, almoçando esta sopinha – seguida do crisp de amêndoa, pêssego e cereja da Lisa de sobremesa. :)

Sopa de alho-poró e grão-de-bico
adaptada do Kitchen: The Best of the Best

- xícara medidora de 240ml

2 colheres (sopa) - 28g - de manteiga sem sal
8 filetes de açafrão
1 alho-poró grande, lavado, em fatias finas
raspas da casca de 1 limão siciliano
1 cenoura, descascada e ralada no ralo grosso
2 colheres (sopa) de salsinha picada
2 ¼ xícaras (540ml) de caldo de galinha
150g de grão-de-bico, colocado de molho no dia anterior e cozido em água + sal por 40 minutos ou até ficar al dente (se preferir, use grão-de-bico enlatado)
sal e pimenta do reino moída na hora

Aqueça a manteiga e o açafrão numa panela média em fogo médio. Quando a manteiga começar a espumar, junte o alho-poró e refogue até que amacie e fique transparente. Junte as raspas de limão, a cenoura e a salsinha e refogue por mais 1 minuto; acrescente o caldo e o grão-de-bico. Tempere a gosto, deixe ferver, abaixe o fogo e cozinhe por 15 minutos.

Obs.: já fiz esta sopa duas vezes e na segunda acrescentei macarrãozinho de sopa (tipo ave-maria) – ficou ainda mais gostosa!

Rend.: 2 porções

23 comentários:

Trainee de Cozinheira disse...

Ahhh eu adoro sopinhas e junto com grão-de-bico é bom demais,anotada, bjs
Maura

Ju Guedes disse...

pô, pat, to aqui no trabalho passando frio e você me vem com uma dessas? pelo menos já sei o que vou comer no fim de semana :)

ps: linda foto, como sempre!

Salsa Verde disse...

A ideia agrada-me bastante, ainda mais com o dia chuvoso que está hoje aqui e a sopinha tem um ar, além de delicioso, super requintado.
Beijinhos,
Lia.

Jean Y. disse...

De fato, deve ser impossível resistir à uma sopa destas não é mesmo?! Ainda mais o frio que está fazendo JESUIS! hahaha!

Pat, vc me deu uma grande idéia. Há tempos estava querendo fazer algo com os alhos-poró que estavam em casa, quase pensei em transformá-los em quiches!
Beijao!

Anônimo disse...

Ah, é essa semana q faço essa sopinha! Amooo grão de bico e alho poró! Combinação perfeita! E com essa chuvinha....

Beijos!

Smas disse...

Aqui está um calor infernal e aproxima-se um tufão, mas esta sopa tem um ar delicioso e vou guardar a receita para experimentar depois.

Anônimo disse...

Antes de mais, parabéns pelo post e pela ideia genial da sopa.
Aproveito para mencionar que o grão-de-bico é uma leguminosa deveras interessante pela sua riqueza em fibra, ácido fólico, entre outros nutrientes. Combinado com a ideia da utilização com alho-poró está uma ideia fantástica.
Joana Pinheiro
http://nutrisuperhealth.blogspot.com

manjericota disse...

Pat, adorei esta receita para o frio. É sempre difícil receitas gostosas com o grão-de-bico.

Bjo gde, Dani :)

Jean Y. disse...

Apenas uma perguntinha Pat:
aqueles cupcakes de chocolate com maioneses, pode usar aquela maionese de leite (Hellmann's)?

BRIGADAO!

Doce Ateliê disse...

Amiga,
Com esse frio que está aqui no sul, essa sopinha viria bem a calhar.
E o que é essa folhinha amarrada na caneca???Só vc mesmo!!!
bjs

Anônimo disse...

muito boa esta sopa. fácil de fazer, além do grão de bico ser super nutritivo.
abs.
alexandre

Ana disse...

Aqui esta um calorzao, nos estamos feasting on ice cream lately! rs!
Mas ja guardei a receita da sopa p/ fazer quando esfriar pois tem dois ingredientes q eu amo: grao de bico e leeks! Perfect, essa eu vou fazer!
Ana

tatiane disse...

Pat, sabe que nunca provei grão-de-bico em pratos quentes, fiquei com a imagem da buchada da minha mãe, aí não como, rs. Mas adoro alho-poró, acho que a sopa seria boa para tirar a má impressão.
beijos

Valentina disse...

Adorei o Uso do limao aqui. Do grao de bico nem se fala pois amo grao de bico,ne?!anda fazendo muito calor aqui, mas assim que a temperatura mudar a sopinha via Cair bem.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Pat, vc é super, e adianto que meu post é meio deslocado (sorry?)! Adoro suas receitas e pratico várias. O único probleminha é que meu namorado já engordou 6 kg(!!) desde que conheci seu blog! Domingo preparei os bolinhos de maçã com syrup e as esfihas, que ficaram ótimos. Então, já que tô gostando disso, queria te perguntar onde vc encontra as mini forminhas com furo central, e outros apetrechos - específicos (tipo termômetro, e tals) e bonitinhos (as forminhas dos mufins são sempre lindas!)? Moro em SP.
Um beijo grande! Carol

Receitas para a Felicidade disse...

Esta sopinha tem um belissimo aspecto, impossivel resistir.

Maria Thereza disse...

Acabei de fazer essa sopinha pro almoço de hoje! D-E-L-Í-C-I-A! E o melhor de tudo é que é incrivelmente fácil e rápida.
Obrigada, mais uma vez, por fazer uma barriguinha faminta feliz!

Lia e Vi disse...

Ah, Patricia, eu não curto sopas, mas essa eu arriscar, tenho grão de bico no freezer faz tempo e essa sopinha tá com uma carinha...
Outro dia fiz o crumble, que já virou figurinha carimbada na sobremesa !!!
Bjus 1000

moranguita disse...

hum que sopa tao saborosa
eu comia ja uma taçinha que tenho fome
bom fim de semana

Patricia Scarpin disse...

Maura, que bom que gostou!
Beijo!

Ju, obrigada! Eu tb passo um baita frio no trabalho. :S
Beijo!

Lia, aqui está chovendo sem parar há 3 dias!
Beijo!

Jean, e bota frio nisso, né?
Espero que goste da receita!
Beijo!

Liv, depois me conta?
Beijo!

Smas, nossa! Espero que fique tudo bem por aí!

Joana, obrigada pelas informações.

Dani, que bom que gostou, querida!
Beijão!

Jean, xi, me pegou - acho que não, pois não sei como é o teor de gordura desta maionese com leite...

Carla, se aqui está frio, imagina aí, menina!
Nossa!
Beijo, querida!

Alexandre, obrigada pela visita!

Ana, ai, delícia, adoro sorvete! :)
Faça sim e depois me conta, querida!
Beijo!

Tina, eu sempre lembro de vc quando vejo receitas com grão-de-bico. :)

Carol, hahaha, morri de rir contigo - 6kg foram exatamente o que o meu marido engordou depois de casar; por sorte ele era magrinho antes! :)
Algumas coisas que uso aqui eu comprei fora, quando fui pra Europa, outras vc encontra na Barra Doce, em Moema (www.barradoce.com.br) e na Chocolandia, no Ipiranga.
Boa sorte!
Beijo!

Mariana, obrigada!

Maria Thereza, que notícia boa! Adorei saber que gostou da sopinha - obrigada a você por vir aqui me contar!
Beijo!

Pepa, que bom saber que o crumble deu certo! Foi o de morango?
Beijoca!

Moranguita, obrigada! Pra vc tb!

Patrícia Abreu disse...

Poxa vida! Acabei de usar o alho-poró que eu tinha em casa ( e o pior era que eu estava procurando por uma receita nova, mas não passei por aqui e acabei por fazer uma quiche )! Que coincidência... a sopa vai ter que esperar a próxima ida à feira - está com aparência óooootima!!! bjs e bom fds!

Tê Thomazini disse...

Pat, que fotinha linda!! Tão cara de outono, deu uma fomeeeee, com esse frio que faz aqui no sul...uma sopa dessas seria ótimo! Vou arriscar faze-la!

Beijosss